Naquele que era apontado como um dos mais exigentes desafios desta segunda volta, o FC Vizela passou o teste com distinção e venceu no terreno do Santa Maria, que é tão só um dos principais perseguidores dos azuis na luta pela subida. Dinis apontou o golo decisivo.
A deslocação foi extremamente difícil e colocou à prova a capacidade do FC Vizela. Primeiro, porque era um jogo contra o terceiro classificado, segundo, devido ao ambiente sempre difícil na bancada, e, por fim, pela hora invulgar do jogo, disputado a uma sexta-feira às 20h45. Contudo, tal como é caraterístico nesta equipa, a formação de Simão Barros parte para todos os jogos com o propósito de os vencer e foi essa a imagem deixada em Galegos.
O início do jogo foi frenético, com ambas as equipas a quererem mostrar o seu valor. O Santa Maria procurava criar perigo através de lances de bola parada, enquanto o FC Vizela tentava impor o seu estilo de jogo. À medida que o tempo passava, a equipa vizelense foi claramente dominando a partida. Aos 21 minutos, Maks, dentro da área, teve uma boa oportunidade, mas não conseguiu inaugurar o marcador. No entanto, aos 26 minutos, numa jogada de bola parada bem trabalhada, Dinis marcou o golo solitário do encontro, após cruzamento de Alves.
Na segunda parte, Simão Barros promoveu três alterações: saíram Cunha, Vasco e Jeison, entraram Cadu, Marques e Dani, com o objetivo de manter o jogo sob controlo. A segunda metade acabaria por ser de sentido único, com o FC Vizela a dominar quase todo o tempo no meio-campo ofensivo. Embora sem conseguir criar muitas oportunidades claras, Dani, Maks, Marques e Bezerra tiveram hipóteses de sentenciar o desafio. Aos 88 minutos, Bezerra esteve muito perto de fazer um golo incrível, que teria feito levantar a bancada.
O triunfo, embora pela margem mínima, não deixou de premiar uma exibição recheada de alma, ambição e compromisso em todos os momentos do encontro. Com 54 pontos somados em 20 jornadas, o FC Vizela destacou-se em relação a este seu adversário (13 pontos de vantagem), mas o Merelinense, segundo classificado, mantém a pressão, fruto de oito vitórias consecutivas.
FICHA TÉCNICA (Sub-17)
Santa Maria FC 0-1 FC Vizela
Local: Campo de Jogos José Crisóstomo Gonçalves (Galegos, Barcelos)
Árbitro: Maria Silva (AF Braga)
Assistentes: Rui Areias / Inês Dantas
Santa Maria FC: Afonso Macedo; Afonso Mota, Pedro Oliveira (Filipe Barbosa, 53’), Diogo Macedo e Daniel Santos (Leónidas Barbosa, 77’); Guilherme Martins, Bruno Rodrigues (Guilherme Rodrigues, 70’) e Guilherme Teles (Gonçalo Oliveira, 77’); João Chã, Guilherme Bulhões e Afonso Fernandes.
Suplentes não utilizados: Rodrigo Gonçalves, Eduardo Oliveira, Miguel Durães, Afonso Maciel e Diogo Santos.
Treinador: Alexandre Cachada
FC Vizela: Castro; Sousa, Dinis, Medeiros e Alves; Leão (C) e Lucas (Luís, 72’); Jeison (Cadu, 45’), Cunha (Marques, 45’) e Vasco (Dani, 45’); Maks (Bezerra, 76’).
Suplentes não utilizados: Tomás Silva, Tiago Monteiro, Dima e Gonçalo.
Treinador: Simão Barros
Golo: Dinis (26’).
Cartões Amarelos: Afonso Mota (2’), Vasco (22’), Alves (30’), Jeison (39’), João Chã (40’) e Sousa (84’).
Resultado enganador para os Sub-16
Na receção ao líder da Série B da I Divisão da AF Braga em Juvenis, o FC Vizela saiu derrotado por números exagerados (0-3), numa partida que acabou por não ser assim tão desequilibrada como o resultado pode indiciar. Os forasteiros adiantaram-se num pontapé de canto, ainda na etapa inicial, mas o triunfo do Águias de Alvite apenas ficaria consumado na reta final do jogo, primeiro num remate indefensável, depois no aproveitamento de um erro defensivo. Os vizelenses seguem tranquilos na sétima posição da tabela classificativa ao cabo de 17 jornadas.

FICHA TÉCNICA (Sub-16)
FC Vizela 0-3 Águias de Alvite
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: Guilherme Rodrigues (AF Braga)
Assistentes: Rúben Lopes / Rafael Mendes
FC Vizela: Coelho; Rodrigo Mendes, Pedro Cecchi, Alex e Ângelo; Dani, Bernardo (Zé Pedro, 80’) e Afonsinho (C); Dinis (Cristiano, 68’), Rúben e Diego.
Suplentes não utilizados: Rodrigo Pereira e Sérgio.
Treinador: Pedro Silva
Águias de Alvite: João Passos; Tomás Carreira (José Leite, 87’), Júlio Oliveira, Francisco Leite e Ivo Mendes (José Carvalho, 45’); Rodrigo Oliveira (Raul Magalhães, 87’), Fábio Barroso (João Carvalho, 82’) e Rodrigo Gomes (Leandro Baptista, 79’); Tomás Martins, José Gonçalves e Martim Carvalho.
Suplentes não utilizados: Alexandre Ferreira e Rodrigo Vilela.
Treinador: Bernardino Mendes
Golos: 0-1 Tomás Carreira (33’), 0-2 Rodrigo Oliveira (78’) e 0-3 Rodrigo Oliveira (81’).