O FC Vizela somou o sexto triunfo em oito jogos, desta feita na ronda de abertura da segunda volta da fase de manutenção da II Divisão Nacional. Na receção ao Mãe d’Água, os azuis capitalizaram as oportunidades na segunda parte e venceram por 3-1.
A equipa de Paulo Gonçalves entrou algo apática no encontro. Nos primeiros vinte minutos, o FC Vizela cometeu vários erros de concentração e com bola, possibilitando aos transmontanos a criação de duas ou três boas situações para marcar, sendo que, numa delas, a bola foi mesmo ao poste. Ultrapassada esta fase inicial incaraterística, por comparação com os últimos desempenhos da equipa, o FC Vizela assentou o seu jogo, passou a dominar quase por completo as incidências do mesmo e o resultado foi uma maior permanência sobre o meio-campo do Mãe d’Água e uma maior qualidade na circulação de bola, associada a uma maior intensidade. Antes do intervalo, os vizelenses ainda criaram três soberanas ocasiões de golo, duas delas na cara do guarda-redes contrário, a primeira por Vasco, a segunda por Enzo.
No segundo tempo, o FC Vizela entrou com uma atitude promissora e foi mais intenso ao imprimir maior velocidade e agressividade no seu jogo. Em dez minutos, os azuis fizeram dois golos, o que diz bem da forma como a equipa regressou dos balneários. O primeiro aconteceu aos 43 minutos na sequência de um livre executado por Zé Miguel ao qual Pinto deu a melhor conclusão. O 2-0 surgiu aos 51 minutos numa excelente investida pelo corredor direito com o guarda-redes Afonso a lançar Gustavo, este a combinar com Vasco que desmarca David e o irrequieto atacante dos azuis tocou o esférico de forma subtil por cima do guarda-redes brigantino. De resto, David ainda criou mais alguns momentos de embaraço junto da área do Mãe d’Água, mas seria a turma forasteira a revelar-se eficaz praticamente na primeira vez que desceu à área vizelense. Aos 64 minutos, Gonçalo Lamas reduziu a diferença para 2-1 com um remate colocadíssimo à entrada da área. O FC Vizela voltaria a carregar no ataque e acabaria por confirmar o triunfo com um terceiro golo apontado por Xico aos 79 minutos, após grande trabalho de Luís pelo lado esquerdo. Este jogador, lançado por Paulo Gonçalves no decorrer da segunda parte, havia ameaçado minutos antes na tentativa de finalização de um excelente passe de Edgar.
O resultado fixou-se em 3-1 e para o FC Vizela esta foi mais uma vitória saborosa, que permite manter-se com os mesmos 19 pontos de Gil Vicente no topo da Série 1, de onde já se alcança a vista para o grande objetivo da temporada, a permanência no campeonato nacional.
FICHA TÉCNICA (Sub-15)
FC Vizela 3-1 FC Mãe d’Água
Local: Campo Municipal de Santo Adrião
Árbitro: Hugo Cerqueira (AF Viana do Castelo)
Assistentes: João Arantes / Gabriel Oliveira
FC Vizela: Afonso; Vasco, Castro, Zé Miguel e Freitas; Pinto, Tiago (Xico, 75’) e Edgar (C); Enzo (Andrade, 59’), David (Luís, 75’) e Gustavo.
Suplentes não utilizados: Rui Freitas, Manel, Salgado e Artur.
Treinador: Paulo Gonçalves
FC Mãe d’Água: Rodrigo Morais; Tomás Santos, Dilan Alves (Tiago Granadeiro, 76’), Francisco Gonçalves (Diogo Baptista, 60’) e Diogo Freitas; Dinis Garcia (Paulo Rodrigues, 60’), Gonçalo Fernandes e Gonçalo Lamas; Martim Herdeiro, Rodrigo Ventura (Gabriel Nóvoa, 52’) e Santiago Pires (Guilherme Santos, 52’).
Treinador: Daniel Santos
Golos: 1-0 Pinto (43’), 2-0 David (51’), 2-1 Gonçalo Lamas (64’) e 3-1 Xico (79’).
Sub-14 ganham alento para a manutenção
A formação orientada por Bernardo Alves goleou por 6-1 na receção ao OFC Antime, um dos rivais diretos dos vizelenses na luta pela permanência na I Divisão da AF Braga em Iniciados. Os azuis dominaram o jogo, ainda que o OFC Antime tenha empatado nos instantes iniciais, e contaram com a inspiração de Matias, o avançado que tem sido chamada regular aos trabalhos da Seleção da AF Braga na categoria e que, neste desafio, assinou um poker de quatro golos, o segundo deles de grande penalidade. Gerson apontou os outros dois e ajudou a dar um colorido diferente a um resultado que vale apenas três pontos, mas que aproxima o FC Vizela de um trio de equipas separadas por escassos pontos.

FICHA TÉCNICA (Sub-14 ‘A’)
FC Vizela 6-1 OFC Antime
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: Mafalda Oliveira (AF Braga)
Assistentes: Simão Pereira / Mickael Magalhães
FC Vizela: Henrique; João Ferreira, João Diogo (C), Félix e Rodri; Vasco (Nuno Mendes, 55’), Kiko II (Tozé, 73’) e Duarte; Gerson (Santiago, 73’), Matias (Tomás, 73’) e Kiko I (Diogo Oliveira, 63’).
Suplentes não utilizados: Edu, Guima, Pereira e Brandão.
Treinador: Bernardo Alves
OFC Antime: Gonçalo Oliveira; Gonçalo Lopes, João Melo, Martim Fernandes, António Teixeira, Afonso Machado, Leandro Ribeiro (Tomás Vilhena, 75’), Henrique Batista (Rúben Soares, 68’), Pedro Silva, José Gonçalves (Rodrigo Teixeira, 75’) e Diogo Fernandes I (Gonçalo Marinho, 40’).
Suplente não utilizado: Diogo Fernandes II.
Treinador: Orlando Oliveira
Golos: 1-0 Matias (6’), 1-1 João Melo (8’), 2-1 Matias (16’, g. p.), 3-1 Gerson (40’+1’), 4-1 Matias (63’), 5-1 Matias (71’) e 6-1 Gerson (73’).
Cartões Amarelos: Nuno Mendes (75’) e Gonçalo Marinho (80’+1’).