“É possível ganhar, mas temos de acreditar”

Rubén de la Barrera quer um FC Vizela ambicioso no Estádio da Luz, mas consciente de que só uma equipa a funcionar em bloco em todos os momentos do jogo pode pensar num resultado positivo.

O SL Benfica-FC Vizela é já amanhã (18 horas) e, por isso, Rubén de la Barrera já fez a antevisão do jogo em Conferência de Imprensa. O treinador do FC Vizela desvalorizou completamente o facto de o Benfica vir de um jogo europeu, até porque a dimensão e qualidade dos plantéis das equipas grandes permitem pensar sempre em ganhar e o próprio Vizela também jogou duas vezes na mesma semana. Aquilo em que Rubén mais se foca é no “enormíssimo” valor do adversário e naquilo que o FC Vizela tem de fazer para “criar danos”, como acredita ser possível. As ausências de Petrov e Samu são oportunidade para outros jogadores aparecerem e o jogo da Taça com o mesmo rival pode servir de inspiração, mas apenas isso. É que no desporto não há jogos iguais. E por falar em máximas do desporto, há outra a que o técnico se agarra: no futebol tudo é possível.

EXPECTATIVAS PARA O JOGO COM O BENFICA: “Temos claro o que temos de fazer para competir. Temos de defender muito bem, fechar espaços, defender dentro, fora, ajustar na área, defender o 1×1 e todo esse tipo de coisas. Mas também saber o que fazer com a bola, não a perder na fase inicial  e depois dar duração ao ataque. Isso tem a ver com a personalidade que temos de ter no Estádio da Luz, mostrar o que somos e o que pretendemos. Independentemente de termos mais ou menos tempo a bola, quando a tivermos, temos de causar dano.”

ESTADO ANÍMICO APÓS VITÓRIA EM BARCELOS: “A semana foi curta, tivemos pouco tempo. Mas claro que os três pontos depois do ciclo em que vínhamos foram muito importantes. Não estarmos em último também é bom. As contas estão feitas. Temos de competir bem, ser estáveis no rendimento, e acima de tudo, atacar e defender todos juntos, estejamos em qualquer lugar, em casa ou fora. Fazer isso significa estarmos mais perto de ganhar.”

ILAÇÕES DO JOGO COM O BENFICA PARA A TAÇA: “Pelo que somos e pelo lugar em que estamos, se não atacarmos e defendermos com todos durante todo o tempo, estaremos muito mais perto de não conseguir os nossos objetivos. Ter uma referência de jogo próxima no tempo é bom, porque permite antecipar cenário. Mas nunca há dois jogos iguais, independentemente das tendências das equipas. Mas sabemos que se tivermos personalidade e tranquilidade podemos causar ainda mais danos ao Benfica, mas temos de o demonstrar amanhã individual e coletivamente.”

SEGREDO PARA VENCER: “No desporto tudo é possível, mas para o ser, primeiro temos de acreditar nisso. E para acreditar temos de ter claro o que fazer em todos os momentos.”

BENFICA COM JOGO EUROPEU A MEIO DA SEMANA: “O Benfica preparou-se para ganhar absolutamente tudo, construiu-se para isso. Nós também jogamos duas vezes na mesma semana e ambos fora de casa. O Benfica joga em casa diante dos seus adeptos. Mas estamos a falar do Benfica. Nestes jogos, tudo o resto não tem sentido. As equipas grande serão sempre favoritas. O que nós queremos é competir diretamente, mostrar o que somos e o que queremos atingir. Tão simples como isso.”

PETROV E SAMU DE FORA: “Falávamos do plantel do Benfica… Eles podem rodar e a qualidade está lá. Nós temos mais dificuldades, claro. Desde a nossa chegada nunca tivemos a equipa toda disponível, isso não é bom. É um facto. Mas dentro isso há uma boa notícia: todos podem levantar a mão e dizer que estão aqui para ajudar e com vontade de somar em benefício da equipa. Quando um está fora, outro tem oportunidade. E que melhor oportunidade poder fazê-lo num cenário de primeiro nível  contra uma equipa de alto nível como o Benfica? Não entendo este tipo de desafio fora desse quadro de grande motivação.”

APOIO DOS ADEPTOS: “Volto a agradecer aos adeptos o apoio em Barcelos. Estiveram lá e a favor da equipa do primeiro ao último minuto, mesmo na dificuldade. Esperamos no futuro aumentar o grau de orgulho e felicidade que sentiram.”