Derrota em Barcelos pela margem mínima

Os Sub-23 do Vizela perderam por 1-0. Apesar da derrota, a equipa vizelense já assegurou pelo menos o quinto lugar, melhor classificação de sempre.

O FC Vizela jogou esta terça-feira no Estádio Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente FC, a contar para a 13ª e penúltima jornada da Fase de Apuramento de campeão da Liga Revelação. Mesmo já sem hipóteses de conquistar o título e com o apuramento para a Taça Revelação assegurado, uma vitória neste jogo era importante para atacar o quarto lugar e, com isso, ficar com o fator casa. Isso não aconteceu.

A equipa vizelense entrou em campo com algumas mudanças, fruto das ausências de Marrugo (lesionado) e Ítalo Henrique (castigado), habituais titulares. O Vizela entrou melhor no jogo e teve aos sete minutos aquela que seria a única hipótese de golo na primeira parte. Tiago Ventura tirou bem o jogador adversário, passou para Rodrigo Ramos que cruzou bem, mas o cabeceamento de Sylvestre saiu por cima. O jogo foi-se tornando cada vez mais repartido e com dificuldade de construção por ambas as equipas, sendo que os vizelenses optavam por ligar o jogo diretamente a Prosper Obah, algo que deu certo algumas vezes, mas o guarda-redes do Gil Vicente esteve bastante atento a essas situações e antecipou-se sempre. As oportunidades de golo nesta primeira parte foram muito escassas.

Na segunda parte, o Vizela voltou a entrar melhor e, logo aos 47 minutos, Prosper Obah aproveitou um mau atraso da defesa gilista e ficou frente a frente com o guarda-redes, mas o remate saiu mal e foi à figura. A partida logo se igualou e voltou a ser parecida com a primeira parte. No entanto, aos 75 minutos, num livre batido para a área, apareceu Dalil Ali a marcar de cabeça para adiantar o Gil Vicente. Os vizelenses demoraram a reagir ao golo sofrido e falhavam muito no passe, enquanto a equipa de Barcelos teve ainda uma bola ao poste aos 79 minutos. O tempo passava e o Vizela não conseguia chegar à baliza adversária com expressão. Aos 90+1′, o gilista André Simões foi expulso. A equipa minhota ganhou motivação, mas os gilistas fechavam-se bem. Mesmo no último instante, o grande lance para que o empate fosse possível. Tiago Brito recuperou, conduziu e deu em Rodrigo Ramos, que rematou para defesa do guarda-redes. Na recarga, Prosper marcou, mas foi assinalado fora-de-jogo.

O jogo terminaria mesmo com a vitória do Gil Vicente por 1-0. Apesar da derrota, o Vizela mantém a quinta posição com 16 pontos. E, fruto dos outros resultados, já sabe que daí não baixa, algo que garante a melhor classificação e sempre nesta prova (foi 6º em 2022/23). O último jogo da Liga Revelação é contra o primeiro colocado Estoril Praia e está marcado para 25 de abril às 14h30.

FICHA TÉCNICA

Gil Vicente FC 1-0 FC Vizela

Local: Estádio Cidade Barcelos

Árbitro: João Carvalho (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Costa / Pedro Andrade

Gil Vicente FC: Bruno Carvalho; Diogo Costa, António Oliveira, Marcelo Caldas (André Simões, 46’), Miguel Monteiro (David Nunes, 87’), Gonçalo Maia, André Neves (Marlon Bibiano, 72’), Luís Martins, Álvaro Oliveira, Claudio Araújo, Jucélio Silva (Dalil Ali, 66’)

Suplentes não utilizados: Daniel Silva, Pedro Alpoim, Miguel Sanz, Diogo Moreira, João Pinto, Delfim Dantas, Dionísio Mendonça, Miguel Morais

Treinador: Luís Cerqueira

FC Vizela: Nikola Bursac; António Infante (Abdul, 78’), Meireles Injai (Diogo Barbosa, 83’), Davi Cabral, Rui Carreira, Sylvestre Costa; Martim Boloto (Tiago Brito, 46’), Tiago Ventura (Miguel Cruz, 83’); Rodrigo Ramos, Guga (João Sérgio, 46’), Prosper Obah

Suplente não utilizados: Pedro Lopes, Eduardo Esteves, Miguel Madeira, Diogo Reis, Rodrigo Duarte

Treinador: Iván Fernández

Golos: 1-0 Dalil Ali (75’)

Cartões Amarelos: Guga (9’), Prosper Obah (40’), Tiago Brito (60’), Meireles Injai (69’), Álvaro Oliveira (73’), António Oliveira (84’)

Cartoes vermelhos: André Simões (91’)