À terceira foi de vez

O FC Vizela alcançou a primeira vitória na Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, após vencer o GD Estoril Praia por 4-1, na 3ª jornada. Renato Valente abriu o marcador, seguido de um bis de Messias, antes de Pedro Ramos fechar as contas para os vizelenses.

Numa manhã onde o nevoeiro parecia querer ficar para ver o jogo, FC Vizela e o GD Estoril Praia encontraram-se em Vila Meã para mais uma jornada da Fase de Apuramento de Campeão. O início foi equilibrado e ambas as equipas demonstraram vontade em chegar à área adversária o mais rápido possível. A primeira oportunidade foi dos estorilistas: após a sucessão de um canto, Tiago Brito (ex-FC Vizela) viu a bola sobrar para si e rematou, mas Thiago Pereira disse presente (4’). O FC Vizela viria a responder e após um de trabalho de pressão bem realizado, António Infante esteve muito perto de fazer o golo inaugural, mas o esférico passou por baixo do guarda-redes e saiu a rasar o poste direito da baliza adversária (19’). Os estorilistas não cediam e queriam impor-se dentro de campo. Tiago Brito com um grande passe, lançou a bola para Manga Foe Ondoa, que, de calcanhar, serviu Amadu Hashimi, mas este viu a sua tentativa de golo ser travada pelo guarda-redes vizelense, que desviou a bola para canto (25’). Na sucessão da bola parada, Tiago Brito, novamente, ganhou nas alturas, mas o cabeceamento saiu por cima (26’).

Ambas as equipas estavam a criar ocasiões de perigo, mas o golo inaugural acabou por pertencer ao FC Vizela: Pedro Ramos, de fora de área, cruzou para Renato Valente, que, de cabeça, bateu Zeljko Vitorovic e colocou os minhotos em vantagem (27’). Pouco tempo depois, António Infante virou o jogo para Renato Valente e este serviu Messias, que dilatou a vantagem para dois golos de diferença (37’). O terceiro golo surgiu logo a seguir, com Messias a aproveitar um desentendimento da defesa estorilista para, com um remate picado, bisar no encontro (42’). O passe foi de Infante. Entretanto, o árbitro apitou para intervalo e a superioridade vizelense era já evidente. Porém, a Equipa da Linha aproveitou o descanso para refrescar as ideias e no início da segunda parte, Miguel Salgado foi o primeiro a criar perigo, na sequência de um canto, mas o cabeceamento saiu ao lado (52’). Minutos depois, Tiago Brito, no decorrer do mesmo tipo de bola parada, também falhou o remate de cabeça (59’).

O jogo partiu-se um pouco e os canarinhos acabaram por chegar ao golo. Thiago Pereira ainda defendeu o remate de Miguel Salgado, porém Manga Foe Odoa aproveitou a recarga para reduzir a desvantagem da sua equipa (72’). O FC Vizela não tremeu e não demorou a reagir. Joy driblou alguns adversários e encontrou Pedro Ramos, que soltou o esférico para Fábio Freitas permitir a defesa do guarda-redes adversário (79’). Instantes depois, Joy voltou a fazer um excelente trabalho de drible, fez o passe para Pedro Ramos, que combinou com Martim de Boloto de calcanhar. Este último fez um passe a rasgar a área adversária para Fábio Freitas, que acabou por ser agarrado (81’). Penálti assinalado e Pedro Ramos aproveitou a soberana oportunidade para fazer o quarto golo dos vizelenses e fechar a contagem (83’). Perto do final, Thiago Pereira voltou a ser protagonista de uma grande defesa, negando o golo certo a Dionildo Vilhete, que surgiu em posição clara para marcar (90’+2’). O resultado não mais se alterou e o FC Vizela venceu por 4-1 o atual detentor do troféu da Liga Revelação.

Os Sub-23 deslocam-se agora até Barcelos para defrontar o Gil Vicente FC, na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, às 15 horas.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-1 GD Estoril Praia

Local: Estádio Municipal de Vila Meã

Árbitro: José Matos (AF Braga)

Assistentes: José Assis e José Noversa

FC Vizela: Thiago Pereira; Chadai, José Sampaio, José Gonzalez (Miguel Cruz, 27’) e Sylvestre Costa; Rodrigo Carvalho (Fábio Freitas, 62’), Martim Boloto, Messias e António Infante (Joy, 62’); Renato Valente (Francisco Brandão, 85’) e Pedro Ramos (Diogo Martins, 85’).

Suplentes não utilizados: Luís Coelho, Pedro Dinis, Gonçalo Malheiro, Diogo Reis, Miguel Constantinescu, Hugo Girardin, Hugo Oliveira.

Treinador: Simón Lamas

GD Estoril Praia: Zeljko Vitorovic; Pedro Andrade (Dionildo Vilhete, 78’), Diogo Grima, Martim Filipe e António Vital (Yanis Boisseau, 64’); Santiago Rocha (Márcio Moreira, 64’), Tiago Brito e Manga Foe Ondoa; Amadu Hashimi (Miguel Salgado, 46’), Ruben Silva-Richards e Martim Watts (Juan Herrera, 46’).

Suplentes não utilizados: Rui Vieira, Duarte Pina, Tiago Parente e Pedro Pires.

Treinador: Vítor Couto

Golos: 1-0 Renato Valente (28’), 2-0 Messias (37’), 3-0 Messias (43’), 3-1 Manga Foe Ondoa (72’) e 4-1 Pedro Ramos (82’).