Sub-17 campeões distritais de volta ao Nacional

Onze anos depois, o FC Vizela volta a ter todos os escalões nas provas organizadas pela FPF, facto que é possível graças à notável temporada dos Sub-17. Na receção ao GD Prado, os vizelenses só dependiam de si próprios e não fizeram por menos: goleada por 8-1 e festa em tons de azul com título distrital e subida. Segue-se a Final da Taça da AF Braga.

O conjunto de Simão Barros terminou em beleza um campeonato de enorme resiliência, no qual todos os números suplantaram a concorrência. E que concorrência, já que o Merelinense chegou ao fim da prova com 18 vitórias seguidas, daí o mérito tremendo do FC Vizela, que soube segurar uma liderança que foi sempre sua desde o início da Divisão de Honra. Impulsionados ainda pela incrível reviravolta de Moreira de Cónegos, os azuis entraram com tudo e, aos 13 minutos, venciam com um golo apontado por Luís, que viria a tornar-se numa das grandes figuras do encontro. Os vizelenses elevaram a contagem com dois tentos de rajada, primeiro por Sousa, depois por Maks, aos 22 e 24 minutos, respetivamente. Perto da meia hora inicial, Medeiros cometeu penálti e acabou expulso prematuramente. O GD Prado aproveitou para reduzir a diferença, mas também acabaria por ficar reduzido a dez unidades perto do intervalo, num lance em que Jeison seguia isolado para concretizar o golo.

A subida de divisão estava bem encaminhada, mas faltava a segunda parte. E este período acabou por ser praticamente de sentido único. Sobretudo depois do quarto golo apontado por Dinis, que, de cabeça, deu o melhor seguimento a um pontapé de canto, aos 56 minutos. Luís assinou um hat-trick, primeiro com assistência de Lucas, naquele que foi o golo 100 da equipa no campeonato, depois em iniciativa individual a romper pelo corredor central. Na reta final do desafio, já depois de Simão Barros premiar todos os suplentes com a entrada neste jogo especial, Manu bisou em cinco minutos, selando a goleada por 8-1 e os três pontos que faltavam para carimbar o regresso deste escalão aos nacionais desde 2018 e depois de tantas tentativas anteriores nas quais o FC Vizela acabou por “morrer na praia”. A festa prolongou-se pelo final de tarde no campo de treinos do complexo desportivo do FC Vizela, mas ainda há mais por conquistar. No próximo sábado, dia 31 de maio, às 16h00, a equipa vizelense vai disputar mais um título, a Taça da AF Braga, diante do Santa Maria FC, em Maximinos (Braga).

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 8-1 GD Prado

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: Nuno Freitas (AF Braga)

Assistentes: Diogo Mesquita / Cristiano Araújo

FC Vizela: Castro (Tomás, 78’); Sousa (Gonçalo, 78’), Tiago, Medeiros e Alves (Manu, 78’); Leão (C) (Dani, 78’) e Lucas (Bezerra, 68’); Jeison (Cunha, 78’), Luís (Vasco, 68’) e Marques (Dinis, 30’); Maks (Cadu, 68’).

Treinador: Simão Barros

Golos: 1-0 Luís (13’), 2-0 Sousa (22’), 3-0 Maks (24’), 4-1 Dinis (56’), 5-1 Luís (66’), 6-1 Luís (68’), 7-1 Manu (80’) e 8-1 Manu (85’).

Cartão Amarelo: Luís (69’).

Cartão Vermelho: Medeiros (27’).

Notícias Relacionadas