Triunfo saboroso na prova dos nove

FC Vizela sobe à liderança provisória da Liga Revelação depois de vencer o SCU Torrense (1-0) num jogo em que passou largo tempo com 10 jogadores e, depois, com apenas nove. Golo de Alvarado decisivo. Terceira vitória consecutiva.

A equipa de Sub-23 do FC Vizela está na melhor fase da temporada e engatou hoje o terceiro triunfo consecutivo, frente ao SCU Torreense, curiosamente o anterior líder, que assim troca de posição com os vizelenses, ainda que com a vantagem de terem mais um jogo do que o FC Famalicão. No primeiro jogo sem o treinador Simón Lamas no banco de suplentes – subiu à equipa principal – o triunfo, diga-se, foi obtido com toda a justiça, não só pela qualidade e superioridade reveladas quando se jogou de igual para igual, como pela capacidade defensiva, de entreajuda e atitude reveladas quando a equipa ficou em inferioridade numérica, especialmente quando ficou com 10 jogadores.

O início do jogo mostrou um FC Vizela muito mais espevitado, com sinal mais desde o começo e algumas investidas perigosas, especialmente por Alejandro Alvarado, que nos primeiros 10 minutos apareceu duas vezes em boa posição para rematar, permitindo em ambas que Silas Bjerre levasse a melhor. Prenúncio para o que estava para vir. Aos 26′, jogada semelhante e o médio norte-americano a bater o guarda-redes adversário, com um remate já dentro da área que desviou num defesa contrário. O jogo estava para o Vizela, que insistia e muitas vezes da mesma forma: construía por dentro, saía por fora e cruzava recuado para alguém aparecer a bater. Aos 32′ foi Chadai a construir e Infante a finalizar, mas um pouco por cima. O Torreense não encontrava forma de assustar, mas o jogo mudaria um pouco entre o minuto 40, altura em que Thiago apareceu pela primeira vez a evitar o golo, e os 41′, quando José Sampaio foi expulso por acumulação de amarelos. Mas só depois do intervalo.

Como dissemos, o segundo período foi um pouco diferente, até porque, a jogar com menos um elemento, o FC Vizela teve de se reajustar e, naturalmente, baixar linhas. Sylvestre passou para central, Infante recuou para lateral e a frente ficou com menos um homem. As saídas para o ataque passaram a privilegiar o contra-ataque e o Torreense foi convidado a assumir as despesas do jogo, algo que, naturalmente, aceitou. O mais difícil foi aguentar o ímpeto do rival nos primeiros instantes do segundo período, que até podia ter sido diferente se Arielson, completamente isolado, conseguisse cabecear para golo aos 48′. Aos 54′, porém, é o Vizela que tem o melhor o lance de jogo, que poderia conferir mais tranquilidade, mas Pedro Ramos, na sequência de uma grande jogada coletiva e da velocidade de Joy, demora tempo para rematar e, quase sem ninguém na baliza, oferece tempo para que um adversário chegue e evite o 2-0.

O Torreense voltou a crescer, mas sem clarividência e com a tendência acentuada para cruzar e despejar bolas para a área do Vizela onde Sylvestre e, especialmente, José González, limpavam tudo. Da parte do Vizela, eram Joy e Alejandro a esticar, mas cada vez mais fatigados e com menos perigo. Até que, no espaço de quatro minutos, a impetuosidade de Chadai é punida com duplo amarelo e aos 81′ o FC Vizela vê-se obrigado a segurar a vantagem com apenas nove elementos em campo. Foram nove minutos de tempo regular mais 9 de descontos, mas em todos o FC Vizela foi exímio na arte de defender e fechar. Tanto que o Torreense só teve um verdadeiro lance de golo, aos 86′, salvo por Thiago Pereira, com tarde boa na baliza do Vizela. O jogo terminaria em festa. E justificada.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-0 SCU Torreense

Local: Estádio Municipal de Vila Meã

Árbitro:  André Carvalho (AF Viana do Castelo)

Árbitros assistentes: Bruno Rocha e Luís Lopes

FC Vizela: Thiago Pereira; Chadai, José Sampaio, José González, Sylvestre Costa; Rodrigo Carvalho (Messias, 46’), António Infante, Martim Boloto; Alejandro Alvarado (Fábio Freitas, 77’), Joy (Gonçalo Malheiro, 90’) e Pedro Ramos (Renato Valente, 77’)

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Diogo Reis, Miguel Constantinescu, Hugo Girardin, Hugo Oliveira, Diogo Martins e Francisco Brandão.

Treinador: Ronald Molina

SCU Torreense: Silas Bjerre, Vasco Sousa, David Kaiki, Rodrigo Guerreiro (Bernardo Sousa, 90’), Guilherme Queda, Tomás Marques (Mário Gomes, 80’), Jaylent Vilsaint (Bernardo Antunes, 46’), Pedro Prado (Sidney, 67’), Gonçalo Cascalheira (Tiago Serrazina, 67’), Tiago Augusto e Arielson

Suplente não utilizados: Eduardo Esteves, Gonçalo Monteiro, Afonso Correia, Gustavo Rijo

Treinador: Luís Tralhão

Golos: 1-0 Alejandro Alvarado (26’)

Cartões amarelos: José Sampaio (34’ e 40), Jaylent Vilsaint (37’), Chadai (77’ e 83’), Arielson (83’) e Bernardo Antunes (87’)

Cartões vermelhos: José Sampaio (40’) e Chadai (81’)