Numa tarde a cheirar a Verão, FC Vizela e UD Leiria empataram a uma bola no Municipal de Santo Adrião, em jogo referente à primeira mão da final que vai apurar o Campeão Nacional da II Divisão. Tomás Pereira adiantou os vizelenses, mas os forasteiros igualaram pouco depois e o título ficou adiado para o segundo e decisivo encontro.
Apesar do calor que se fez sentir, muito público acorreu ao Municipal de Santo Adrião para assistir à primeira mão de uma Final que já se antevia equilibrada. FC Vizela e UD Leiria demonstraram várias semelhanças em termos de valia, se bem que a primeira parte tenha pertencido quase em exclusivo à turma comandada por Marcos Bastidas. Muito pressionante, o FC Vizela começou por ameaçar logo aos 4 minutos através de um bom remate colocado de Miguel Cruz. Mas a primeira clamorosa oportunidade para os azuis surgiu aos 26 minutos. Dani cruzou na esquerda com conta, peso e medida para Xavier Cavaco tirar tinta ao poste direito num cabeceamento que deu a sensação de golo a todos os presentes. Próximo do intervalo, o FC Vizela apertou o cerco à UD Leiria e criou mais duas soberanas ocasiões. Uma vez mais, Xavier Cavaco, superiormente solicitado nas costas da defensiva leiriense por João Silva, atirou às malhas laterais e Tomás Pereira falhou o remate a passe de Gonçalo Sousa, aos 43 e 45 minutos, respetivamente.
As duas equipas regressaram para a segunda parte sem mexidas e foi o FC Vizela a entrar melhor que o seu adversário, à semelhança do que se viu na etapa inicial. Aos 49 minutos, num livre estudado de Zé Afonso, Guilherme Santos rematou com muito perigo. Em seguida, o mesmo Zé Afonso resgatou o esférico a um adversário e fez o passe atrasado para Tomás Pereira só ter de encostar para o fundo das redes. O FC Vizela colocava-se em vantagem numa Final a duas mãos, de forma plenamente justificada. Ironicamente, a partir deste golo, as coisas mudaram para os vizelenses, que recuaram um pouco e possibilitaram à UD Leiria revelar um jogo que até então não se tinha vislumbrado. O perigo junto da baliza de Leandro começou por surgir em lances de bola parada. Depois de dois cantos em que Afonso Castanheira e Ronaldo Barrett ameaçaram, aos 57 minutos, também num canto, Nathan Café apareceu de rompante ao primeiro poste a cabecear para o 1-1. O conjunto leiriense, sobretudo através de Martim Ribeiro e João Simões, procurou criar embaraços a Leandro e seus pares. O FC Vizela, já com três alterações efetuadas, recuperou e voltou a crescer no quarto de hora final. Guilherme Santos e Francisco Silva protagonizaram excelentes situações para poderem marcar. João Silva, aos 83 minutos, em combinação com Edgar, rematou às malhas laterais da baliza, mas a melhor ocasião aconteceu três minutos volvidos. Belo envolvimento entre Gonçalo Sousa, Edgar e Xavier Cavaco, que deu para Rodrigo Sebastião falhar o golo da vitória por escassos centímetros. Já no tempo adicional, Afonso Castanheira criou muito perigo, mas Quilma foi providencial no corte.
O empate acaba por se aceitar numa partida entre equipas muito semelhantes, embora o FC Vizela, pelas oportunidades que criou quando tudo ainda estava a zeros, talvez merecesse levar um pouco mais para Leiria, onde procurará juntar o título à subida de divisão. O jogo decisivo terá lugar no próximo dia 31 de maio, às 17h00, na Academia da UD Leiria.
📷 Guilherme Ribeiro









FICHA TÉCNICA
FC Vizela 1-1 UD Leiria
Local: Campo Municipal de Santo Adrião
Árbitro: Carlos Barros (AF Porto)
Assistentes: Frederico Sousa e Filipe Freitas
FC Vizela: Leandro; Gonçalo Sousa, Quilma, João Silva (C) e Dani; Miguel Cruz (Edgar, 61’) e Guilherme Santos; Zé Afonso (Rodrigo Sebastião, 75’), Xavier Cavaco (Gustavo Lopes, 88’) e Ricardo Alves (Francisco Silva, 75’); Tomás Pereira (Maks, 88’).
Suplentes não utilizados: Coelho, Alex, Davi Silva e Jota.
Treinador: Marcos Bastidas
UD Leiria: Bernardo Antunes; Gonçalo Vicente (C) (Martim Borges, 84’), Ronaldo Barrett, José Faísca (Tomás Vieira, 68’) e José Simões (Julian Tabares, 68’); Nathan Café, Duarte Machado, Pedro Santos e João Simões (Ricardo Rickson, 75’); Afonso Castanheira e Martim Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Pedro Lopes, Tomás Cruz, Elijah Maitland, Maksym Naumenko e Juan Mateus.
Treinador: Luís Bilro
Golos: 1-0 Tomás Pereira (50’) e 1-1 Natha Café (57’).
Cartões Amarelos: José Faísca (13’) e Dani (17’).