FC Vizela volta a triunfar em Juniores

A formação vizelense recebeu e venceu o Limianos por 3-0, tendo ainda desperdiçado uma grande penalidade. O desfecho poderá dar uma ideia de facilidade, mas não foi bem assim, já que o adversário valorizou o resultado e obrigou o FC Vizela a ser determinado. Zé Afonso bisou na partida e Rodrigo Sebastião fechou a contagem.

Depois do adiamento do jogo em Prado, consequência indireta dos incêndios que afetaram o Norte e Centro do país na semana passada, o FC Vizela voltou a entrar em campo para disputar a quarta ronda da II Divisão Nacional em Juniores. No Municipal de Santo Adrião, os vizelenses entraram bem diante de um Limianos que vinha motivado pela recente vitória sobre o Merelinense. Logo aos 4 minutos, Dani protagonizou um cabeceamento à barra e, volvidos dois minutos, Zé Afonso foi eficaz em plena área, inaugurando assim o ativo para o FC Vizela. Um golo que teve dedicatória especial para o colega Alex, que recupera de um acidente de viação sofrido na véspera. A turma de Ponte de Lima procurou reagir através de Barbosa, mas seria a equipa vizelense a dispor de soberana oportunidade para poder elevar a contagem. Aos 17 minutos, Ricardo Alves foi carregado na área pelo guarda-redes contrário, originando o respetivo castigo máximo. Contudo, na transformação, Tiago adivinhou o sentido de remate de Guilherme Santos e defendeu. O lance desperdiçado pareceu ter desestabilizado um pouco o FC Vizela que viria a cair ligeiramente de produção e passou a ver um Limianos mais ameaçador, com destaque para uma grande oportunidade de Gui, defendida pelo instinto de Pedro Lopes, e para outro lance em que Dani foi providencial ao impedir o selo de golo que levava o remate de Barbosa. Ao intervalo, a margem mínima e algum atrevimento do Limianos colocava o FC Vizela em sentido e a necessitar de fazer mais para conservar o triunfo.

No entanto, nos instantes iniciais da etapa complementar, o Limianos, em especial pelo seu agitador Barbosa, voltava a apelar à ação concentrada dos defensores azuis. Pelo meio, Ricardo Alves reclamou um pretenso penálti, aos 54 minutos, e só a partir da hora de jogo, fruto da entrada de Rodrigo Sebastião que motivou um ajuste no esquema da equipa, é que o FC Vizela voltou a pegar no jogo, tal como fizera até àquele penálti não convertido. A bola voltou a ser devolvida pela barra num complemento de Tomás Pereira ao passe de Ricardo Alves. Na recarga, defendeu o remate à queima de Guilherme Santos. Muito perigo, quiçá a prenunciar o 2-0. Aos 64 minutos, belo pontapé rasteiro com o pé esquerdo de Zé Afonso, na passada e a corresponder da melhor maneira ao precioso toque de Rodrigo Sebastião. Agora sim, o jogo parecia descomplicar, Marcos Bastidas promoveu mais algumas alterações, Sousa ameaçou o terceiro, que viria a acontecer mesmo aos 85 minutos, por intermédio de Rodrigo Sebastião. O atacante, que demonstrou ser uma boa solução vinda do banco, selou o resultado final num bom entendimento com o colega Martim Magalhães, protagonista da assistência.

Os três pontos ficaram na cidade termal de forma justificada, numa partida em que os vizelenses experimentaram sensações distintas no seu jogo, por vezes necessárias para fazer vir ao de cima o caráter e a personalidade da equipa. A vitória foi naturalmente dedicada pelo grupo de trabalho a Alex, jogador que viveu um grande susto esta semana, mas que felizmente se encontra em convalescença. Com sete pontos somados em três encontros disputados, o FC Vizela segue nos primeiros lugares da tabela classificativa e vai voltar a jogar em casa na próxima ronda, frente ao Vilaverdense.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-0 AD Limianos

Local: Campo Municipal de Santo Adrião

Árbitro: Ricardo Barreirinho (AF Porto)

Assistentes: Miguel Frade / Pedro Barbosa

FC Vizela: Pedro Lopes; Sousa, Edgar, João Silva (C) (Rodrigo Sebastião, 56’) e Dani; Luís Magalhães, Xavier Cavaco (Davi Silva, 78’) e Guilherme Santos (Francisco Silva, 88’); Zé Afonso (Gustavo Lopes, 88’), Tomás Pereira (Martim Magalhães, 78’) e Ricardo Alves.

Suplentes não utilizados: Leandro, Jota, Pedro Carvalho e Maks.

Treinador: Marcos Bastidas

AD Limianos: Tiago; Flávio, Silva, Santiago e Gabriel Dias (Rúben, 63’); Duarte, Nuninho (C) (Pereira, 71’) e João Sousa (Artur, 63’); Martim (Arantes, 71’), Gui (Kiko, 34’) e Barbosa.

Suplentes não utilizados: Olivier, Rui Almeida, Brito e Dinis.

Treinador: João Oliveira

Golos: 1-0 Zé Afonso (6’), 2-0 Zé Afonso (64’) e 3-0 Rodrigo Sebastião (85’).

Cartão Amarelo: Dani (72’).