Juniores a uma vitória da subida

A equipa de Sub-19 do FC Vizela empatou sem golos, numa difícil deslocação a Famalicão, um resultado que a deixa a três pontos de carimbar o regresso à 1.ª Divisão da categoria.

Perante uma bancada bem composta, onde muito se fez ouvir a presença da claque local, os vizelenses não entraram no jogo tão assertivos como habitualmente e, no primeiro tempo, depararam-se com alguns problemas para suster os ataques do Famalicão.

O guarda-redes Simão foi peça importante nos momentos de maior ímpeto dos da casa, com algumas boas intervenções, entre as quais se destaca a mancha protagonizada aos 27’, com que negou o golo a Tiago Costa.

Aqui e ali, a sorte também esteve do lado dos vizelenses. O mesmo Tiago Costa, que já tinha atirado à barra aos 9’, voltou a acertar no travessão, desta vez na cobrança de uma grande penalidade assinalada a favor do Famalicão, aos 38’.

Na outra área, os lances de perigo também apareceram. Tanto Pedro Mendes, aos 20’, como Luís Filipe, aos 45’+1’, podiam ter marcado ainda antes do interregno, não fossem as boas intervenções do famalicense João Silva.

Depois do regresso das cabines, o FC Vizela subiu de rendimento, tornando-se, sobretudo, mais compacto defensivamente.

Do outro lado, o Famalicão, com uma dupla de pivôs defensivos, também não estava disposto a correr grandes riscos, pelo que, nesta fase, a partida foi disputada mais a meio-campo, com cada metro de terreno a ser disputado com grande afinco.

Ainda assim, num momento de inspiração, aos 61’, David encontrou Pedras a partir da sua área e o criativo lançou Malik em profundidade. Todavia, apesar de o ganês ter conseguido escapar à saída de João Silva, o remate em esforço acabou por sair por cima.

Até final, ainda houve mais uma tentativa de Malik, aos 69’, com a bola a sair ligeiramente ao lado, e um par de bolas “despejadas” para a área do FC Vizela que causaram algum suspense, mas que não chegaram para alterar o nulo definitivo.

Ainda que, com este empate, os vizelenses tenham baixado para o 4.º posto desta Zona Norte da Fase Promoção, saíram deste encontro conscientes de que uma vitória no último jogo lhes garantirá um lugar entre os três primeiros e, assim, a subida à 1.ª Divisão Nacional, graças ao outro nulo que se verificou entre Nogueirense e UD Oliveirense.

Neste momento, a equipa de Oliveira de Azeméis segue na liderança, com 17 pontos, mais dois que o seu próximo adversário Famalicão e que o Nacional da Madeira. O FC Vizela é quarto com 13, mais um que Nogueirense. O União da Madeira não tem qualquer ponto amealhado e está fora destas contas da emocionante 10.ª e derradeira e jornada.

A “final” da turma de Vasco Gonçalves é precisamente frente ao União da Madeira, uma partida que se vai realizar em Vizela, no próximo sábado, dia 11 de Maio, pelas 17:00 horas, a qual deverá atrair muitos adeptos ao complexo desportivo.

 

FICHA DE JOGO

Famalicão 0-0 FC Vizela

Local: Campo nº 1 da Academia (Esmeriz – Vila Nova de Famalicão)

Árbitro: Edgar Baptista (AF Porto)

Assistentes: Arlindo Oliveira e Pedro Costa

FC Vizela: Simão; Pedro Mendes, David, Kiko e Dani (Zé Luís, 88’); Harruna, Miguel (C) e Pedras; Luís Filipe (Zé Pedro, 90’+2’), Malik e Henrique (João Machado, 83’).

Suplentes não utilizados: Fábio Pereira, Diogo Ribeiro, Correia e Amaro.

Treinador: Vasco Gonçalves

Cartões Amarelos: Pedro Mendes (29’), Miguel (42’), Luís Filipe (83’) e João Machado (90’+2’).

 

RESULTADOS (9.ª Jornada)

Nogueirense 0-0 UD Oliveirense

União da Madeira 0-3 Nacional da Madeira

Famalicão 0-0 FC Vizela

 

PRÓXIMA JORNADA (11 de Maio)

Nacional da Madeira x Nogueirense

UD Oliveirense x Famalicão

FC Vizela x União da Madeira

 

CLASSIFICAÇÃO

1º UD Oliveirense (17 pontos)

2º Famalicão (15 pontos)

3º Nacional da Madeira (15 pontos)

4º FC Vizela (14 pontos)

5º Nogueirense (13 pontos)

6º União da Madeira (0 pontos)