Espírito de conquista guia Sub-15 à vitória

Em jogo da 3ª jornada da II Divisão Nacional, o FC Vizela viajou até Vila Real para defrontar o aguerrido Diogo Cão, mas o espírito de conquista da equipa vizelense foi mais forte e possibilitou somar três saborosos pontos. 2-1 foi o resultado e os golos foram apontados por Andrade e Tiago Gomes, nos minutos iniciais do jogo.

Quem presenciou os instantes iniciais seguramente imaginou um cenário de muitos golos no Complexo Desportivo da UTAD, em Vila Real. Três golos sem estar cumprido sequer o quarto de hora inicial abriam o apetite. Os golos ficariam por aí, mas a verdade é que o espírito de conquista permaneceu até ao último suspiro.

Foi um bom jogo, que podia ter tido mais golos, no qual ficou demonstrada a valia das duas equipas, com o FC Vizela a entrar melhor e a alcançar uma vantagem de dois golos por Andrade e Tiago, aos 5 e 8 minutos, respetivamente. O Diogo Cão respondeu de imediato com a redução da diferença aos 12 minutos, mas o conjunto de Paulo Gonçalves podia ter chegado ao intervalo com outro conforto, caso tivesse sido assinalada uma grande penalidade clara sobre Gustavo, que poderia resultar no terceiro tento, eventualmente.

O reatamento trouxe um Diogo Cão atrevido e a forçar a defensiva azul a atenção redobrada. Os vizelenses mostraram-se muito unidos, solidários uns com os outros e partiram para uma exibição coletiva capaz de contrariar as investidas do adversário. Entretanto, primeiro com Artur, mas em particular com as entradas de David e Xico, o FC Vizela adquiriu nova dimensão ofensiva e ambos tiveram excelentes hipóteses para poderem sentenciar o desafio, aos 65 e 80 minutos, respetivamente. Pelo meio, Rodrigo acabou expulso por acumulação de amarelos num lance em que ficou a ideia de que o atacante transmontano estaria em posição irregular.

Triunfo sofrido e simultaneamente saboroso de uma equipa que lutou muito pelos pontos diante de um Diogo Cão com valor. O FC Vizela regressou assim às vitórias na II Divisão Nacional e já aponta o foco para nova jornada, desta feita, em Santo Adrião, frente ao Paços de Ferreira.

Crédito das fotos: ADC Diogo Cão

FICHA TÉCNICA (Sub-15)

ADC Diogo Cão 1-2 FC Vizela

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: Patrick Marques (AF Viseu)

Assistentes: Miguel Rodrigues / Luís Castainça

ADC Diogo Cão: Martim Tito; Afonso Ramalho, Martim Rodrigues, Francisco Cruz (Guilherme Pinto, 51’) e Salvador Rodrigues (Vasco Correia, 51’); Diogo Peixoto (Gonçalo Pimenta, 77’), Tiago Vaz (Martim Medeiros, 77’) e Nuno Araújo (Francisco Morais, 69’); Gonçalo Carvalho, Carlos Costa e Miguel Guedes.

Suplentes não utilizados: Nélson Fernandes, Leandro Mota, Gustavo Ferreira e Martim Fraguito.

Treinador: Diogo Silva

FC Vizela: Afonso; Vasco, Rodrigo, Zé Miguel e Freitas; Pinto (Artur, 47’), Edgar (C), Andrade e Tiago Gomes (David, 56’); Luís e Gustavo (Xico, 70’).

Suplentes não utilizados: Cunha, Pereira, Manel, Kafu, Rui Serra e Maga.

Treinador: Paulo Gonçalves

Golos: 0-1 Andrade (5’), 0-2 Tiago (8’) e 1-2 Martim Rodrigues (12’).

Cartões Amarelos: Rodrigo (7’ e 73’), Freitas (55’) e Xico (79’).

Cartão Vermelho: Rodrigo (73’).

Sub-14 viveram emoções distintas

No passado sábado, as duas equipas de Sub-14 foram a jogo, ambas em casa. Ao final da manhã, o FC Vizela não foi feliz na receção ao Torcatense e sair derrotado por 5-2. Ao intervalo, a turma forasteira já vencia por duas bolas a zero e na segunda parte fez crescer a diferença à custa da inspiração do seu jogador Martim Silva, autor de um hat-trick. Os vizelenses ainda reduziram por Guima, viram o adversário marcar mais dois golos antes de Pereira fechar o resultado.

Ao final da tarde, em jogo a contar para a II Divisão da AF Braga, o FC Vizela sorriu finalmente e logo com uma goleada (6-0) sobre o Selho. Tozé e Santi bisaram ainda na primeira parte, Léo e Tomás completaram a vitória na etapa segunda.

De recordar que, para grande parte destes jogadores, estas estão a ser as primeiras experiências no futebol de onze, um contexto ainda mais dificultado perante adversários com idade superior.

FICHA TÉCNICA (Sub-14 ‘A’)

FC Vizela 2-5 GDU Torcatense

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: Francisco Pereira (AF Braga)

Assistentes: Rui Fumega / Jorge Gomes

FC Vizela: Henrique; João Ferreira, Guima (C), Pereira e Rodri; Vasco, Maga (Nuno Afonso, 43’) e Mota; Rui Serra, Kafu e Castro (Gabriel, 40’).

Suplente não utilizado: Edu.

Treinador: Francisco Vasconcelos

GDU Torcatense: Fábio Ribeiro; Danilo Castro, Guilherme Leal, Renato Oliveira e Martim Silva; Leonardo Salgado, Diogo Martins (Rodrigo Fernandes, 48’) e João Garcia (Dinis Sampaio, 48’); Matias Mota, Santiago Vaz (Nílton Fernandes, 77’) e Rodrigo Ribeiro (José Fernandes, 63’).

Suplentes não utilizados: Luca Freitas, Gonçalo Ferreira, Mikel Lima, Afonso Gonçalves e Rafael Pereira.

Treinador: Pedro Cunha

Golos: 0-1 Martim Silva (12’), 0-2 Martim Silva (40’+1’), 0-3 Martim Silva (61’, g. p.), 1-3 Guima (70’), 1-4 Santiago Vaz (76’), 1-5 Rodrigo Fernandes (78’) e 2-5 Pereira (80’+1’).

Cartão Amarelo: Guima (60’).

FICHA TÉCNICA (Sub-14 ‘B’)

FC Vizela 6-0 GD Selho

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: José Ribeiro (AF Braga)

Assistentes: José Gonçalves / João Silva

FC Vizela: Noah (Lucas, 74’); Heitor (C), João Diogo (Dinis, 65’), Félix e Simão; Neves (Afonso Teixeira, 54’), Rodrigo Pereira (Pereira, 54’) e Tozé; Tomás, Santi (Léo, 65’) e Diogo Oliveira.

Treinador: Diogo Ribeiro

GD Selho: João Pereira; Afonso Castro, Rafael Silva, Igor Pereira, Gonçalo Mendes (António Lopes, 35’), Pedro Freitas, Fábio Ezequiel (Rodrigo Vale, 64’), Guilherme Fernandes, Bruno Salgado, Francisco Baptista (Rodrigo Silva, 40’) e Rodrigo Miranda.

Treinador: Eduardo Abreu

Golos: 1-0 Tozé (1’), 2-0 Santi (8’), 3-0 Santi (10’), 4-0 Tozé (40’), 5-0 Léo (78’) e 6-0 Tomás (80’+1’).