O FC Vizela regressou aos triunfos em grande estilo. No difícil teste de Marinhas, a equipa de Simão Barros venceu por 1-0 e alargou vantagem sobre os rivais diretos. Um golo de Vasco, apontado na segunda parte, foi decisivo para a vitória que fará o FC Vizela chegar a 2025 isolado na liderança da Divisão de Honra.
Esta era tida como uma deslocação extremamente difícil, não só pela qualidade do adversário que se encontrava na terceira posição da tabela, mas principalmente pelo período de menor fulgor que o FC Vizela estava a viver, traduzindo-se em mais um teste à vitalidade do grupo. O ambiente prometia e até os adeptos da casa recorreram à pirotecnia para tentar intimidar a turma vizelense, mas isso só inflacionou a sua vontade de vencer. Na primeira parte, o FC Vizela foi superior sem ter o domínio completo, o que permitiu criar algumas oportunidades prometedoras. Manu, depois de ultrapassar o guarda-redes contrário, permitiu o corte, Maks também tirou um adversário do seu caminho, mas não conseguiu finalizar com êxito, finalmente, Luís, no seguimento de uma boa jogada coletiva, não foi direto à baliza.
Na segunda parte, o conjunto de Simão Barros voltou a entrar bem e o avançar do tempo fez a equipa crescer. Luís, Jeison, Maks e Cunha desfrutaram de excelentes situações para inaugurar o marcador, mas este seria finalmente aberto aos 75 minutos. Passe de excelência de Leão para Vasco, de primeira, atirar a contar. Daí até final, o FC Vizela foi sólido e unido o suficiente para conservar a vantagem mínima e, assim, regressar aos triunfos no campeonato, depois de dois empates consecutivos.
Nota para um apontamento digno de registo, que já não surpreende quem acompanha esta equipa desde o início da temporada. Quando o resultado ainda estava com um 0-0, Jeison ficou em superioridade com a baliza à mercê, adiantando-se a um adversário que sentiu uma cãibra, mas o atacante dos vizelenses colocou o esférico fora das quatro linhas para que o jogador do Marinhas pudesse ser assistido. Uma atitude merecedora de cartão branco.
Quando faltam duas jornadas para terminar a primeira volta, o FC Vizela segue invicto na prova e passa a dispor de mais quatro pontos sobre Prado e Santa Maria, e seis sobre o Marinhas, agora na quarta posição da grelha geral da Divisão de Honra. A terminar 2024 há ainda jogo, desta feita para a Taça da AF Braga, com os vizelenses a visitarem o terreno do Desportivo de São Cosme, uma partida da III eliminatória agendada para as 14h30 do próximo sábado, dia 21 de dezembro.
FICHA TÉCNICA (Sub-17)
FC Marinhas 0-1 FC Vizela
Local: Estádio Avelino Peres Filipe (Marinhas, Esposende)
Árbitro: Diogo Cachetas (AF Braga)
Assistentes: João Alves / Pedro Costa
FC Marinhas: Manuel Torres; Guilherme Rodrigues, Gabriel Cardoso, Emanuel Carlos e Martim Chã (Martim Vieira, 63’); João Barbosa (Rafael Rolo, 89’), Diogo Senra (Gustavo Eiras, 45’) e Afonso Barbosa; Francisco Abreu (Dinis Magalhães, 89’), Rodrigo Neiva (Simão Matos, 76’) e Afonso Escrivães.
Suplentes não utilizados: Rodrigo Filipe, Diogo Martins e Afonso Loureiro.
Treinador: Rúben Machado
FC Vizela: Castro; Sousa, Tiago Monteiro, Dinis e Alves (C); Leão e Lucas (Vasco, 70’); Manu (Jeison, 59’), Luís (Cadu, 70’) e Tiago Marques (Cunha, 59’); Maks (Rúben, 81’).
Suplentes não utilizados: Tomás Silva, Dima e Sérgio.
Treinador: Simão Barros
Golo: Vasco (75’).
Cartões Amarelos: Maks (16’), Afonso Escrivães (29’), João Barbosa (45’), Cadu (88’) e Emanuel Carlos (90’).
Sub-16 continuam na senda dos bons resultados
A equipa vizelense de Juvenis prossegue a sua marcha vitoriosa no campeonato da I Divisão da AF Braga, após mais um triunfo caseiro, desta vez sobre o Ribeirão. 1-0 foi o resultado de um jogo bem disputado e resolvido apenas na segunda parte. Depois de uma primeira parte na qual as oportunidades foram escassas de parte a parte, o tento precioso acabaria por chegar através da marca de grande penalidade, numa transformação exemplar de Ângelo, aos 71 minutos. Esta foi a sétima vitória do FC Vizela em dez jogos entretanto disputados, um quadro que mantém os azuis bem ligados aos lugares cimeiros da tabela classificativa.
FICHA TÉCNICA (Sub-16)
FC Vizela 1-0 Ribeirão FC
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela
Árbitro: José Vaz (AF Braga)
Assistentes: Henrique Pereira / Pedro Mota
FC Vizela: Coelho; Vasco, Rodrigo Mendes (Artur, 77’), Alex e Ângelo; Dani, Bernardo e Afonsinho (C) (Xico, 68’); Flávio (Dinis, 86’), Zé Pedro (David, 77’) e Bezerra (Diego, 86’).
Suplente não utilizado: Rodrigo Pereira e Pinto.
Treinador: Pedro Silva
Ribeirão FC: Rúben Moreira; Tomás Antunes (Simão Carvalho, 75’), Gonçalo Ribeiro, Tomás Dias (Martim Costa, 75’) e Duarte Veloso; Tomás Santos (Rúben Azevedo, 63’), Rodrigo Ribeiro (João Navio, 58’) e João Marques (Tiago Costa, 63’); Rúben Pinheiro (Simão Alves, 75’), José Pires (Luís Azevedo, 63’) e João Costa (Tiago Martins, 45’).
Suplente não utilizado: Martim Ferreira.
Treinador: António Moura
Golo: Ângelo (71’, g. p.).
Cartões Amarelos: Rodrigo Ribeiro (24’), Tomás Dias (52’), Tomás Santos (63’), Rúben Pinheiro (66’), David (85’) e Duarte Veloso (90’+3’).
Cartão Vermelho: Luís Azevedo (88’).