Esperança continua no play-off

O FC Vizela foi à Madeira vencer o CS Marítimo por 2-1 e fez a sua parte nesta derradeira e decisiva jornada da II Liga. Um autogolo e um penálti convertido por Morschel atribuíram justiça ao marcador. Agora, há o play-off para tentar o regresso à I Liga.

Tudo decidido na Liga Portugal 2 Meu Super, exceto para o FC Vizela que, apesar de ter feito a sua parte ao vencer na Madeira e ter estado temporariamente em posição de subida direta, vai mesmo disputar o play-off de acesso à divisão maior do futebol português, cujo histórico tem sido amplamente favorável aos emblemas do segundo escalão.

Apresentando apenas uma alteração relativamente ao jogo com o Académico de Viseu – Miguel Morro rendeu o lesionado Ruly na baliza -, o conjunto vizelense entrou determinado nos Barreiros e rapidamente se foi acercando da área dos verde-rubros. Morschel e Thio protagonizaram belos envolvimentos ofensivos que não tiveram o êxito pretendido. Aos 12 minutos, contra a corrente do desafio, o CS Marítimo colocou-se em vantagem com um golo de Ibrahima Guirassy. Pontapé de canto e bola a sobrar para o remate seco do francês, que deixou Miguel Morro sem reação. Foi um golpe nas pretensões dos vizelenses, mas estes não se desviaram um milímetro da linha que os conduziu até estas contas da subida. Apesar do ligeiro susto de Alexandre Guedes, que obrigou Miguel Morro a enorme defesa com o pé, o FC Vizela rapidamente recuperou o condão do jogo e o golo do empate esteve iminente aos 21 minutos. Morschel, na cobrança de um livre direito, enviou o esférico ao poste e Thio, na recarga, não conseguiu dar-lhe a melhor direção. Vivaldo Semedo tentou a sua sorte mais à frente e Morschel voltou a estar em evidência à passagem da meia hora, contudo, Gonçalo Tabuaço adiou-lhe o golo com grande intervenção. Os vizelenses pressionavam muito e, à medida que a primeira parte se foi esgotando, mais injusta se tornava a vantagem maritimista. Até que, no minuto adicional deste período, sobre o intervalo, o FC Vizela logrou o empate, quando já justificava bem mais do que isso. Tudo começou num passe longo de Rhyner, bem rececionado por Damien Loppy na direita. O cruzamento rasteiro saiu e Afonso Freitas, na tentativa de corte, acabou por fazer autogolo. Festa vizelense e tudo relançado para o reatamento.

Não foi nada fácil o arranque do segundo tempo para os azuis. Se Martim Tavares entrou do lado do CS Marítimo para mexer com o jogo, desde logo, ameaçando com um remate muito perigoso, seguramente que Fábio Pereira não estaria a contar com a lesão de Rhyner, substituído por Jota aos 52 minutos. Superada mais esta contrariedade, Gonçalo Tabuaço foi adiando o inevitável, desta feita a remate de Thio. O CS Marítimo viveu um período no qual incomodou a defensiva dos vizelenses, nomeadamente por Michel Costa, potenciador de alguns desequilíbrios. Aos 67 minutos, o FC Vizela desfrutou de nova aproximação perigosa à baliza dos da casa. Thio descobre Morschel no coração da área, este remata de pé esquerdo para soberba defesa, mas Ibrahima Guirassy pisa-o num contato faltoso. O VAR chamou António Nobre e este assinalou o castigo máximo respetivo. Morschel, o Homem do Jogo, com classe, concretizou e operou a reviravolta no marcador, coroando a sua exibição com a “cereja” que faltava, um golo muito sentido, pois colocava o FC Vizela na I Liga em função do nulo que persistia entre UD Leiria e CD Tondela. À entrada para a reta final do encontro, Martim Tavares deu trabalho a Miguel Morro e, do outro lado, Gonçalo Tabuaço evitou o terceiro dos vizelenses, numa jogada que teve passe de Damien Loppy e finalização de Vivaldo Semedo. Tudo parecia encaminhado para a subida direta, porém, os últimos instantes trouxeram as notícias que não eram desejáveis: os golos do CD Tondela que, não só devolvia a posição de play-off ao FC Vizela, como agarrava o título. O vigésimo jogo consecutivo sem derrotas era uma realidade para os vizelenses, mas o triunfo não teve aquele sabor especial, porque não se traduziu numa mudança classificativa. O play-off é agora a oportunidade que o FC Vizela tem para poder acompanhar CD Tondela e FC Alverca. O bom jogo e a vitória dos azuis na Madeira devem servir de tónico, assim como o trajeto incrível da equipa comandada por Fábio Pereira, que volta a depender de si própria para dar a grande alegria aos adeptos, aos muitos que estiveram presentes nos Barreiros e aos milhares que ficaram em Vizela. O adversário da I Liga será conhecido ao início da noite deste sábado.

FICHA TÉCNICA

CS Marítimo 1-2 FC Vizela

Local: Estádio do Marítimo (6.102 espectadores)

Árbitro: António Nobre (AF Leiria)

Assistentes: Pedro Ribeiro (AF Aveiro) / Nélson Pereira (AF Leiria)

4º Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Luís Ferreira (AF Braga) / Andreia Sousa (AF Braga)

CS Marítimo (4x2x3x1): Gonçalo Tabuaço; Tomás Domingos, Noah Madsen, Romain Correia (C) e Afonso Freitas; Ibrahima Guirassy e Vladan Danilovic (Carlos Daniel, 73’); Patrick Fernandes (Pedrinho, 87’), Michel Costa (Francisco França, 80’) e Peña Zauner (Dani Benchi, 73’); Alexandre Guedes (Martim Tavares, 45’).

Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Rodrigo Borges, Fábio China e Rodrigo Andrade.

Treinador: Ivo Vieira

FC Vizela (4x3x3): Miguel Morro; Rodrigo Ramos, Anthony Correia, Rhyner (Jota, 52’) e João Reis (C); Diogo Nascimento, Yannick Semedo (Busnic, 83’) e Morschel; Damien Loppy (Prosper Obah, 87’), Vivaldo Semedo (Bastunov, 87’) e Thio.

Suplentes não utilizados: Kacper Bieszczad, Petrov, Milovanovic, Pedro Ramos e Jojó.

Treinador: Fábio Pereira

Golos: 1-0 Ibrahima Guirassy (12’), 1-1 Afonso Freitas (45’+1’, p. b.) e 1-2 Morschel (71’, g. p.).

Cartões Amarelos: Diogo Nascimento (17’), Romain Correia (40’), Ibrahima Guirassy (69’), Gonçalo Tabuaço (72’), Vivaldo Semedo (72’), Carlos Daniel (74’), Francisco França (90’+5’) e Afonso Freitas (90’+5’) e Petrov (90’+5’).

Cartão Vermelho: Rhyner (após final do jogo).

“Fizemos o que queríamos fazer, que era ganhar, mas os outros também ganharam. Parabéns ao Tondela e ao Alverca pela subida. É um momento difícil, mas faltam dois jogos e vamos querer ganhar para subir de divisão.”

Morschel (Jogador do FC Vizela e Homem do Jogo)

“A segunda volta que este grupo de trabalho fez é enorme. Fomos atrás do sonho. Só tenho de estar orgulhoso dos meus colegas. Vencemos, era o nosso trabalho. Venha o play-off. Vão ter de levar connosco.”

João Reis (Jogador do FC Vizela)

“Fizemos um excelente jogo à semelhança daquele que tem sido o nosso trajeto. Uma recuperação incrível, estou mesmo orgulhoso dos meus jogadores. Fizemos a nossa parte e vamos continuar a fazer nos dois jogos que faltam.”

Fábio Pereira (Treinador do FC Vizela)

Notícias Relacionadas