Sub-15 vencem e quebram tendência

À quarta tentativa em Santo Adrião, eis a vitória. O FC Vizela recebeu o Mãe d’Água e conseguiu quebrar uma tendência negativa dos jogos em casa com um triunfo claro, por três bolas sem resposta. Rodrigo bisou, enquanto Enzo assinou o outro tento, além de duas assistências, num um encontro resolvido na primeira metade.

O conjunto de Paulo Gonçalves voltou a jogar em casa, depois da derrota sofrida diante do Varzim em Santo Adrião no passado fim-de-semana. Desta vez, o adversário foi o Mãe d’Água, formação que vinha de uma vitória sobre o Limianos. O FC Vizela realizou uma partida convincente, tendo iniciado o encontro por cima e a criar oportunidades. A equipa que viajou de Bragança apostava mais na saída para o contra-ataque, estratégia superiormente anulada pelos azuis. Assim, depois das ameaças de Gustavo, Rodrigo e Xico, o FC Vizela abriu o ativo precisamente por Rodrigo, aos 17 minutos. Um cabeceamento certeiro do central, na sequência de um canto batido por Enzo, permitiu à formação vizelense adquirir a confiança necessária para o que viria a seguir. De rajada, Enzo, num lance de insistência, aumentou a contagem e, em escassos minutos, aos 23, aconteceu o 3-0, apontado por Rodrigo, outra vez no seguimento de um canto executado por Enzo. Dois nomes que acabariam por ficar diretamente associados ao encontro desta sétima jornada. Até ao intervalo, houve mais algumas situações para ambos os lados, mas o jogo indiciava claramente a mudança da tendência caseira.

No reatamento, o FC Vizela controlou o jogo com bola, dispôs de mais três ou quatro belas situações para fazer crescer a diferença. A mais flagrante foi desperdiçada por Gustavo, após boa combinação com Xico. Do lado oposto, o Mãe d’Água nunca virou a cara à luta, mas encontrou um Afonso intransponível, em especial numa situação de três para um. Apesar de não ter registado golos, o segundo tempo foi bastante enriquecedor para a turma vizelense, que teve personalidade, maturidade, conseguindo perceber bem todos os momentos de jogo e não deixando o adversário ter bola a ponto de poder criar embaraço.

De salientar duas notas negativas no encontro, a primeira teve a ver com a lesão de Gonçalo Lamas, jogador do Mãe d’Água que fraturou a clavícula no decorrer do segundo tempo, tendo sido mesmo transportado para uma unidade hospitalar próxima; a segunda, a ausência de última hora do capitão Edgar, decisão do Conselho de Disciplina da FPF, que suspendeu o jogador em lugar de Zé Miguel (havia sido expulso frente ao Varzim). Uma decisão verdadeiramente insólita motivada por um engano do árbitro no preenchimento de uma das fichas de jogo, a qual o FC Vizela contestou, sem obter resposta em tempo útil.

Segue-se uma visita ao Vila Real, terreno do último classificado da Série A. O encontro no Campo do Calvário está marcado para as 15h30 do próximo domingo, dia 17 de Novembro.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-0 FC Mãe d’Água

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: Diogo Araújo (AF Porto)

Assistentes: Luís Meira / João Nogueira

FC Vizela: Afonso; Vasco, Balinha (Luís, 69’), Pinto e Rodri (Maga, 75’); Artur (C), Andrade (Serra, 75’) e Tiago Gomes (Pereira, 69’); Enzo (Freitas, 75’), Xico (David, 61’) e Gustavo (Pereira, 69’).

Suplente não utilizado: Rui Freitas.

Treinador: Paulo Gonçalves

FC Mãe d’Água: Rodrigo Morais (Tomás Logarinho, 69’); Tomás Santos, Francisco Gonçalves (Dilan Alves, 40’), Diogo Freitas, Gonçalo Fernandes (Tiago Granadeiro, 69’), Gonçalo Lamas (Miguel nóvoa, 58’), João Faiões, Rodrigo Ventura (Martim Herdeiro, 40’), Santiago Pires (Guilherme Machado, 69’), Dinis Garcia (Guilherme Santos, 48’) e Rodrigo Claudino.

Suplentes não utilizados: Paulo Rodrigues e Gonçalo Mariz.

Treinador: Daniel Santos

Golos: 1-0 Balinha (17’), 2-0 Enzo (18’) e 3-0 Balinha (23’).

Cartão Amarelo: Balinha (15’) e Santiago Pires (50’).