Ainda não foi desta que a formação orientada por Ricardo Rocha conseguiu garantir a conquista dos três pontos que tanta falta fazem, numa altura em que a primeira volta da Fase de Manutenção ou Descida do Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Divisão) avança rapidamente.
Em Guimarães, na segunda visita da época, o Vitória SC venceu por 2-1, mas o jogo foi sempre muito dividido e ao intervalo registava-se mesmo uma igualdade a uma bola.
Fértil em oportunidades de golo, os vizelenses voltaram a debater-se com o seu “calcanhar de Aquiles”, a finalização, até porque, em termos de jogo, chegaram a superiorizar-se ao seu opositor.
Logo aos 7’, Luís Filipe obrigou Antal Bencze a defesa apertada. Contudo, aos 19’, na sequência de um canto, o Vitória SC aproveitou uma infelicidade de Pierre para se adiantar no marcador.
Os vimaranenses voltaram a criar perigo num cabeceamento de Rúben Marques e, na outra área, ficou a ideia de que Luís Filipe foi carregado em falta por Hélder Sá.
À segunda não houve dúvidas. Uma grande penalidade sobre Florentino permitiu ao capitão João Ricardo igualar a partida com justiça. Estava cumprida meia hora no desafio.
Até ao intervalo, o FC Vizela dispôs de outras duas situações para poder colocar-se na frente do marcador. Pierre rematou à figura e João Ricardo, num livre frontal, atirou a rasar a barra.
Os primeiros momentos da segunda parte foram particularmente ativos. Depois de João Ricardo ter dado trabalho a Antal Bencze na cobrança de um livre, o Vitória SC beneficiou de uma grande penalidade discutível, mas Simão brilhou entre os postes, defendendo o castigo máximo.
Porém, no minuto seguinte (52’), o juiz da partida entendeu que Diogo Barros derrubou Iuri Tavares e, desta vez, Simão não conseguiu evitar a cobrança de Jota para o 2-1.
Inconformados, os vizelenses partiram para cima do adversário e espreitaram nova igualdade em vários momentos. Um excelente remate de Florentino (62’), um cabeceamento perigoso de King Safo (68’) e uma tripla tentativa de João Ricardo, Luís Filipe e Richard foram exemplos disso.
Mas a soberana oportunidade para o 2-2 aconteceu aos 77’. Antal Bencze travou, não só o remate de João Ricardo, como a recarga de Rodrigo, num castigo máximo cometido sobre King Safo.
Até final, Nuno Almeida ainda atirou às malhas laterais, mas o resultado não sofreu mais nenhuma alteração, penalizando, assim, o FC Vizela que merecia trazer pontos da cidade-berço.
Na 2.ª Divisão, os Sub-18 voltaram a não ter contemplações diante do Operário. Depois dos 6-1 da primeira volta, desta vez, os pupilos de João Azevedo preencheram as duas mãos com golos.
Um score que, não só permitiu a conquista de mais uma vitória, a 16.ª da época e a preservação da vantagem pontual na liderança, como também permitiu ultrapassar a barreira dos 100 golos.
A história do encontro ficou, portanto, decidida logo na primeira parte. Uma entrada muito forte em jogo possibilitou os golos de Junxian Liu, Braima e Flávio ainda antes da meia hora inicial.
Até ao intervalo, mais três tentos foram apontados, com Junxian Liu e Flávio a bisarem, juntando-se Pedras à forte marcha no marcador.
A etapa complementar teve mais quatro golos. Alex, de grande penalidade, fez o sétimo, Junxian Liu, em tarde de inspiração, completou um poker, e Braima fechou a contagem.
O próximo desafio das duas formações de Juniores não tem uma data concreta, devido às restrições impostas pelo surto de COVID-19 em Portugal.
Ficha Técnica (Sub-19)
Resultado: Vitória SC 2-1 FC Vizela
Local: Campo nº 5 do Complexo Desportivo do Vitória SC (Guimarães)
Árbitro: Bruno Nunes (AF Viana do Castelo)
Assistentes: Carlos Rodrigues e José Rio
Vitória SC: Antal Bencze; João Silva, Mário Mendes (C), Emir Tonbul e Hélder Sá; André Amaro (Sungwon Chung, 68’), Sérgio Meireles (Henrique Martins, 90’+1’) e Guilherme Guedes (Rúben Amaral, 68’); Diogo Cardoso (Jota, 14’), Rúben Marques e Iuri Tavares (Rui Correia, 90’+1’).
Suplentes não utilizados: Sérgio Dutra e André Gomes.
Treinador: Ricardo Lima
FC Vizela: Simão; Diogo Barros (Rui Pedro, 57’), André Alves, Diogo Silva e Zé Luís; Richard (Diogo Ribeiro, 67’), Florentino e King Safo (Nuno Almeida, 74’); Luís Filipe, Pierre (Rodrigo Silva, 57’) e João Ricardo (C) (Felipe Guzmán, 74’).
Suplentes não utilizados: Marco e Renato.
Treinador: Ricardo Rocha
Golos: Pierre (19’, p. b.), João Ricardo (30’, g. p.) e Jota (52’, g. p.).
Cartão Amarelo: Felipe Guzmán (76’).
Resultados (4.ª Jornada)
Feirense 0-1 Leixões
Paços de Ferreira 4-1 Nacional da Madeira
Vitória SC 2-1 FC Vizela
Desportivo das Aves 1-2 Gil Vicente
Quadro de Jogos (5.ª Jornada)
FC Vizela x Leixões
Nacional da Madeira x Feirense
Gil Vicente x Paços de Ferreira
Vitória SC x Desportivo das Aves
Classificação
1º Vitória SC (44 pontos)
2º Gil Vicente (35 pontos)
3º Paços de Ferreira (33 pontos)
4º Desportivo das Aves (32 pontos) *
5º Leixões (26 pontos)
6º Nacional da Madeira (23 pontos)
7º Feirense (20 pontos) *
8º FC Vizela (15 pontos)
* Menos um jogo
Ficha Técnica (Sub-18)
Resultado: Operário 0-10 FC Vizela
Local: Parque de Jogos do Operário FC (Mões – Vila Nova de Famalicão)
Árbitro: Paulo Fernandes (AF Braga)
Assistentes: Carlos Pacheco e Bruno Pinto
FC Vizela: Samú; Wang, Ribas, Keyu Pei (Kiko, 45’) e Pedro Mendes (C); Filipe, Braima, Pedras (Dani, 63’) e Flávio (Rafa, 56’); Alex e Junxian Liu.
Suplente não utilizado: Gossa.
Treinador: João Azevedo
Golos: Junxian Liu (11’, 38’, 60’ e 63’), Braima (20’ e 89’), Flávio (24’ e 42’), Pedras (43’) e Alex (52’, g. p.).
Resultados (18.ª Jornada)
Ruivanense 0-3 Ninense
São Cláudio 4-1 Polvoreira
Operário 0-10 FC Vizela
Celoricense 1-0 Santiago de Mascotelos
Sandinenses 2-1 Tabuadelo
Ponte 2-1 Fradelos
São Cosme 3-2 Selho
Cavalões 2-4 Unidos Aldão
Quadro de Jogos (19.ª Jornada)
Santiago de Mascotelos x Ruivanense
Ninense x São Cláudio
Polvoreira x Operário
Tabuadelo x Celoricense
Selho x Sandinenses
Aldão x Ponte
Fradelos x São Cosme
FC Vizela x Cavalões
Classificação
1º FC Vizela (48 pontos)
2º São Cosme (43 pontos)
3º Ninense (42 pontos)
4º Sandinenses (40 pontos) *
5º Unidos Aldão (38 pontos) *
6º Celoricense (36 pontos)
7º Tabuadelo (35 pontos) *
8º Operário (26 pontos) *
9º Ruivanense (19 pontos)
10º Santiago de Mascotelos (18 pontos) *
11º São Cláudio (15 pontos) *
12º Ponte (11 pontos) *
13º Selho (11 pontos)
14º Cavalões (9 pontos) *
15º Fradelos (8 pontos)
16º Polvoreira (5 pontos)
* Menos um jogo