FC Vizela chega às três seguidas nos Açores

A deslocação a Ponta Delgada trouxe um marco histórico, mais um, numa caminhada que vai deixando água na boca à massa associativa. Um golo solitário de Osmajic, no decorrer da primeira parte, foi suficiente para garantir de forma inédita a terceira vitória consecutiva do FC Vizela na divisão maior do futebol português.

No aproveitar está o ganho. É recorrendo a este adágio tão popular que bem podemos resumir este encontro que opôs o nosso FC Vizela ao Santa Clara.

Pela frente esteve um adversário ávido de pontos e um terreno pesado, associado a uma daquelas tardes típicas do arquipélago açoriano com muita chuva tocada a vento. Dificuldades essas que impossibilitaram à turma de Tulipa mostrar o seu melhor futebol.

A adaptabilidade foi então a palavra mais sonante no jogo dos vizelenses, que viram um Santa Clara melhor nos primeiros trinta minutos. Matheus Babi obrigou a atenção redobrada por parte da defensiva azul, que contou com os regressos de Igor Julião e Bruno Wilson. Foram dele as duas primeiras ameaças no desafio, a segunda das quais até deu em golo que seria depois (bem) invalidado pelo VAR, por posição irregular, estavam cumpridos 24’.

Dobrada a meia hora inicial, um erro de comunicação entre Kento Misao e Ygor Nogueira acabou superiormente aproveitado pelo sempre atento Osmajic. O atacante montenegrino resgatou o esférico ao defensor dos insulares e foi por lá fora até bater inapelavelmente Gabriel Batista.

Golo crucial na mudança do rumo dos acontecimentos, na medida em que a intranquilidade se abateu sobre um Santa Clara em brasa pelo lugar que ocupa e o FC Vizela tornou-se numa equipa mais confortável, controlando a segurança da vantagem adquirida até ao descanso e para o reatamento.

Com a chuva a aumentar de intensidade e o relvado a ficar mais difícil para os jogadores, o jogo adquiriu uma dimensão mais física e o Santa Clara, em boa verdade, não se deu por vencido.

Matheus Babi, aos 59’, voltou a dar algum trabalho, mas o FC Vizela também soube responder com algumas iniciativas prometedoras. Exemplo disso, a jogada bem desenhada entre Igor Julião e Kiko Bondoso, que contou com remate de Nuno Moreira (64’), seguida de um forte disparo de Samu a sair ao lado no minuto seguinte. Também Osmajic teve nos pés nova possibilidade, após calcanhar de Samu na assistência.

Apesar da vantagem tangencial, o jogo parecia encaminhar-se para o seu final sem grandes sobressaltos, tal a forma como o FC Vizela soube controlar as ações dos da casa. Contudo, não se livrou de um susto, aos 79’, num lance fortuito em que Gabriel Silva tirou tinta ao poste num complemento de primeira a um passe de Nanu.

Até final, o Santa Clara ficou ainda reduzido a dez unidades por expulsão de Paulo Henrique, e o FC Vizela fez a gestão que lhe competia, com maturidade plena, segurando assim o precioso triunfo, por sinal especial, já que se trata do terceiro seguido na presente edição da I Liga, algo inédito na história do clube nas suas três presenças entre os melhores.

Com 38 pontos somados e uma sólida posição na primeira metade da tabela classificativa, Tulipa e os seus jogadores vão certamente passar uma Páscoa doce, antes de o FC Vizela apontar o foco da preparação para a receção ao Boavista, agendada para as 20h15 do próximo dia 17.

FICHA TÉCNICA

CD Santa Clara 0-1 FC Vizela

Local: Estádio de São Miguel (802 espectadores)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto)

Assistentes: Álvaro Mesquita / Ângelo Carneiro

4º Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Fábio Melo (AF Porto) / Bruno Costa

CD Santa Clara (4x2x3x1): Gabriel Batista; Pierre Sagna (C) (Nanu, 78’), Ygor Nogueira (Bruno Jordão, 45’), Boateng e Paulo Henrique; Costinha (Ricardinho, 61’) e Adriano; Allano Lima (Tagawa, 78’), Kento Misao e Andrezinho (Gabriel Silva, 61’); Matheus Babi.

Suplentes não utilizados: Marcos Díaz, Bruno Almeida, MT e Paulo Eduardo.

Treinador: Danildo Accioly

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião (Aidara, 83’), Anderson, Bruno Wilson e Matheus Pereira; Pedro Ortiz (Matías Lacava, 83’) e Raphael Guzzo (Tomás Silva, 83’); Kiko Bondoso, Samu (C) e Nuno Moreira (Rashid, 67’); Osmajic (Etim, 74’).

Suplentes não utilizados: Manuel Baldé, Alexander Schmidt, Zohi e Tiago Brito.

Treinador: Tulipa

Golo: Osmajic (31’).

Cartões Amarelos: Paulo Henrique (16’ e 86’), Matheus Pereira (35’), Kento Misao (57’) e Igor Julião (59’).

Cartão Vermelho: Paulo Henrique (86’).

“Uma grande vitória e três pontos muitos importantes. Estou muito feliz pelo golo. Vamos continuar.”

Osmajic (jogador do FC Vizela e MVP do jogo)

“A equipa está de parabéns pela vitória, desta vez, saíram as três seguidas. A equipa sabe sofrer e no decorrer do campeonato isso faz diferença.”

Anderson (jogador do FC Vizela)

“Marcámos contra a corrente e depois mostrámos maturidade. A equipa nunca perdeu o foco.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)

Uma perspetiva da celebração do golo de Osmajic (31′), que valeu a vitória sobre o Santa Clara.