Os Sub-17 do FC Vizela partem para a derradeira jornada do campeonato a dependerem apenas de si próprios, depois de uma vitória épica (1-2), alcançada em Moreira de Cónegos, quando tudo parecia perdido. Dinis e Lucas protagonizaram a reviravolta da época.
Todo o dérbi com Moreirense FC encerra particularidades próprias e este não foi exceção. Apesar de a turma axadrezada não ter qualquer aspiração no campeonato, não deixou de tornar a vida difícil ao FC Vizela, que teve de suar e sofrer para garantir os três pontos. Depois da goleada caseira sobre o FC Marinhas, os vizelenses só desejavam vencer em Moreira de Cónegos para continuarem a depender de si próprios na luta pela subida. O conjunto de Simão Barros realizou uma boa primeira parte e dispôs de várias jogadas que poderiam ter tido outro desfecho. Maks e Leão começaram por ameaçar o golo nos quinze minutos iniciais, mas foi o primeiro quem se mostrou mais perdulário. Aos 33 minutos, Maks apareceu sozinho na área só com o guarda-redes pela frente e permitiu-lhe a defesa. Mais tarde, aos 40 minutos, nem Maks, nem Dani conseguiram concluir uma excelente jogada de Alves pelo corredor esquerdo. A fechar o primeiro tempo, Tiago, de cabeça após canto, obrigou o guarda-redes do Moreirense FC a brilhar entre os postes.
Ao intervalo, Simão Barros trocou extremos e lançou Jeison que, em poucos segundos, sofreu uma grande penalidade. Chamado à conversão, Maks permitiu a defesa e, na recarga, acertou na barra, gorando-se aqui soberana oportunidade para inaugurar o marcador. Este momento acabou por trazer alguma intranquilidade ao FC Vizela que começou a perder gradualmente a iniciativa de jogo para o adversário, embora Jeison ainda tenha atirado forte para defesa difícil logo a seguir ao penálti desperdiçado. As coisas ficaram ainda mais complicadas com o golo do Moreirense FC, apontado por Leandro Alves que, de cabeça, concluiu um pontapé livre em jeito de canto mais curto. Estavam cumpridos 73 minutos e o FC Vizela tinha agora uma missão hercúlea, justificada pelas constantes quebras de ritmo impostas pelo adversário, que acabariam castigadas no tempo adicional pelo juiz da partida. Os vizelenses, com cinco jogadores mais frescos que, entretanto, saltaram do banco, carregaram nos últimos minutos e saíram premiados pela persistência. Se um defensor axadrezado ainda conseguiu tirar sobre a linha um cabeceamento de Sousa que levava golo (90’+6’), a barreira acabaria por ruir aos 90’+8’ quando, num lance algo confuso numa área muito povoada, Dinis empurrou a bola para o fundo das malhas. O empate estava feito, mas ainda era insuficiente, por isso, o FC Vizela acreditou, partiu novamente para o ataque e concretizou a reviravolta para delírio dentro e fora das quatro linhas. Luís arrancou um magnífico cruzamento na esquerda e Lucas surgiu na área de modo triunfal, ao décimo minuto do tempo adicional, a marcar talvez um dos golos mais importantes de toda uma temporada.
Sem que o Merelinense FC desarme, o FC Vizela parte agora para a 30ª e última jornada da Divisão de Honra com a vantagem do seu lado. Os dois pontos de diferença e a possibilidade de os vizelenses, em caso de vitória sobre o GD Prado, de alcançarem os nacionais e sagrarem-se campeões distritais. O jogo está marcado para as 14h40 de domingo, dia 25 de maio.

FICHA TÉCNICA
Moreirense FC 1-2 FC Vizela
Local: Campo 2 do Moreirense FC (Moreira de Cónegos)
Árbitro: Nuno Ferreira (AF Braga)
Assistentes: Tiago Barbosa / Paulo Bogo
Moreirense FC: Afonso Silva; João Mendes (Rui Almeida, 57’), Tomás Oliveira (Tomás Cruz, 57’), Lourenzo Calçada, Gonçalo Ferreira, Rodrigo Fernandes (Leandro Alves, 45’), Gonçalo Machado (Simão Ribeiro, 78’), Gustavo Oliveira (Ludgero Fernandes, 45’), Rodrigo Silva (Martim Ribeiro, 45’), Fábio Alves (Miguel Ferreira, 78’) e Guilherme Freire (Afonso Gonçalves, 78’).
Suplente não utilizado: Martim Fontão.
Treinador: Jorge Moura
FC Vizela: Castro; Sousa, Tiago, Medeiros (Dinis, 83’) e Alves; Leão (Bezerra, 74’) e Lucas; Marques (Cadu, 57’), Cunha (C) (Luís, 57’) e Dani (Jeison, 45’); Maks (Gonçalo, 74’).
Suplentes não utilizados: Tomás, Dima e Manu.
Treinador: Simão Barros
Golos: 1-0 Leandro Alves (73’), 1-1 Dinis (90’+7’) e 1-2 Lucas (90’+11’).
Cartões Amarelos: João Mendes (41’), Gustavo Oliveira (45’+5’), Leandro Alves (70’), Medeiros (73’), Sousa (90’), Tiago (90’), Dani (90’+6’), Ludgero Fernandes (90’+9’) e Lucas (90’+12’).