Desilusão no regresso a casa

O FC Vizela foi derrotado (1-2) diante do FC Penafiel, num jogo em que teve mais oportunidades do que o adversário, mas nem sempre houve discernimento.

Este domingo assinalou-se o regresso do FC Vizela a casa, a contar para jogos oficiais. Falta de sorte pode ajudar a explicar o resultado menos conseguido da formação vizelense, que teve o comando do jogo durante a maior parte da partida. Apesar disso foi a equipa do Penafiel que entrou melhor, tendo mesmo visto um golo ser anulado logo no primeiro minuto de jogo. A partir daí foi o FC Vizela que criou mais perigo, mesmo sem um jogo tão fluído, dominador e contundente como na semana anterior. Miguel Tavares e Matías Lacava infernizaram a vida da defesa adversária através dos seus dribles e das constantes mudanças de velocidade. Aos 27 minutos, contra a corrente do jogo, o Penafiel inaugura o marcador numa desatenção da defensiva vizelense. Marcou Zé Leite. A equipa orientada por Rubén de la Barrera viria a responder de seguida, num lance em que Bastunov executa um bom cruzamento e Miguel Tavares aparece ao segundo poste, mas não consegue acertar direito na bola. Logo a seguir foi a vez de Milovanovic assustar a equipa visitante com um cabeceamento a passar ao lado do poste. Ainda antes de acabar a primeira parte, Miguel Tavares teve nos pés a melhor oportunidade do FC Vizela até ao momento, mas valeu a atenção do guarda-redes adversário, Manuel Baldé, um ex-Vizela.

Na segunda parte o FC Vizela começou melhor e, logo aos 48 minutos, Milovanovic viu o seu remate a ser defendido pelo guarda-redes. O Penafiel respondeu de imediato, mas a bola passou ao lado da baliza defendida por Ruberto. O Vizela entrou numa fase muito precipitada e a perder inúmeras bolas, algo que o adversário aproveitou para contra-atacar com perigo. Aliás, ao cabo de duas ou três ocasiões de golo, os durienses voltaram a fazer funcionar o marcador. Estavam decorridos 61 minutos e Gabriel Barbosa, sempre um terror para a defensiva vizelense, aproveitou uma bola parada para fazer o 0-2.. A equipa que defende a Rainha ao peito não desistiu de disputar o jogo e encostou o Penafiel às cordas, mesmo sem muito discernimento. A verdade é que o empate podia ter surgido por intermédio de Morschel, com um remate a passar perto do poste, antes de o mesmo Morschel, na sua estreia pelo FC Vizela, conseguir mesmo reduzir a desvantagem (74′) com um remate bem colocado a não dar hipóteses ao guarda-redes. A equipa vizelense ficou mais animada e continuou a carregar no acelerador. O Penafiel, através de sucessivas paragens e interrupções, conseguiu resfriar o ímpeto dos da casa e a equipa vizelense voltou a passar por dificuldades, antes de se instalar de vez no meio-campo adversário, criando alguns lances para empatar a partida. Milovanovic era o que mais perigo criava: primeiro num remate que o guarda-redes duriense defendeu e aos 81 após um cruzamento desviado por Unzueta. Milovanovic apareceu para o desvio, mas novamente Baldé, com uma grande defesa fazendo uso dos seus reflexos, negou o empate aos vizelenses.

Até ao final do jogo, os jogadores do FC Vizela não desistiram e tentaram de todas as maneiras levar algum ponto deste jogo, mas o resultado manteve-se inalterável e confirmou-se a primeira derrota da equipa na Liga Portugal meu Super. Segue-se a deslocação a casa do Benfica B, domingo, às 18 horas.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-2 FC Penafiel

Local: Estádio do FC Vizela (1.698 espectadores)

Árbitro: David Rafael Silva (AF Porto)

Assistentes: Carlos Campos / Daniel Cunha

4º Árbitro: Daniel Vale (AF Braga)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Vítor Ferreira (AF Braga) / Hugo Marques

FC Vizela (4x3x3): Ruberto; Ítalo (Hugo Oliveira, 60`), Jota (C), Anthony Correia (Unzueta, 70`) e Lebedenko; Diogo Nascimento, Yannick Semedo (Morschel, 61’) e Bastunov (Ramos, 86`); Miguel Tavares (Heber, 46’), Matías Lacava e Milovanovic.

Suplentes não utilizados: Bursac, Rhyner, Busnic e Porsper Obah

Treinador: Rubén de la Barrera

FC Penafiel (4x3x3): Manuel Baldé; Maga (Diogo Brito, 39`), João Miguel (C), Ruben e João Silva (Jean Felipe, 31’), Tiago (Edu Pinheiro, 76’), Batista e Reko; Zé Leite, Chico (André Silva, 65`) e Gabriel Barbosa (Gustavo Fernades, 75’).

Suplentes não utilizados: Filipe, Vieira, Leal e Bruno Pereira.

Treinador: Hélder Cristovão

Golos: 0-1 Zé Leite (27’), 0-2 Gabriel Barbosa (61’), 1-2 Morschel (74´).

Cartões Amarelos: Milovanovic (18’), Bastunov (32’), Lebedenko (59`), Jota Gonçalves (90`+ 2`); Tiago Rodrigues (11’), João Silva (43’), Manuel Baldé (72`)

“Concedemos dois golos fáceis e não encontramos soluções para as segundas bolas. Mas temos boa equipa e vamos dar uma resposta. Penso que posso ajudar”

Heinz Morschel (jogador do FC Vizela)

“A entrada em jogo foi fraca, mas o jogo de hoje reflete muito do que vai acontecer, especialmente em nossa casa. O jogo não teve continuidade. Gerir a ansiedade não é fácil”

Rubén de la Barrera (treinador do FC Vizela)