O FC Vizela venceu o Leixões SC por 1-0 e arrancou um precioso triunfo no terreno de outro candidato à subida, neste regresso do campeonato. Num jogo difícil onde o estreante guarda-redes Miguel Morro brilhou a grande altura e foi MVP, Milovanovic quebrou o enguiço e fez o golo determinante que agitou as hostes vizelenses no Mar.
Num jogo aguardado com muita expetativa, não só pela capacidade de resposta das equipas à primeira interrupção de calendário, mas sobretudo pela reação dos azuis ao momento recente do ponto de vista dos últimos resultados na Liga Portugal 2 Meu Super, o FC Vizela revelou-se uma equipa competitiva e cautelosa diante do Leixões SC, no mítico Estádio do Mar.
A primeira parte não foi pródiga em oportunidades, ainda que o golo tenha estado iminente pelo menos uma vez em cada uma das balizas. O primeiro ensaio pertenceu ao FC Vizela, mas o cabeceamento de Prosper Obah saiu fácil às mãos de Dani Figueira, aos 23 minutos. O Leixões SC teve duas saídas perigosas, ambas proporcionadas por Rafael Martins e resolvidas pelo estreante Miguel Morro (uma das seis novidades no onze), contudo, o experiente atacante da equipa da casa acabaria apanhado por posição irregular. Aos 39 minutos, a melhor oportunidade para os vizelenses: Dani Figueira defendeu de forma incompleta o remate difícil de Busnic e a recarga de Milovanovic. Logo a seguir, foi a turma matosinhense a ficar perto de inaugurar o marcador, porém Miguel Morro mostrou credenciais de qualidade. O guarda-redes espanhol, que já foi internacional Sub-21 pelo seu país e um dos últimos reforços do recente mercado, protagonizou enorme defesa a negar o golo a Rafael Martins, conservando o nulo ao intervalo.
No reatamento, foi o FC Vizela quem entrou mais forte e particularmente mais corajoso em termos ofensivos, numa clara tentativa de surpreender o adversário nos instantes iniciais. Em pouco tempo, os azuis dispuseram de três excelentes ocasiões para marcar. E Prosper Obah foi o denominador comum. Foi dos pés do jovem nigeriano que nasceu o primeiro momento, aos 47 minutos, com Damien Loppy a preferir entregar a Milovanovic e este a rematar contra um adversário. Logo a seguir, foi de Prosper Obah o remate, após correria supersónica pelo lado direito, minutos antes de criar outro momento de embaraço para a defensiva leixonense. Contudo, o Leixões SC respondeu com força ao maior ímpeto vizelense. Foi então o momento de Miguel Morro brilhar a grande altura. O espanhol foi gigante com duas sensacionais defesas que evitaram golos praticamente cantados a Régis Ndo e a Paulo Alves, aos 57’ e 63’, respetivamente. Pelo meio, Rafael Martins acertou na barra e o FC Vizela acabou por resistir à corrente do Mar para depois voltar a atacar a baliza de Dani Figueira. Em boa hora, por sinal, já que Milovanovic conseguiu fazer o que havia tentado muito em jogos anteriores, o golo! O cruzamento foi de Jojó e não menos importante o toque de primeira de Damien Loppy a dar essa possibilidade ao sérvio para a festa dos adeptos vizelenses que se deslocaram a Matosinhos.
Carlos Fangueiro, o treinador do Leixões SC, que passou pelo FC Vizela enquanto jogador, mudou de sistema e apostou tudo numa reação imediata, mas foram os azuis quem estiveram próximos de ampliar a contagem. Aos 78’, Prosper Obah viu bem o adiantamento do guardião leixonense, só que o chapéu não saiu com as medidas desejadas. Mais tarde, sobre o minuto 90, outra vez o nigeriano com pilhas sem fim a criar mais uma vez o pânico e, na sequência do lance, Diogo Nascimento viu Dani Figueira desviar com uma palmada para a barra o seu portentoso remate. Entretanto, o apito final chegaria e com ele uma espécie de libertação. Equipa e adeptos em uníssono a celebrar uma vitória muito importante, que quebra a recente série de três derrotas e da qual se espera dar mote para um novo ciclo de resultados positivos, de preferência já na receção ao Mafra, marcada para o dia 30 às 18h00. Antes disso, o campeonato dá lugar à prova rainha do futebol português com o FC Vizela a estrear-se na presente edição em Lourosa no próximo domingo às 15h00.
FICHA TÉCNICA
Leixões SC 0-1 FC Vizela
Local: Estádio do Mar, Matosinhos (2.896 espectadores)
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga)
Assistentes: André Dias / João Pedro Morte
4º Árbitro: André Neto (AF Vila Real)
Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Silva (AF Vila Real) / André Costa
Leixões SC (4x3x3): Dani Figueira; Jean Felipe, Rafael Vieira, Hugo Basto e Simãozinho; Paulo Alves (Fabinho, 75’), André Simões (C) (Alhassan, 75’) e André André (Ricardo Valente, 75’); Régis Ndo (Mozino, 84’), Rafael Martins e Paulité (Werton, 66’).
Suplentes não utilizados: Stefanovic, Rafael Sousa, João Oliveira e Henrique.
Treinador: Carlos Fangueiro
FC Vizela (4x3x3): Miguel Morro; Jojó, Anthony Correia (C), Rhyner e Lebedenko; Busnic, Yannick Semedo (Marco Tol, 90’+3’) e Bastunov (Vivaldo Semedo, 83’); Prosper Obah (Rodrigo Ramos, 90’+3’), Milovanovic (Ntolla, 76’) e Damien Loppy (Diogo Nascimento, 83’).
Suplentes não utilizados: Ruberto, Héber Pena, João Reis e Ítalo.
Treinador: Rubén de la Barrera
Golo: Milovanovic (69’).
Cartões Amarelos: Paulo Alves (38’), André André (61’), Prosper Obah (67’), Milovanovic (76’), Miguel Morro (81’) e Busnic (87’).
“Apesar de não termos começado bem o campeonato, hoje conseguimos mostrar outra versão. Uma vitória fora de casa num campo muito difícil. Foi uma tarde perfeita.”
Miguel Morro (Guarda-Redes do FC Vizela e MVP do Jogo)
“Depois de três semanas sem ganhar, a vitória chegou com solidariedade de todos, com a equipa a correr e a sofrer. Tinha de chegar um jogo assim para crescermos. São os pontos que ajudam a jogar cada vez melhor.”
Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)