Pesadelo na Luz

Princípio de noite para esquecer em Lisboa, onde tudo correu mal ao FC Vizela. Um erro defensivo aos 15′ precipitou uma primeira parte de pesadelo e cinco golos sofridos. A segunda parte foi muito diferente, mas a jornada estava perdida…

Depois da prometedora vitória de Barcelos, eram expectáveis dificuldades frente ao Benfica, mas um erro defensivo aos 15’ precipitou uma primeira parte de autêntico pesadelo para a turma de Rubén de la Barrera, que sofreu cinco golos. Essende reduziu numa segunda parte diferente, ainda falhou um penálti, mas as águias fecharam o jogo com um pesado 6-1.

A jornada já não estava a ser propriamente animadora, fruto das vitórias de GD Chaves e Casa Pia AC, adversários diretos na luta pela manutenção, mas o que a nação vizelense seguramente não esperaria era um resultado tão desnivelado nesta visita do FC Vizela ao Estádio da Luz.

Com duas mudanças no alinhamento inicial, fruto das ausências de Samu e Petrov, castigados, Rubén de la Barrera procurou apresentar uma equipa fiel à ideia que tem sido trabalhada. E nos primeiros minutos a estratégia até estava a ser bem cumprida com o FC Vizela a inviabilizar uma das virtudes do Benfica, o seu jogo ofensivo. Pelo menos até ao minuto 16, momento em que uma má abordagem defensiva possibilitou a David Neres a abertura do marcador, um golo muito consentido pela equipa vizelense. É que esse momento precipitou uma sucessão de situações claramente penalizadoras com reflexos diretos no resultado. Ruberto ficou diminuído fisicamente na sequência do lance do primeiro golo e teve de ser substituído, em lágrimas, desta vez, antagónicas àquelas que se viram no seu rosto em Barcelos. Buntic regressou à baliza, mas nem teve tempo para aquecer, na medida em que nada pôde fazer para travar a cabeçada vitoriosa de Otamendi, assistido por David Neres, ao minuto 25. Sobre a meia hora de jogo, novo golo para o Benfica. Tengstedt acertou no poste e Tiago Gouveia, com demasiado espaço para a recarga, aumentou a contagem. Os minutos pareciam uma eternidade e o FC Vizela, por agora, mostrava-se irreconhecível numa primeira parte que fechou com mais dois golos, o primeiro por David Neres, que bisou no encontro, o segundo por Rafa, que já tinha visto um tento ser-lhe anulado por fora-de-jogo. O 5-0 ao intervalo ilustrava o pesadelo vivido pelos vizelenses na Luz.

A segunda parte apelava apenas a uma postura bem diferente e isso sentiu-se logo a abrir com a redução da diferença por Essende, após Trubin pontapear uma bola contra o corpo de Matheus Pereira. Com o Benfica a olhar já para o compromisso europeu de Toulouse, a intensidade imposta no jogo decaiu e o FC Vizela, sem nada a perder, teve um pouco mais de bola e chegou-se mais à frente, primeiro através de um remate de Busnic, depois na conquista de uma grande penalidade por Tomás Silva, que Essende não conseguiu aproveitar, permitindo a defesa a Trubin (71’). Essende voltaria ainda a criar algum perigo na área das águias, Alberto Soro também com um cabeceamento defendido pelo internacional ucraniano, mas seria o Benfica, numa das poucas incursões à baliza vizelense nesta etapa complementar, a fechar o resultado em 6-1 através de Marcos Leonardo, após jogada de David Neres, jogador que se revelou um tormento para a defensiva azul neste terceiro confronto da temporada entre os emblemas.

Espera-se agora que este desfecho não traga sequelas ao FC Vizela e que a lesão de Ruberto não se revele em mais uma grande contrariedade para a turma de Rubén de la Barrera, pois todos serão importantes para o próximo desafio, onde a verdadeira luta pelos tão necessários pontos terá de prosseguir. A receção ao Estoril Praia está marcada para as 15h30 de domingo, dia 25 de Fevereiro, e uma vitória colocará as duas equipas separadas por apenas dois pontos.

FICHA TÉCNICA

SL Benfica 6-1 FC Vizela

Local: Estádio da Luz (56.191 espectadores)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto)

Assistentes: João Bessa Silva / Ângelo Carneiro

4º Árbitro: Halim Shirzad (AF Santarém)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Bruno Esteves (AF Setúbal) / André Campos

SL Benfica (4x2x3x1): Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, Otamendi (C) e Morato; João Mário e João Neves (Aursnes, 66’); David Neres (Rollheiser, 89’), Rafa (Di María, 45’) e Tiago Gouveia (Álvaro Carreras, 89’); Tengstedt (Marcos Leonardo, 75’).

Suplentes não utilizados: Samuel Soares, António Silva, Arthur Cabral e Prestianni.

Treinador: Roger Schmidt

FC Vizela (3x4x3): Ruberto (Buntic, 25’); Jota, Anderson (C) e Lebedenko; Tomás Silva, Diogo Nascimento, Bruno Costa (Rashid, 85’) e Matheus Pereira; Abdul (Busnic, 45’), Essende e Domingos Quina (Alberto Soro, 61’).

Suplentes não utilizados: Bursac, Alex Méndez, Ba-Sy, Dylan e Rodrigo Escoval.

Treinador: Rubén de la Barrera

Golos: 1-0 David Neres (16’), 2-0 Otamendi (25’), 3-0 Tiago Gouveia (30’), 4-0 David Neres (45’), 5-0 Rafa (45’+3’), 5-1 Essende (48’) e 6-1 Marcos Leonardo (88’).

Cartões Amarelos: Bruno Costa (40’), Anderson (52’), Essende (58’) e Busnic (73’).

“Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, sofremos o golo muito cedo e isso acabou por condicionar. Na segunda parte tivemos outra postura, mas agora é focar já no Estoril Praia”

Diogo Nascimento (Jogador do FC Vizela)

“A primeira parte explica o jogo. Temos a sensação clara de que permitimos muitas facilidades ao Benfica. Não pode ter implicações contra o Estoril Praia”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)