O FC Vizela iniciou a sua participação na fase de subida do Campeonato Nacional da II Divisão com uma goleada expressiva (5-1) sobre o Lusitânia de Lourosa FC. Um encontro resolvido ainda na etapa inicial à custa da inspiração de Joy, protagonista de um hat-trick.
Numa partida aguardada com grande expetativa, já que se representava o pontapé de saída na fase de subida, etapa na qual parte em busca de um regresso à I Divisão Nacional, o FC Vizela viveu uma estreia de sonho ao golear o Lusitânia de Lourosa de forma clara e convincente. Apesar de o primeiro lance ter pertencido à turma forasteira, com o guardião Pedro Lopes a resolver, os vizelenses inauguraram o marcador na primeira oportunidade que tiveram, ainda bem cedo, aos 5 minutos de jogo. Joy, na recarga a um primeiro remate ao poste, fez o 1-0 e, a partir daí, só deu FC Vizela. Aos 26 minutos, no seguimento de um lance de bola parada, Joy estava no sítio certo para, de cabeça, elevar uma contagem que seria ampliada pouco depois da meia hora. Outra vez Joy, a completar o hat-trick, desta feita após boa recuperação e trabalho de Dani. Praticamente a fechar o primeiro tempo, aos 40 minutos, num lance de alguma atrapalhação dos lusitanistas, Afonso Paradela marcou na própria baliza e o FC Vizela recolheu aos balneários para o intervalo a vencer por quatro bolas sem resposta.
No reatamento, os primeiros minutos foram algo confusos de parte a parte, com uma toada mais equilibrada e muitos duelos na zona intermediária. Seria na sequência desse período menos espetacular do encontro que o Lusitânia de Lourosa viria a reduzir a diferença no resultado. Manuel Sousa apareceu ao segundo poste a marcar para os forasteiros, depois de uma primeira tentativa de corte da defensiva azul, aos 65 minutos. A eventual reação nem se fez sentir porque, volvidos dois minutos, Tomás Pereira, que tinha acabado de saltar do banco, finalizou de pé esquerdo uma excelente combinação com Davi Silva, selando desta forma o 5-1 final. Nos últimos vinte minutos do desafio, os vizelenses ainda tiveram mais duas boas chances, ao passo que os lusitanistas tiveram uma, mas o resultado não viria a mexer mais.
Os três pontos ficaram com o FC Vizela e o resultado injeta dose suplementar de motivação para a deslocação que se avizinha na segunda ronda. Os pupilos de Marcos Bastidas viajam até à Serra da Estrela para defrontar o CD Gouveia, que provocou um dos dois resultados inesperados da jornada inaugural ao vencer em Moreira de Cónegos (o outro foi o Machico que superou o Paços de Ferreira). A partida em Gouveia está marcada para sábado, dia 1 de março, às 15h00.
FICHA TÉCNICA
FC Vizela 5-1 Lusitânia de Lourosa FC
Local: Campo Municipal de Santo Adrião
Árbitro: Rodrigo Macedo (AF Viseu)
Assistentes: João Santos e Gabriel São Bento
FC Vizela: Pedro Lopes; Gonçalo Sousa, Miguel Cruz, João Silva (C) e Dani; Xavier Cavaco (Luís Magalhães, 85’), Guilherme Santos e Zé Afonso (Tomás Pereira, 65’); Rodrigo Sebastião (Francisco Silva, 85’), Gustavo Lopes (Davi Silva, 65’) e Joy (Ricardo Alves, 77’).
Suplentes não utilizados: Leandro, Maks, Edgar e Tomás Domingues.
Treinador: Marcos Bastidas
Lusitânia de Lourosa FC: Rafael Martins; Afonso Paradela, Rodrigo Gramoso, Jota (Tomás Pinto, 60’) e Rodrigo Celestino (Gonçalo Pinto, 75’); Falcão, Pedro César e Miguel Faneco (Ianis Gomes, 60’); Simão Silva (Alexandre Santos, 60’), Dani Matos (Manuel Sousa, 60’) e Gonçalo Trindade.
Suplentes não utilizados: Tomás Baptista, Rodrigo Veiga, Álvaro Oliveira e Gonçalo Sonim.
Treinador: Pedro Carneiro
Golos: 1-0 Joy (5’), 2-0 Joy (26’), 3-0 Joy (36’), 4-0 Afonso Paradela (40’, p. b.), 4-1 Manuel Sousa (65’) e 5-1 Tomás Pereira (67’).
Cartões Amarelos: Miguel Faneco (3’), Joy (30’), Dani Matos (50’) e Ianis Gomes (79’).