Ferros travam mais pontos

O FC Vizela foi ao Algarve em busca dos três pontos, mas os ferros e alguma falta de lucidez ofensiva, na qual o momento e contexto classificativo da equipa não são alheios, permitiu somar apenas um. O Portimonense também acertou uma vez no poste, ficou a jogar com menos um desde os 69’ e os vizelenses pressionaram muito nos instantes finais, no entanto, o nulo acabaria mesmo por vingar.

Rubén de la Barrera promoveu duas alterações no seu esquema com os regressos de Rodrigo Escoval e Pedro Ortiz, este após lesão que o afastava dos relvados desde Dezembro. O quarto de hora inicial não teve grandes apontamentos de interesse, mas tal foi uma questão de tempo. Os vizelenses ameaçaram por Essende, numa bela jogada que acabaria invalidada por fora-de-jogo, e o Portimonense também assustou através de Hildeberto. Aos 24’, Samu teve no seu pé esquerdo a primeira grande situação do FC Vizela no jogo. Excelente o remate do capitão, a fazer o esférico embater com estrondo no poste. Ultrapassada a meia hora de jogo, o conjunto alvinegro respondeu por Dener e Hildeberto no mesmo lance, só que Buntic mostrou credenciais com grandes intervenções. Aos 35’, foi a vez do FC Vizela voltar a criar perigo: Essende viu Alemão tirar-lhe o “pão da boca” e, no seguimento da jogada, Tomás Silva cruzou atrasado para Matheus Pereira ver Igor Formiga inviabilizar o sucesso do seu remate. Até ao intervalo, Lebendenko com um corte providencial impediu Jasper de causar embaraço no fecho de uma primeira parte que iniciou morna, mas que teve depois momentos prometedores para dar algum colorido ao resultado.

No reatamento, Portimonense e FC Vizela surgiram novamente cautelosos e só a partir da hora de jogo é que se assistiu a um maior atrevimento. Lebedenko foi outra vez importante no duelo com Jasper, antes de Essende ter uma boa possibilidade perante Kosuke. Por sua vez, a turma algarvia chegou a introduzir o esférico na baliza, mas o lance seria invalidado por posição irregular de Midana, minutos antes do seu colega Jasper acertar no poste. Aos 69’, Pedrão foi expulso de forma direta, numa falta à entrada da sua área. O defensor da casa não teve alternativa senão derrubar Essende, que se preparava para ficar isolado na cara de Kosuke. Desta ocorrência, esperava-se que o FC Vizela pudesse tirar vantagem, mas o Portimonense cerrou fileiras e ainda contou com a proteção dos ferros e do seu inspirado guarda-redes. Aos 80’, Matheus Pereira – considerado o MVP do encontro – cruzou uma bola tensa e Alemão, ao tentar o corte, fez a bola embater no poste. Momento de grande perigo que antecedeu outros dois: um cabeceamento de Essende ao lado, após livre de Bruno Costa, e um belo remate de Petrov, superiormente defendido por Kosuke, que também teve a sua quota-parte de responsabilidade por manter a sua baliza a zeros e inviabilizar aquilo que o FC Vizela tanto procurava por esta altura: o tento da vitória.

O ponto, curto para o FC Vizela e para os muitos vizelenses que fizeram a longa viagem ao Algarve e apoiaram muito a equipa, acaba por favorecer mais a perspetiva do Portimonense, embora a luta pela permanência esteja longe de estar fechada para ambos os emblemas. Aliás, esta luta árdua prossegue já no próximo fim-de-semana com a receção dos vizelenses ao outro conjunto algarvio da competição, o SC Farense. A partida está agendada para as 15h30 de sábado.

FICHA TÉCNICA

Portimonense SC 0-0 FC Vizela

Local: Portimão Estádio (1.610 espectadores)

Árbitro: José Bessa (AF Porto)

Assistentes: Andreia Sousa / Nuno Manso

4º Árbitro: João Afonso (AF Bragança)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Mota (AF Braga) / Nuno Eiras

Portimonense SC (4x2x3x1): Kosuke; Igor Formiga, Alemão, Pedrão (C) e Relvas; Dener e Lucas Ventura; Jasper (Gonçalo Costa, 74’), Carlinhos e Hélio Varela (Rodrigo Martins, 90’+1’); Hildeberto (Midana, 56’; Mvoué, 90’+1’).

Suplentes não utilizados: Vinícius, Fukui, Ronie Carrillo, Guga e Luan.

Treinador: Paulo Sérgio

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Tomás Silva (Hugo Oliveira, 72’), Jota, Rodrigo Escoval e Lebedenko (Petrov, 84’); Pedro Ortiz (Diogo Nascimento, 72’) e Bruno Costa; Domingos Quina (Alberto Soro, 84’), Samu (C) (Dylan, 61’) e Matheus Pereira; Essende.

Suplentes não utilizados: Bursac, Anderson, Alex Méndez e Busnic.

Treinador: Rubén de la Barrera

Cartões Amarelos: Rodrigo Escoval (37’), Midana (86’), Alemão (87’) e Dener (90’+8’).

Cartão Vermelho: Pedrão (69’).

“Não conseguimos acertar o último passe e fazer golo. Agora é trabalhar, temos um jogo em casa e vamos com tudo”

Matheus Pereira (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)

“É impossível não ligar este jogo com o da semana passada. Deveriam ser 6 pontos, são 2. Fazemos muitas coisas bem, mas não chega”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)