FC Vizela embala com vitória da superação

No encontro de encerramento da jornada 21, o FC Vizela foi a Torres Vedras prolongar o seu momento muito positivo com uma vitória por 4-2, construída numa exibição de grande capacidade, especialmente de superação, que permitiu à equipa de Fábio Pereira recuperar por duas vezes do golo da igualdade dos da casa. Morschel foi a figura.

Os resultados da jornada acrescentavam ainda mais interesse ao já por si só apelativo duelo entre FC Vizela e Torreense, na capital do Oeste. Ambas as equipas viam neste jogo a oportunidade de se chegarem à frente na tabela classificativa. Por um lado, o Torreense vinha de quatro empates consecutivos, por outro, o FC Vizela apresentava-se altamente moralizado pelo seu mais recente percurso no campeonato com quatro vitórias e dois empates nos últimos seis jogos. O velho adágio indica que, em equipa que ganha, não se mexe, como tal, Fábio Pereira apostou no mesmo onze que, uma semana antes, batera em casa o Benfica B.

A primeira parte foi muito bem disputada. Não teve golos, é certo, mas teve períodos eletrizantes com as balizas sempre no radar. Os minutos iniciais do desafio mostraram um FC Vizela cheio de vontade em impor o seu jogo. A pressão alta, caraterística da equipa, condicionava o Torreense e colocava-a sempre mais perto da baliza contrária. Damien Loppy ameaçou com um cabeceamento prensado, num lance em que se reclamou eventual mão na bola (a análise do VAR não vislumbrou infração). A equipa da casa percebeu que ia ter dificuldades em jogar de forma mais organizada, fruto do condicionamento imposto pelos vizelenses, e apostou claramente nas transições, sobretudo, na rapidez de Dany Jean, que perdera o colega de sector, Mathys, substituído por lesão, aos 10 minutos. A primeira situação flagrante de golo no jogo pertenceu ao Torreense, estavam jogados 17 minutos. Léo Silva, à entrada da área, testou a atenção a Ruly, que se opôs muito bem com uma sapatada junto ao solo. O FC Vizela respondeu de imediato em lance idêntico. Desta vez, foi Thiago Rodrigues a esticar-se e a evitar o golo a Morschel, após excelente trabalho do internacional dominicano. O encontro experimentava uma fase de constantes desequilíbrios e até nas situações de perigo, as equipas pareciam imitar-se: Léo Silva, em posição frontal, não intercetou o cruzamento de Dany Jean; do lado vizelense, Morschel também não conseguiu chegar para a finalização de um bom lance de Prosper Obah, na dobragem da meia hora. Nos últimos quinze minutos, o FC Vizela atacou mais (terminou etapa inicial com o dobro dos ataques do Torreense), ameaçou mais, mas não chegou ao golo. Damien Loppy, a passe de Lebedenko, viu um adversário ser providencial à sua equipa no corte, antes de o mesmo jogador abrir para Prosper Obah e ver este a atirar forte, ligeiramente ao lado.

Se o primeiro tempo já foi agradável aos adeptos que se deslocaram num horário pouco convidativo (e de Vizela viajou uma boa falange), o que dizer da etapa complementar. Emoção, muita emoção, com as duas equipas apostadas em desfazer o nulo e os golos aprimoraram o espetáculo. Quis o destino que os golos do FC Vizela fossem marcados mesmo à frente dos vizelenses que viajaram até Torres Vedras. E a festa começou aos 54 minutos. Yannick Semedo recebeu um excelente passe de Morschel, que aproveitara uma má reposição do guarda-redes do Torreense, e fuzilou autenticamente Thiago Rodrigues. Grande golo, que seria sol de pouca dura, na medida em que, cinco minutos volvidos, Ruly cometeu grande penalidade na dividida com Javi Vazquez e Balanta repôs a igualdade. O ritmo frenético deixava antever mais mexidas no marcador. Aos 63 minutos, o FC Vizela passou de novo para a frente através de Morschel, que rompeu pelo corredor central até ao remate certeiro e indefensável. Fábio Pereira refrescou o ataque e ofereceu equilíbrio ao sector intermediário com a entrada de Busnic. A equipa vizelense estava embalada e queria mais. Thio Ntolla tirou tinta ao poste e ameaçou o terceiro, porém, o Torreense chegaria ao 2-2 através de um remate colocadíssimo de Javi Vazquez à entrada da área, aos 78 minutos. Só que, à semelhança de outras ocasiões, o FC Vizela reagiu e fê-lo com a capacidade de superação e empenho que tem caraterizado o seu futebol. Os adeptos do Torreense nem saborearam o empate, já que, numa bola longa, Vivaldo Semedo aguentou a carga de um adversário e ficou na cara de Thiago Rodrigues, desfeiteando-o com a frieza necessária para gáudio da falange vizelense. A vitória já não escaparia ao FC Vizela, que viu Diogo Nascimento atirar com grande perigo, antes de Morschel carimbar o quarto golo e uma exibição individual para mais tarde recordar. Dois golos e uma assistência do possante jogador, que, ao segundo minuto da compensação, só teve de encostar uma bola servida de bandeja pelo colega Busnic.

Triunfo inquestionável do FC Vizela, que foi mais organizado, mais atrevido e nunca desarmou em cenários de adversidade. Os três pontos somados juntam-se a outras conquistas colaterais, em função dos resultados verificados nesta jornada da II Liga. Num ápice, Fábio Pereira retirou a equipa do espectro dos lugares indesejáveis para aproximá-la dos primeiros e a distância para o topo da montanha (classificação, entenda-se) já está nos seis pontos. O próximo desafio é domingo às 11h00, em casa, e seguramente com o calor de milhares de adeptos, os que viajaram até Torres Vedras numa enorme demonstração de apoio e os que aguardam ansiosamente pela receção ao Leixões.

FICHA TÉCNICA

SCU Torreense 2-4 FC Vizela

Local: Estádio Manuel Marques (760 espectadores)

Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)

Assistentes: André Dias / João Martins

4º Árbitro: Ricardo Carreira (AF Lisboa)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Paulo Barradas (AF Setúbal) / Hugo Coimbra

SCU Torreense (3x5x2): Thiago Rodrigues; Né Lopes (Pité, 73’), N’Tamon Elie (Manuel Pozo, 61’) e Lomboto; Dani Bolt, Vasco Oliveira, Léo Silva, Balanta (C) e Javi Vazquez; Mathys (Etyan Morales, 11’) e Dany Jean.

Suplentes não utilizados: Lucas Paes, Rúben Pinto, Aboubacar Ali, Talles Wander, Brian Agbor e David Costa.

Treinador: Tiago Fernandes

FC Vizela (4x2x3x1): Ruly; Jojó (Marco Tol, 86’), Jota (C), Anthony Correia e Lebedenko; Yannick Semedo e Diogo Nascimento (Rhyner, 90’); Prosper Obah (Busnic, 66’), Morschel e Damien Loppy (Thio Ntolla, 45’); Milovanovic (Vivaldo Semedo, 66’).

Suplentes não utilizados: Kacper Bieszczad, Bastunov, João Reis e Rodrigo Ramos.

Treinador: Fábio Pereira

Golos: 0-1 Yannick Semedo (54’), 1-1 Balanta (59’, g. p.), 1-2 Morschel (63’), 2-2 Javi Vazquez (78’), 2-3 Vivaldo Semedo (81’) e 2-4 Morschel (90’+2’).

Cartões Amarelos: Balanta (45’+1’), Milovanovic (45’+2’), Jojó (49’) e Morschel (90’+3’).

“Sinto-me muito feliz. Toda a equipa jogou muito bem. Estava a ser um jogo difícil. Estou muito feliz pela equipa e queremos continuar assim.”

Morschel (Jogador do FC Vizela e Homem do Jogo)

“Queríamos continuar a nossa boa série e correu bem. Trabalhamos todos os dias para ganhar e para sermos melhores. Os resultados trazem confiança. Uma palavra de agradecimento a estes adeptos pelo esforço de terem vindo neste horário em dia trabalho.”

Anthony Correia (Jogador do FC Vizela)

“É uma vitória justa. A equipa está de parabéns pela atitude. Somos uma equipa que não desiste, que procura sempre um resultado positivo. Os jogadores estão motivados e acreditam que é possível subir na tabela.”

Fábio Pereira (Treinador do FC Vizela)