Sub-19 goleiam em Mirandela (6-0) com primeira parte de luxo. Vantagem nos lugares de apuramento para a fase de subida aumentou.
O FC Vizela voltou aos triunfos, depois do empate caseiro no dérbi diante do Moreirense, com uma goleada em Mirandela, casa do penúltimo classificado, obtida em grande estilo, com bons momentos e com uma primeira parte de luxo.
A verdade é que a vitória foi construída bem cedo. Aos 4′, já Ricardo Alves, lançado por Tomás Pereira, aparecia para fazer o primeiro. E cinco minutos depois chega o segundo, num golaço de Xavier Cavaco, que bate de fora da área sem dar hipóteses a Luiz Davi. Se o FC Vizela já era favorito, mais se tornou. E essa tranquilidade permitiu, depois, gerir o jogo com qualidade e nota artística suficiente. As oportunidades sucediam-se e, aos 20 minutos, Tomás Pereira aproveitou um ressalto para fazer o terceiro. O quarto chegou aos 32′. Foi, talvez, o melhor momento da tarde. Canto para o FC Vizela, bola passada para trás e, à entrada da área, Guilherme Santos enche o pé para fazer um golaço. Corria tudo bem e, até ao intervalo, haveria tempo para mais um. Aos 37′, foi Gustavo Lopes a desmarcar-se bem, após assistência de Gonçalo Sousa, e a bater o guarda-redes dos transmontanos. Nota para um lance de golo do Mirandela pouco depois, insuficiente para lançar a reação.
Na segunda parte, com o treinador Marcos Bastidas a optar por poupar alguns jogadores e, simultaneamente, dar minutos a outros, o ritmo baixou, mas a toada manteve-se, até porque o resultado estava feito e nem animicamente os transmontanos eram capazes de se levantar. Maksym Lysenko podia ter feito o 6-0, que Francisco Silva não erraria, com um remate colocado, após excelente assistência de Guilherme Santos. Estavam decorridos 73 minutos de jogo e pouco mais aconteceu depois.
Com os resultados da jornada, o FC Vizela manteve a liderança, mas aumentou a vantagem sobre AVS e Varzim, dois dos perseguidores. A vantagem sobre o terceiro lugar é, agora, de sete pontos, margem confortável para quem quer assegurar um dos dois primeiros lugares para seguir para a fase de subida.
FICHA TÉCNICA
SC Mirandela 0-6 FC Vizela
Local: Campo Desportivo da Reginorde (Mirandela)
Árbitro: Telmo Paiva (AF Guarda)
Assistentes: Bernardino Sousa e Alexandre Paulino
SC Mirandela: Luiz Davi; João Fontes (Estevão Boaventura, 79′), Rui Santos, Renan e Rodrigo Pinto; Rodrigo Teixeira (Filipe Gonçalves, 71′), Emerson e Bruno Freitas (Afonso Caldeira, 71′); Nené Ramalho, Márcio Tavares (Tomás Frederico, 60′) e Paulo Carvalho (Hugo Clemente, 60′).
Suplentes não utilizados: Saulo Scipião e Nuno Mendo.
Treinador: Ricardo Gomes
FC Vizela: Pedro Lopes; Gonçalo Sousa (Davi Silva, 46′), Edgar Ribeiro, João Silva (Francisco Silva, 46′) e Ricardo Daniel; Xavier Cavaco (João Lopes, 46′) e Guilherme Santos; Rodrigo Sebastião (Zé Afonso, 60′), Gustavo Lopes, Tomás Pereira (Maksym Lysenko, 60′) e Ricardo Alves.
Suplentes não utilizados: Leandro Ribeiro e Luís Magalhães.
Treinador: Marcos Bastidas
Golos: 0-1 Ricardo Alves (4′), 0-2 Xavier Cavaco (9′), 0-3 Tomás Pereira (20′), 0-4 Guilherme Santos (32′), 0-5 Gustavo Lopes (37′) e 0-6 Francisco Silva (73′).
Cartões Amarelos: Rui Santos (47′), Márcio Tavares (51′), Guilherme Santos (57′) e Paulo Carvalho (59′).