Kiki e Thiago receberam alunos de Felgueiras

Alunos do Agrupamento de Escolas de Felgueiras visitaram o estádio do FC Vizela e tiveram a oportunidade de falar com o capitão da equipa principal, Kiki Afonso e com o guarda redes da equipa de sub 19, Thiago Pereira.

Os estudantes do 9º e 11º primeiro ano de várias escolas do Agrupamento de Felgueiras tiveram oportunidade de conhecer os locais mais frequentados pelos jogadores da equipa vizelense dentro do seu estádio. Foram ao balneário da equipa, conheceram todos os cantos do relvado, incluindo os bancos de suplentes, espreitaram o ginásio onde os jogadores fazem treinos diários, a tribuna de imprensa, os camarotes e a sala de imprensa, local onde terminou a visita e onde, depois, tiveram a oportunidade de colocar todas as dúvidas existentes sobre a carreira dos profissionais do futebol. O programa em que a visita se insere chama-se “Hoje pra seres amanhã” e a temática foi, precisamente, essa.

Kiki Afonso e Thiago Pereira contaram a estes rapazes apaixonados pelo futebol (13 deles jogam em clubes de Felgueiras) um pouco sobre os seus percursos, como gerem a vida profissional com a vida pessoal, como se alimentam, o que procuram fazer nas folgas, como festejam vitórias e até como curam as lesões que são o pior da profissão. Com mais anos de experiência, Kiki Afonso contou uma história de sacrifício. “Para chegar onde cheguei tive de abdicar de muitas coisas. Tive de negar muitas saídas à noite com os meus amigos, por exemplo. No início tive de sair da minha aldeia, de onde nunca tinha saído. A carrinha do transporte do FC Porto apanhou-me e deixou-me na escola, no Porto, onde nunca tinha ido. Com 14 anos, tive de me desenrascar para poder lutar pelo meu sonho e chegar até aqui. Nessa altura levantava-me às 6h e chegava a casa às 20h. Ouvi muitos nãos, muitos «tu não consegues» e foram eles que me fortaleceram, porque depois de os ouvir lutei para ser melhor. Hoje estou na I Liga graças também a isso. Mostrei que conseguia”, contou.

O guarda redes da equipa de Sub 19, Thiago Pereira, deu o seu testemunho de como é possível estudar e ser jogador   profissional ao mesmo tempo. O jogador estuda Biologia na Universidade do Minho e tem feito o curso conforme as possibilidades que tem em função do tempo que o futebol lhe ocupa. “Não vou dizer que é fácil, mas não é impossível. O meu curso tem uma grande carga horária e acabo por perder muitas aulas, mas existem vários cursos onde a carga horária não é tão pesada e isso torna mais fácil de equilibrar as coisas. Apesar do meu ter muitas horas de estudo e implicar muito trabalho, sei que não é impossível concluir o curso e estou a trabalhar para que no futuro, caso seja necessário, tenha um plano B, porque sempre fui apaixonado pelas ciências e sei que, se por algum motivo o futebol não der, tenho por exemplo a biologia”, explica.

Com caminhos distintos e idades diferentes, Kiki e Thiago puderam contar um pouco do seu percurso e descodificaram algumas dúvidas que os potenciais futuros jogadores tinham para, quem sabe, agora terem mais certezas se é ou não este o caminho a seguir para um futuro risonho no mundo profissional. Certo é que ambos os jogadores do Vizela gostariam de se manter sempre ligados ao futebol e mostraram-se dispostos a ajudar estes jovens sempre que eles necessitarem. No final, convidaram todos para assistir ao FC Vizela-Boavista FC, para a Liga Portugal bwin, e ao FC Vizela-Sporting, para o Campeonato Nacional de Sub-19.

“Hoje, pra seres amanhã” e “Programa de Desenvolvimento Vocacional – PDV11”, são programas que estão a ser desenvolvidas em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Município de Felgueiras, no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Tem como principal objetivo dar a oportunidade aos alunos do 9º e 11º anos de escolaridade de contactarem/acompanharem, um/a profissional da área/profissão que gostariam de seguir/exercer no futuro, em contexto real de trabalho, procurando contribuir para a tomada de decisão em relação ao curso a seguir no Ensino Secundário. Neste seguimento, o FC Vizela ofereceu a oportunidade a estes alunos de falarem com os jogadores Kiki e Thiago para o esclarecimento dos seus projetos futuros a nível profissional no futebol.