Sub-19 metem a segunda em Gouveia

Na Serra da Estrela, o FC Vizela fez da eficácia a chave para amealhar mais três pontos na fase de subida à I Divisão Nacional. Os azuis venceram o Gouveia por 2-0 com os golos a aparecerem somente na segunda parte, por Tomás Pereira e Zé Afonso, depois de o guarda-redes dos da casa ter defendido um penálti de Xavier Cavaco na primeira.

O conjunto de Marcos Bastidas estava alertado para as dificuldades que podia encontrar nesta deslocação a Gouveia. O triunfo dos serranos em Moreira de Cónegos foi levado em conta e o FC Vizela apresentou-se com uma exibição rigorosa e plena de eficácia, ainda que os golos tenham surgido somente na etapa complementar, o segundo dos quais já ao soar do gongo. Os vizelenses levavam consigo a motivação da goleada imposta sobre o Lourosa no arranque desta fase decisiva, mas encontraram um adversário atlético e competitivo, com vários jogadores de elevada estatura, com capacidade para fazerem a diferença em lances de bola parada.

Numa partida sem grandes oportunidades de golo, a primeira pertenceu ao Gouveia, logo a abrir no primeiro minuto, com o esférico a embater no poste. O mau estado do relvado do Municipal de Farvão não ajudava ao maior tecnicismo do conjunto vizelense, beneficiando a turma da casa no aspeto físico. Contudo, a organização demonstrada pelo FC Vizela travou as melhores intenções do Gouveia e aquele lance ao poste acabaria por ser o único flagrante dos da casa na primeira metade. Por outro lado, os vizelenses até desfrutaram de soberanas oportunidades para se adiantarem no marcador ainda antes do intervalo. Primeiro por Tomás Pereira, isolado. Depois, da marca de grande penalidade, Xavier Cavaco executou bem, mas Thierry Moura protagonizou enorme defesa, mantendo tudo a zeros.

No reatamento, o FC Vizela entrou melhor, mais pressionante, foi-se acercando com maior frequência da baliza adversária, tornando o jogo mais difícil ao Gouveia. Contudo, os golos chegaram praticamente no derradeiro quarto de hora. Aos 73 minutos, Joy insistiu, ficou numa excelente posição e serviu Tomás Pereira, que só teve de encostar para o primeiro. A perder, o Gouveia apostou num estilo de jogo mais direto, com bolas bombeadas para o ataque, mas os defensores vizelenses foram resolvendo. Até que, aos 88 minutos, Gonçalo Sousa puxou o esférico para dentro e Zé Afonso, com um ligeiro desvio, tirou a bola do alcance de Thierry Moura, que nada pôde fazer para evitar a consumação do triunfo do FC Vizela por 2-0.

Não se pode dizer que tenha sido um triunfo confortável, apesar da diferença de dois golos no resultado, mas a verdade é que a formação vizelense fez por querer mais que o adversário e para a história ficou o segundo triunfo em dois jogos. Significa isto que o objetivo do regresso do FC Vizela à I Divisão Nacional se encontra bem encaminhado, embora não exista margem para qualquer veleidade. Numa fase tão importante e desafiante como esta, a receção ao Machico está aí à porta e são muitos os pontos que ainda continuam em cima da mesa até maio.

FICHA TÉCNICA

CD Gouveia 0-2 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Farvão (Gouveia)

Árbitro: Paulo Afonso (AF Castelo Branco)

Assistentes: Hélio Tavares e Igor Ribeiro

CD Gouveia: Thierry Moura; Henrique Almeida (Simão Cunha, 83’), Gustavo Costa, Guilherme Pereira e Pedro Simões; Tiago Martinho, David Rosa e Leelan Silva-Richards (Afonso Santos, 67’); Simão Tomaz (Simão Pereira, 51’), Illia Kosterev e Rodrigo Figueiredo.

Suplentes não utilizados: Gonçalo Cajelot, Yannick Embaló, Guilherme Oliveira, Afonso Clara e Jony Fernandes.

Treinador: Marco Almeida

FC Vizela: Pedro Lopes; Gonçalo Sousa, Miguel Cruz, João Silva (C) e Dani; Xavier Cavaco, Luís Magalhães (Rodrigo Sebastião, 65’) e Guilherme Santos; Zé Afonso (Edgar, 90’), Tomás Pereira e Joy (Gustavo Lopes, 90’).

Suplentes não utilizados: Leandro, Ricardo Marques, Davi Silva, Tomás Domingues e Francisco Silva.

Treinador: Marcos Bastidas

Golos: 0-1 Tomás Pereira (73’) e 0-2 Zé Afonso (88’).

Cartões Amarelos: Gonçalo Sousa (56’) e Guilherme Pereira (86’).