“Queremos criar incómodo ao FC Porto”

Rubén de la Barrera lançou a deslocação de amanhã (20h30) socorrendo-se de uma máxima universal, que ao mesmo tempo é uma crença particular: o melhor do futebol é que nem o mais provável acontece sempre.

O treinador do FC Vizela fez, esta manhã e em Conferência de Imprensa, a antevisão do jogo com o FC Porto. Garantindo não esperar de forma nenhuma um adversário fragilizado fisicamente por causa da eliminatória da Liga dos Campeões, Rubén de la Barrera alertou para a obrigatoriedade de controlar os detalhes, fundamentais neste tipo de jogos. “Jogar como Deus manda” é o objetivo num dos “santuários” do futebol português. O principal está guardado para maio: a permanência na I Liga. O percurso da equipa, os resultados desta segunda volta e o convívio diário com os jogadores deixam o técnico tranquilo e confiante.

SUPOSTO DESGASTE DO FC PORTO: “Definitivamente não. Se há algo que eu valorizo e admiro no FC Porto é a mentalidade e a forma copmo competem em cada jogo. Além disso estão no melhor momento da época. Fez uma grande eliminatória contra uma equipa de alto nível como o Arsenal. Não é facil fazer em Londres o que o FC Porto fez. Por ter mais desgaste não, porque apesar de nos últimos tempos  o FC Poro estar a jogar com um 11 com maior regularidade, mas basta olhar para o plantel e ver a qualidade de todos. Espero a melhor versão do FC Porto. Foram eliminados, mas a visão europeia de agora tem a ver com o que conseguirem na I Liga. É um jogo muito importante para o FC Porto, mas também para nós. Tenho claro que FC Porto vai ser muito competitivo como sempre.”

FC VIZELA PREPARADO: “O Vizela tem mais dois pontos nesta segunda volta do que na primeira. E nos últimos cinco jogos, se fizermos uma Liga de cinco jornadas, seríamos 7º classificados. Esses dados são reais. Claro que estamos preparados. Tenho dois objetivos: o primeiro é conseguir a permanência, o segundo é que, antes que a época termine, neste tipo de santuários fazermos um jogo como Deus manda, com personalidade, competindo e olhando o rival nos olhos. Eles têm bons jogadores, outro tipo de objetivos, mas o que eu quero é competir, jogar e criar incómodo ao FC Porto. Se eles ganharem pelo nível que têm, que seja assim. Mas connosco a competir. Temos possibilidade de conquistar pontos porque o bom do futebol é que tudo é possivel. Então temos tudo a ganhar e é com essa missão que temos de ir, tenho de contagiar os jogadores e eles têm de o mostrar. Não podemos ter um período como na Luz, em que 30 minutos destroem o jogo e o rendimento da equipa. Temos um desafio bonito diante de nós, tratando se de um jogo contra um grande do futebol europeu”

O QUE ESPERAR DO FC VIZELA: “Cativámos os adeptos? Cativámos porque ganhámos. O que temos de fazer é competir, atacar e defender bem, estar atento a todos os detalhes,. Isso é o que tens de controlar, especialmente contra estas equipas. Quando erras, até podem não aproveitar, mas nestes jogos normalmente significa golo. É simples. Temos de ser sólidos no jogo, ter tranquilidade e personalidade, ter um bom controlo emocional do que vai acontecendo, mas também coragem., Isso obriga-nos a uma versão coletiva muito forte, mas também à melhor versão individual de cada um de nós, Temos de controlar todos os detalhes em 90 e tal minutos de máxima exigência.”

TABELA APERTADA É SINÓNIMO DE TRANQUILIDADE? “Eu estou tranquilíssimo porque trabalho todos os dias com os jogadores. E a tendência é que seríamos sétimos nos últimos cinco jogos e temos mais pontos do que na primeira volta. Isso é positivo. Mas sabemos onde está a permanência e que temos de ser competitivos em todos os jogos., Eu não sinto que vamos ao Dragao sacar zero pontos e depois ganhamos três ao Casa Pia. A realidade do futebol não é essa. A realidade é que temos de competir o máximo em todos os jogos. Há uma coisa clara: oito pontos nos últimos cinco jogos obrigam a pensar que somando esta média, a realidade torna-se completamente diferente, pela igualdade da tabela que acabam de constatar. Falta muito por jogar e temos de ambicionar o máximo em cada jogo. Não é pensar em maio, mas no mais importante que é o jogo seguinte. Isso sim pode permitir chegar a outro nível que vá beneficiar o clube e as pessoas que trabalham cá. Mais ambição e motivação é impossivel ter.”

OPÇÕES PARA O JOGO: “Há alguns jogadores com queixas, só faremos a convocatória amanhã, estamos na linha do jogo anterior com o Farense. Recuperámos alguns jogadores, mas temos ainda uma ou outra dúvida por resolver.”