O crédito estava no banco

Sava Petrov e Alberto Soro consumaram a reviravolta contra o SC Farense. Desvantagem ao intervalo não travou o ascendente do FC Vizela, que venceu justamente por 2-1 e ficou agora mais próximo da linha de permanência.

Foi com todos e até ao fim! O FC Vizela voltou aos triunfos e com um sabor especial, depois de uma justa reviravolta contra o SC Farense, uma das boas equipas desta I Liga, que saiu a ganhar numa fase em que até não tinha feito muito para isso. A verdade é que o FC Vizela foi melhor em praticamente todo o jogo, mas nem sempre definiu bem no último terço.

Consciente da importância do jogo, o FC Vizela começou por cima e assumiu o controlo do jogo desde o primeiro minuto. Aos 6′, Essende dispôs da primeira situação de golo, bem lançado por Bruno Costa. O avançado francês isolou-se descaído para a direita e, já na área, disparou forte, para defesa de Ricardo Velho com a cara. A equipa continuava com bola e a procurar as alas para jogar, mas numa perda de bola o SC Farense chegou-se à frente e adiantou-se. O cruzamento de Pastor é muito bom, o cabeceamento de Zé Luís é ainda melhor. Estavam decorridos 17 minutos.

O FC Vizela não tremeu e nem ficou abalado, até porque havia a confiança que os primeiros minutos indiciavam. E os restantes lances de golo até ao intervalo – sem serem muitos – foram dos da casa. Primeiro por Jason Lokilo, que sai de uma diagonal à direita e bate em arco com o pé esquerdo. A bola saiu a rasar o poste. Depois por Domingos Quina (31′), que apareceu ao segundo poste, mas rematou ao ferro.

O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, embora o FC Vizela tenha demorado mais tempo a ser, efetivamente, perigoso. A entrada de Sava Petrov para o lugar de Domingos Quina foi espevitando e esticando a equipa. A rotação de Diogo Nascimento e a irreverência de Matías Lacava e Alberto Soro, que entretanto também entraram, também ajudaram. Paulatinamente, o FC Vizela foi-se instalando no meio-campo adversário, mas tardavam as ocasiões claras na área. Não foi dentro, foi de fora. O avançado sérvio recolheu no meio-campo, progrediu e de 25 metros tirou a esquadria da baliza de Ricardo Velho. O remate saiu colocado e forte e o empate (72′) deu o mote para a reta final da pressão vizelense. Pelo meio, um cabeceamento perigoso de Bruno Duarte ainda assustou, mas o único momento de festa foi mesmo da equipa que mais o mereceu. Aos 85′, livre estudado com Samu a passar atrasado para Matías Lacava rematar, Ricardo Velho defender e Alberto Soro, na recarga e de cabeça, fazer o 2-1 que o FC Vizela depois segurou com relativa tranquilidade, tendo até estado mais próximo do terceiro do que o SC Farense do empate.

O quarto triunfo da temporada na I Liga fez a equipa chegar aos 21 pontos, a apenas um do 16º lugar, que dá acesso ao play-off de permanência e a dois da salvação direta. O próximo jogo é novamente sábado, às 20h30, no Dragão, contra o FC Porto.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-1 SC Farense

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.006 espectadores)

Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Jorge Fernandes / André Dias

4º Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Costa (AF Porto) / João Silva

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Jota, Rodrigo Escoval e Matheus Pereira (Hugo Oliveira, 82’); Pedro Ortiz (Alberto Soro, 62’), Bruno Costa (Matías Lacava, 58’) e Samu (C); Jason Lokilo (Diogo Nascimento, 58’), Essende e Domingos Quina (Sava Petrov, 45’).

Suplentes não utilizados: Bursac, Anderson, Lebedenko e Busnic.

Treinador: Rubén de la Barrera

SC Farense (4x3x3): Ricardo Velho; Pastor (Cristian Ponde, 89’), Gonçalo Silva, Igor Rossi e Talys; Fabrício Isidoro (C) (Mattheus Oliveira, 62’), Cláudio Falcão (Vítor Gonçalves, 75’) e Caseres; Belloumi (Elves Baldé, 62’), Zé Luís (Bruno Marques, 75’) e Marco Matias.

Suplentes não utilizados: Miguel Carvalho, Artur Jorge, Rafael Barbosa e Talocha.

Treinador: José Mota

Golos: 0-1 Zé Luís (17’), 1-1 Sava Petrov (72’) e 2-1 Alberto Soro (85’).

Cartões Amarelos: Belloumi (28’), Cláudio Falcão (45’+2’), Pedro Ortiz (47’) e Igor Rossi (74’).

“Foi uma vitória muito importante. Depois de termos começado a perder, demos uma grande resposta”

Sava Petrov (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)

“Tivemos paciência e tranquilidade. Merecemos vencer e agora a realidade ficou melhor. Quem entrou fê-lo bem e hoje podemos ficar satisfeitos também por isso, porque precisamos de todos”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)

Jogada do primeiro golo do FC Vizela, apontado por Sava Petrov (72′).
Perspetiva do lance da reviravolta no marcador, protagonizado por Alberto Soro (85′).