“Oportunidade para mudar a realidade”

Rubén de la Barrera garante que todos estão conscientes da importância do jogo contra o SC Farense e espera vencer porque sabe que isso muda toda a perceção, especialmente de quem está de fora. Em Vizela todos acreditam que nada está perdido.

O treinador do FC Vizela lançou a Jornada 25 da Liga Portugal Betclic e apelou aos adeptos para estarem presentes no jogo de amanhã, com o SC Farense (15h30). “Dar um passo em frente em casa” é objetivo imediato, especialmente “pelo reforço emocional que é jogar diante dos nossos adeptos”, explicou. Aliás, ser dominador e vencedor em casa pode ser decisivo nas contas finais de uma Liga que está longe de estar resolvida. “Estamos conscientes da nossa situação, mas sabemos que uma vitória pode mudar tudo”, reforçou Rubén de la Barrera.

IMPORTÂNCIA DO JOGO: “É um jogo realmente importante. Estamos todos conscientes disso. Se rendermos bem e conseguirmos ganhar, a perceção da nossa realidade mudará, claro”

O QUE FAZER DIFERENTE DE PORTIMÃO: “Isso é o importante (risos), marcar e não sofrer. O que fazemos bem, em termos de posse de bola, no momento de reação á perda, atacando e pensando logo na defesa, sermos consistentes sem bola. Tudo é importante. Em resumo, temos de ser fiáveis. Isso minimiza erros e a partir daí a equipa cresce. Amanhã é da de mostrar personalidade e de resgatar o bom que fizemos com Estoril e Portimonense e evitar o que não fizemos tão bem.”

O QUE ESPERA DO FARENSE: “Temos de estar preparados para tudo. Podem pressionar alto, podem esperar pelo nosso erro e explorar contra-ataque e bola parada. É difícil antever. O jogo manda e nós, neste momento, temos de mostrar a nossa intenção desde o primeiro ao último minuto. Vejo os jogadores comprometidos, preparados, conscientes da nossa realidade e do impacto que uma vitória poderia ter. Com essa ilusão e a energia dos adeptos, temos de nos fazer fortes em casa. Uma vitória muda completamente esta realidade. Queríamos vencer Estoril e Portimonense, não deu, mas amanhã temos outra oportunidade.”

JOGOS EM CASA FUNDAMENTAIS: “Temos de enfrentar cada jogo como o que é, como uma final, independentemente de ser fora ou em casa. Mas é certo que temos que dar um passo em frente em casa, pelo reforço emocional que é vencer diante dos nossos adeptos e pela classificação dos nossos adversários em casa. Por isso sim, os jogos em casa são muito importantes. Mas temos que aproveitar cada semana para preparar os jogos da melhor maneira e ir a jogo com energia, paixão e coragem, para que depois o nosso rendimento nos possa fazer conquistar três pontos. Estamos aqui e não há nada perdido.”

EVOLUÇÃO DEFENSIVA: “Gerimos a bola de melhor maneira. Contra o Portimonense, no início o domínio foi alternado, mas o jogo foi muito mais controlado. Temos de valorizar e sentir o momento defensivo, isso é importantíssimo. E, claro, minimizar os erros,. O somatório de tudo permite sofrer menos golos. Mas em termos emocionais a equipa soube recompor-se do jogo com o Estoril e soube o que fazer para ser fiável”.

LESIONADOS E OPÇÕES: “Pouco a pouco estamos a recuperar jogadores. Já nem é pelo número é pelas possibilidades que os oferece em termos de jogo. Nos últimos não tivemos extremos puros, tivemos de mudar estrutura, usar extremos com outras características. Vamos ver no treino de hoje como estão Lokilo e Lacava. Estão melhores, mas vamos ver se podem estar disponíveis amanhã.”