Estádio do Futebol Clube de Vizela

A inauguração do atual Estádio do Futebol Clube de Vizela teve lugar a 12 de novembro de 1989, numa cerimónia presidida pelo então Ministro Valente de Oliveira. O dia ficou marcado por chuva intensa, com a equipa principal do FC Vizela a defrontar o primodivisionário Boavista FC.

Entre os convidados de honra presentes na inauguração estiveram Waldemar Araújo (Secretário de Estado do Desporto), Valentim Loureiro, Marques Mendes, Ribeiro da Silva (Governador Civil de Braga) e António Xavier (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães).

Os terrenos onde foi edificado o complexo desportivo foram oferecidos por José Fernando da Costa Vieira, cujo nome passou, a 1 de janeiro de 2019, a integrar a toponímia da estrada de acesso ao recinto.

O Complexo Desportivo, que veio substituir o antigo Campo Agostinho de Lima, representou a concretização de um sonho antigo, possível graças a uma Direção que conseguiu mobilizar o apoio dos principais industriais da região e, simultaneamente, angariar donativos mensais da generalidade dos vizelenses, que durante vários anos colaboraram através de uma comissão designada Pró-Estádio.

À data, Abílio Pimenta era o Presidente do Futebol Clube de Vizela. Apesar do forte temporal que se fez sentir no dia da inauguração, o público acorreu em grande número ao estádio para assistir à cerimónia.

No encontro inaugural, de caráter particular, o FC Vizela alinhou com Sérgio, Paulo Antunes, Rifa, Bobby, Zé Carlos, Lima Pereira, Adélio, Altino, Macarrão, Douglas e Filipe, frente ao Boavista FC.

A formação boavisteira apresentou-se com Alfredo, Jaime, Garrido, Valério, Marcos António, Casaca, Forbes (Agatão), Parente (Jorge Silva), Phil Walker, Armando (Holberg) e Isaías. A partida foi dirigida pelo árbitro Fortunato Azevedo, da Associação de Futebol de Braga, e terminou com a vitória da equipa convidada por 2-0, com golos de Forbes e Isaías.

Anos mais tarde, o Estádio conheceu novas valências, destacando-se a construção da Bancada Central Nascente, inaugurada e aberta ao público a 9 de setembro de 2006. Posteriormente, a instalação do sistema de iluminação artificial tornou o recinto apto a receber jogos televisionados em horário noturno, cuja inauguração ocorreu a 30 de dezembro de 2016.

O Estádio do Futebol Clube de Vizela foi, entretanto, alvo de duas profundas requalificações: numa primeira fase, ao nível dos balneários e espaços de apoio, e, numa fase posterior, no seu aspeto exterior.

Após iniciar a época desportiva 2020/2021 em Paços de Ferreira, o Estádio do FC Vizela recebeu a Académica a 24 de outubro de 2020, naquele que foi o primeiro encontro oficial disputado no recinto após a modernização das instalações, já dotadas de todas as comodidades.

De forma simbólica, no derradeiro capítulo dessa mesma temporada, a 22 de maio de 2021, o Estádio do FC Vizela foi palco do regresso da equipa à elite do futebol português, com uma vitória frente ao Vilafranquense por 5-2. Apesar de o encontro se ter realizado sem público nas bancadas, devido às restrições impostas pela pandemia, o feito foi amplamente celebrado nas principais artérias da cidade.

No verão de 2021, o relvado do estádio, com mais de três décadas de utilização, foi substituído. Simultaneamente, as duas bancadas ganharam um novo aspeto visual com a colocação de cadeiras azuis, tendo ainda sido construídos novos bancos de suplentes, mais amplos e com um design moderno.

O jogo de estreia após esta requalificação voltou a realizar-se frente ao Paços de Ferreira, clube da cidade que acolhera temporariamente os vizelenses durante as obras no estádio. A partida teve lugar a 19 de setembro de 2021, perante um público entusiasta nas bancadas, e revestiu-se de um carácter histórico, por se tratar do primeiro jogo da principal divisão do futebol português disputado na cidade de Vizela.

Outro momento histórico no Estádio do FC Vizela ocorreu a 7 de outubro de 2021, com a realização do primeiro encontro oficial entre seleções. Perante mais de cinco mil espectadores, Portugal recebeu o Liechtenstein, num jogo que terminou com uma vitória por 11-0, o resultado mais expressivo de sempre da Seleção Nacional de Sub-21.