A missão não era fácil. Longe disso. Além de combater a tendência negativa da história de confrontos entre estas duas equipas, o FC Vizela iria encontrar um adversário que, nos 11 jogos anteriores em casa, havia perdido apenas 2 pontos.
Numa tarde marcada por algum calor atípico, vimaranenses e vizelenses defrontaram-se perante mais de dois milhares de espectadores, destacando-se a boa afluência de adeptos azuis e brancos, apesar de uma data e horário desfavoráveis.
Desfalcado de algumas unidades ofensivas, o FC Vizela viu o Vitória ‘B’ entrar forte com Bruno Mendes a rematar ao poste, logo no minuto inaugural da partida.
Aos 16’, os azuis e brancos responderam com uma boa jogada, desenhada no corredor direito. Panin progrediu nesse flanco e fez o passe atrasado para João Vieira atirar escassos centímetros acima da trave. Ficou o bom apontamento dos vizelenses.
Mais tarde, aos 28′, Luís Ferraz procurou lançar Panin em profundidade, mas o extremo ganês por muito pouco não chegou ao esférico.
No último quarto hora, os vimaranenses pressionaram bastante junto da baliza de Pedro Albergaria, destacando-se lances perigosos de Joseph (33′ e 41′) e Sacko (45′).
No segundo tempo, o Vitória ‘B’ voltou a entrar mais intenso e, aos 59’, acabou por inaugurar o marcador através de Xande Silva que, à boca da baliza, só teve de empurrar uma bola cruzada na esquerda por Tiago Castro.
Momentos antes, Elízio já havia efetuado um excelente corte de cabeça, evitando que o mesmo Xande Silva pudesse fazer estragos ao segundo poste.
Carlos Cunha queria ver a sua equipa a reagir ao golpe, por isso, reforçou a sua dianteira com as inclusões de Prince, Magique e Helinho.
Esse reforço ofensivo não surtiu efeito, nunca por demérito do FC Vizela (louve-se a capacidade de luta que a equipa vizelense sempre teve nos vários momentos da partida), mas por mérito do posicionamento dos jogadores vimaranenses.
Haman criou imensas dificuldades a Pedro Albergaria, num lance protagonizado aos 77’, antes de João Vigário ter recolhido às cabines mais cedo, expulso de forma direta por uma entrada extemporânea sobre Dani Coelho.
Aos 88’, Felipe Augusto sofreu outra falta quase na linha limite da grande área, junto à quina do lado esquerdo, mesmo a jeito, portanto, do pontapé de Luís Ferraz. Contudo, desta vez, o capitão não teve a pontaria que se lhe reconhece neste género de lances.
Sobre o último minuto do tempo regulamentar, numa transição muito rápida, o Vitória ‘B’ sentenciou o jogo por intermédio de João Correia.
Não foi possível vencer esta “batalha”, mas a “guerra dos pontos” está longe de ficar perdida, até porque o FC Vizela inicia no próximo fim-de-semana uma sequência final de jogos contra adversário diretos.
Nesse sentido, espera-se “casa cheia” para receber o Olhanense, último classificado da Ledman LigaPro, uma partida que está agendada para as 16:00 horas de sábado, dia 15 de Abril.
FICHA DE JOGO | Vitória ‘B’ 2-0 FC Vizela
Data: 10/04/2016 (16:00 horas)
Local: Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
Assistência: 2408 espectadores
Árbitro: Tiago Antunes (AF Coimbra)
Auxiliares: Paulo Brás e Pedro Ribeiro
4º Árbitro: Nuno Manso
Vitória ‘B’: Miguel Almeida; Sacko, Dénis Duarte (C), Marouane Sahraoui e João Vigário; Joseph, Kiko e Tiago Castro (Haashim Domingo, 65’); Xande Silva (João Correia, 85’), Bruno Mendes (Haman, 71’) e Hélder Ferreira.
Suplentes não utilizados: André Castro, Al-Musrati, Ricardo Carvalho e Rui Gomes.
Treinador: Vítor Campelos
FC Vizela: Pedro Albergaria; Dani Coelho, João Cunha, João Sousa (Magique, 68’) e Elízio; Tiago Martins (Helinho, 68’), Tiago Ronaldo e Luís Ferraz (C); Panin (Prince, 60’), João Vieira e Felipe Augusto.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Miguel Oliveira, João Pedro e Dani Soares.
Treinador: Carlos Cunha
Golos: Xande Silva (59’) e João Correia (90’).
Cartões Amarelos: Kiko (5’), Tiago Martins (24’), Tiago Ronaldo (55’), Dani Coelho (74’), Joseph (83’) e João Correia (88’).
Cartão Vermelho: João Vigário (87’).
LEDMAN LIGAPRO | RESULTADOS RONDA 35 (09 Abril)
Académica de Coimbra 0-0 Desportivo das Aves
Sporting da Covilhã 2-0 Benfica ‘B’
Portimonense 1-2 Gil Vicente
FC Porto ‘B’ 4-0 Cova da Piedade
Penafiel 1-0 Sporting de Braga ‘B’
Leixões 1-0 Freamunde
Fafe 1-1 Famalicão
Olhanense 1-2 Académico de Viseu
Santa Clara 1-1 Sporting ‘B’
União da Madeira 0-1 Varzim
Vitória de Guimarães ‘B’ 2-0 FC Vizela
LEDMAN LIGAPRO | QUADRO RONDA 36 (15 Abril)
Leixões x Académica de Coimbra
Varzim x FC Porto ‘B’
Gil Vicente x Vitória de Guimarães ‘B’
Sporting ‘B’ x União da Madeira
Freamunde x Santa Clara
Sporting de Braga ‘B’ x Portimonense
FC Vizela x Olhanense
Académico de Viseu x Penafiel
Desportivo das Aves x Sporting da Covilhã
Benfica ‘B’ x Famalicão
Cova da Piedade x Fafe
Veja a Conferência de Imprensa e o Resumo do Jogo na nossa página oficial no Facebook.