Penáltis afastam FC Vizela da Taça Revelação

Os sub-23 do Vizela deslocaram-se a Torres Vedras para jogar os quartos-de final da prova e empataram 3-3, mesmo jogando mais de meia hora com menos um. No desempate por grandes penalidades, o Torreense foi mais forte.

O FC Vizela jogou nesta sexta-feira no Estádio Manuel Marques frente ao Torreense, para os quartos-de-final da Taça Revelação. Era um jogo de mata-mata e a equipa vizelense durante 120 minutos, sendo obrigada a reagir a três desvantagens, duas delas já em inferioridade numérica. O esforço acabou por não ser recompensado no desempate por penáltis, que o Torreense venceu por 6-5. Guga atirou por cima e os sub-23 acabam assim a época 2023/24.

O jogo começou e fez jus ao expectável: difícil, dividido e muito física. A equipa de Torres Vedras foi a primeira a criar perigo, através de Tiago Augusto, que após uma jogada individual obrigou Bursac a fazer grande defesa (26’). Após essa oportunidade, o Torreense começou a impor-se no jogo e o Vizela tinha dificuldades em sair, sendo que só conseguia isso ligando o jogo diretamente aos seus avançados. A primeira boa chance dos vizelenses chegou só ao minuto 43, quando, num bom canto de Sylvestre Costa, Davi Cabral cabeceou para defesa do guarda-redes.

Ao intervalo, Iván Fernández optou por substituir Rui Carreira por João Sérgio e a verdade é que o FC Vizela até recomeçou melhor. Contudo, aos 49 minutos, contra as expectativas, o Torreense adianta-se num livre batido para a área, onde apareceu Pedro Clemente para marcar o primeiro da partida. A equipa da rainha tentou reagir, mas sem criar hipóteses de golo até que, aos 77 minutos, Ítalo acreditou e recuperou a bola na zona defensiva do Torreense antes de fuzilar as redes. Nem três minutos se passaram e os vizelenses tiveram oportunidade de passar para frente da partida, mas António Infante rematou para boa defesa. Após o empate o jogo passou a ser muito dividido, pelo que não se esperava que o Torreense se voltasse a adiantar, já perto do final da partida. Rodrigo Fajardo rematou para golo, Nikola Bursac ainda tocou na bola, mas eentrou na mesma. O jogo estava prestes acabar e, aos 90+4′, António Infante foi expulso, fazendo com que os vizelenses ficassem reduzidos a dez. Porém, esta equipa nunca desiste e, no minuto final, Prosper recebeu um bom passe de Diogo Barbosa. Sozinho frente a João Teopisto, o avançado não vacilou e levou assim o jogo para prolongamento.

No prolongamento a equipa de Lisboa colocou-se primeiro frente por Elie, que apareceu ao segundo poste para cabecear (97’). Os torreenses estavam assim mais uma vez na frente do marcador, mas como em Vizela o lema é lutar até ao fim, Prosper tratou de restabelecer novamente o empate. O nigeriano ganhou uma boa bola na defesa do Torreense, tirou com classe um defesa e rematou para golo (105’). A segunda parte do prolongamento pouco se jogou, sendo que só houve uma grande ocasião e foi aos 120+2′. mas Bursac fez uma grande defesa. O jogo foi assim para penáltis e foi aí que chegou a desilusão quando ao oitavo penálti da série, Gustavo Almeida rematou por cima. O Torreense venceu assim por 6-5 e celebrou o apuramento para as meias-finais.

Os sub-23 acabam cedo a Taça Revelação, mas com um sabor amargo, pois lutaram muito por esta classificação.

FICHA TÉCNICA

SCU Torreense 3-3 (6-5 gp) FC Vizela

Local: Estádio Manuel Marques, Torres Vedras

Árbitro: Gonçalo Pereira (AF Santarém)

Assistentes: Afonso Maia / Luís Ferreira

SCU Torreense: João Teopisto: Daniel Ramos (Pedro Prado, 68’), Pedro Pereira, Elie Ahounon, Jarleysom Ferreira, David Costa, Camilo McCormick (Baio da Silva, 90’), Rodrigo Guerreiro (Rodrigo Fajardo,57’), Léo Silva, Tiago Augusto, Pedro Clemente

Suplentes não utilizados: José Bolívar, Francisco Guedes, Oscar Garcia, Tomás Marques, Betel Valésio, Simão Duarte, Rodrigo Granja, Rui Mendes

Treinador: Tiago Fernandes

FC Vizela: Nikola Bursac; Ítalo, Meireles Injai, Davi Cabral, Rui Carreira ( João Sérgio, 46’), Sylvestre Costa; Martim Boloto (Rodrigo Duarte, 90+2’), António Infante, Abdul (Prosper Obah, 63’); Rodrigo Ramos (Gustavo Almeida, 82’), Diogo Barbosa

Suplente não utilizados: Pedro Lopes, Eduardo Esteves, Gonçalo Sousa, José Afonso, Miguel Cruz

Treinador: Iván Fernández

Golos: 1-0 Pedro Clemente (49’), 1-1 Ítalo (77’), 2-1 Rodrigo Fajardo ( 87’), 2-2 Prosper Obah (90+6’), 3-2 Elie Ahouonon (97’), 3-3 Prosper Obah (105’)

Cartões Amarelos:  João Sérgio (80’), Rodrigo Fajardo (80’), António Infante (89’), David Costa (90+1’), Baio da Silva (90+1’), Martim Boloto (90+2’), Ítalo (90+2’), Prosper Obah (90+6’), Rodrigo Duarte (92’), Gustavo Almeida (105’), Nikola Bursac (120+2’)

Cartoes vermelhos: António Infante (90+4′)