Arranque auspicioso com direito a obra-prima

O FC Vizela iniciou a sua participação na Liga Portugal 2 Meu Super da melhor maneira. Uma vitória por 2-0 em Leiria subscreveu um belo desempenho coletivo dos vizelenses. Um excelente resultado que começou com o belíssimo momento de Matías Lacava na primeira parte e que fechou com Iker Unzueta a selar os três pontos nos instantes finais da partida.

Personalidade, maturidade e solidez. Qualquer um destes termos assenta que nem uma luva à exibição rubricada pelo FC Vizela no Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Ou até os três em simultâneo, porque, na realidade, a prestação dos jogadores comandados por Rubén de la Barrera teve tudo isso e o seu jogo terá convencido as cerca de três centenas de vizelenses que presenciaram in loco e os milhares que acompanharam à distância.

O treinador que inicia a segunda época de Rainha ao peito sabia ao que ia e montou uma equipa que praticamente anulou todos os pontos fortes do adversário, incluindo Jair Matheus, figura maior do emblema do Lis. Dois dos destaques dos vizelenses na última Liga Revelação, Ítalo e Prosper Obah, mais quatro reforços integraram o primeiro onze oficial agora capitaneado por Jota. E foi dos pés do jovem nigeriano que saiu a primeira intenção do FC Vizela. Sempre muito irrequieto, deu muito trabalho à defensiva leiriense. Que o diga Bura…

Os vizelenses mostravam-se destemidos, a querer muito ter a bola, a apostar numa pressão alta eficaz. Dobrada a primeira meia hora de jogo, seria num desses momentos que Prosper Obah arrancaria o livre frontal, bem ao jeito do pé esquerdo de Matías Lacava. Qual obra-prima, foi uma execução verdadeiramente exemplar do internacional venezuelano com o esférico a entrar no ângulo superior esquerdo da baliza de Kieszek a motivar as primeiras celebrações dos adeptos vizelenses. O FC Vizela fazia o mais difícil frente a um opositor difícil, adiantava-se no marcador, mas, mais do que isso, demonstrava segurança e muito foco em cada ação, com uma nota muito especial para o entrosamento evidenciado entre Diogo Nascimento, Yannick Semedo e Bastunov. Nesta primeira metade, a União de Leiria apenas por dois momentos tentou incomodar Ruberto, ambos por Jair Matheus, de cabeça, pelo que a vantagem mínima ao intervalo já assentava bem aos vizelenses.

No reatamento, era expectável que a equipa leiriense surgisse em campo mais espevitada, a tentar reagir à desvantagem e os primeiros minutos mostraram isso. O quarto de hora inicial do segundo tempo talvez tenha sido, por assim dizer, o período mais desconfortável dos vizelenses, ainda que daí não tenha resultado perigo de maior para Ruberto e companhia. Rapidamente, Prosper Obah criou embaraço, contando também com as movimentações de Matías Lacava (MVP do jogo pelo golo e pelo que deu em termos coletivos) e Miguel Tavares. O jovem atacante esteve muito perto de elevar a contagem, mas Kieszek fez a defesa da noite, aos 66 minutos. O posicionamento dos pupilos de Rubén de la Barrera e a boa reação à perda fizeram crescer a confiança numa vitória, ainda que, do outro lado, a União de Leiria tenha apostado todas as fichas no ataque, em especial com o lançamento do titulado Juan Muñoz. Entretanto, já sem Prosper Obah em campo (esgotado pelo grande contributo dado e substituído por Rodrigo Ramos), foi Matías Lacava a espreitar o segundo para o FC Vizela com o remate a sair bastante próximo do poste.

Os leirienses tiveram a sua melhor hipótese aos 77 minutos, num desvio de cabeça de Juan Muñoz, mas seria o FC Vizela a preservar a sua solidez defensiva e a aplicar o golpe fatal já em tempo de compensação. Iker Unzueta tinha saltado do banco minutos antes e correspondeu com mestria a um belíssimo passe de Lebedenko para o 0-2 final.

Vitória inteiramente justa do FC Vizela, assente numa exibição recheada de competência, numa partida difícil e bem dirigida pelo jovem árbitro Miguel Fonseca. A primeira etapa da longa e desafiante maratona está ultrapassada. Venha a próxima, desta feita na casa de todos os sonhos, o Estádio do FC Vizela. O Penafiel, que conseguiu uma reviravolta incrível nesta ronda inaugural, é o adversário e a partida está agendada para as 15h30 de domingo, dia 18 de Agosto.

FICHA TÉCNICA

UD Leiria 0-2 FC Vizela

Local: Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa (7.565 espectadores)

Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)

Assistentes: André Costa / João Martins

4º Árbitro: João Mendes (AF Santarém)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: David Silva (AF Porto) / Andreia Sousa

UD Leiria (4x4x2): Kieszek; Habib Sylla, Bura, Víctor Rofino e Tiago Ferreira (Kaká, 79’); Diogo Amado (C) (Lucho Vega, 70’), D’Ávilla, Jordan (Marc Baró, 79’) e Jair Matheus; João Resende (Juan Muñoz, 70’) e Arsénio (Crystopher, 70’).

Suplentes não utilizados: Marcos e Fábio Ferreira.

Treinador: Filipe Cândido

FC Vizela (4x3x3): Ruberto; Ítalo, Jota (C), Anthony e Lebedenko; Yannick Semedo, Diogo Nascimento e Bastunov (Iker Unzueta, 90’); Miguel Tavares (Hugo Oliveira, 90’), Prosper Obah (Rodrigo Ramos, 71’) e Matías Lacava (Héber Pena, 81’).

Suplentes não utilizados: Bursac, Thiago Pereira, Rhyner e Sylvestre.

Treinador: Rubén de la Barrera

Golos: 0-1 Matías Lacava (32’) e 0-2 Iker Unzueta (90’+6’).

Cartões Amarelos: Anthony (18’), Bura (30’), D’Ávilla (57’), Jota (84’), Juan Muñoz (84’) e Yannick Semedo (84’).

“Era importante ganhar e começar bem. O golo só foi importante porque ajudou à vitória. Não penso em golos, quero é ajudar a ver as pessoas felizes”

Matías Lacava (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)

“Três pontos importantes que me deixam muito feliz, mas hoje foi só o primeiro passo. Agora é manter a humildade, pés no chão e continuar o caminho”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)