O FC Vizela garantiu o passaporte para a terceira eliminatória da Taça da AF Braga ao vencer de forma clara o Gondizalves, em Braga. Cinco golos sem resposta foi o pecúlio alcançado pela turma de Simão Barros que, assim, vingou de certa forma o empate amargo da semana anterior, que resultou na primeira perda de pontos no campeonato.
Um jogo de taça, por si só, tem um cariz diferente, por ser a eliminar, contudo, este encontro tinha um fator adicional de interesse pelo facto de ter sido contra o mesmo adversário de há oito dias atrás e pelo facto de ter sido o primeiro da época a retirar pontos aos vizelenses. O desafio exigia total seriedade e foi isso que os jogadores do FC Vizela demonstraram desde o minuto inicial.
A entrada em jogo foi absolutamente demolidora. Exercendo forte pressão sobre o Gondizalves, aos dois minutos de jogo, os vizelenses já venciam por 2-0 com golos de Gonçalo e Afonso. Durante o resto da primeira parte, a superioridade do FC Vizela acentuou-se com muitos lances coletivos aos quais só faltou melhor concretização.
Na segunda parte, o domínio do conjunto de Simão Barros foi expressivo, até que, aos 73 minutos, num cruzamento de excelência de Luís, o colega Vasco, sem deixar o esférico cair, atirou a contar, fazendo o terceiro e sentenciando em definitivo o encontro. Houve ainda tempo para mais dois golos, ambos apontados por Luís, à entrada para os últimos dez minutos e em tempo adicional, fixando um desfecho que até acaba por ser escasso em função da produção ofensiva criada.
Missão cumprida na Taça da AF Braga, o FC Vizela direciona novamente o foco do seu trabalho para o campeonato que lidera. O Palmeiras é o próximo adversário e a partida está agendada para as 15h00 do próximo sábado, dia 16 de Novembro.
FICHA TÉCNICA
FC Gondizalves 0-5 FC Vizela
Local: Campo do Quinteiro (Gondizalves, Braga)
Árbitro: Anthony Oliveira (AF Braga)
Assistentes: Roque Vale / César Coelho
FC Gondizalves: Afonso Antunes; Rodrigo Carvalho, João Brandão (Tomás Pinto, 76’), Daniel Correia (Eduardo Brito, 56’), Rodrigo Silva (Duarte Maia, 76’), Francisco Lago, Tiago Silva (Andrii Proskurnikov, 27’), Diego Martins, João Pimenta (Santiago Vilaça, 56’), Tomás Coelho (Marcelo Vieira, 76’) e Manuel Forte (Tomás Nogueira, 56’).
Suplente não utilizado: Guilherme Ribeiro.
Treinador: Marco Andrade
FC Vizela: Tomás Silva; Sousa, Tiago Monteiro, Dinis e Alves; Leão (C) e Cadu (Lucas, 66’); Jeison (Luís, 56’), Gonçalo (Cunha, 78’) e Afonso (Vasco, 56’); Bezerra (Rúben, 56’).
Suplentes não utilizados: Costa, Fedir, Dima e Manu.
Treinador: Simão Barros
Golos: 0-1 Gonçalo (1’), 0-2 Afonso (2’), 0-3 Vasco (73’), 0-4 Luís (80’) e 0-5 Luís (90’+3’).
Cartões Amarelos: Leão (70’), Rodrigo Carvalho (73’), Tomás Nogueira (73’), Santiago Vilaça (75’), Francisco Lago (87’) e Eduardo Brito (90’).