O prolongamento ali tão perto…

FC Vizela perdeu 2-1 com o Benfica, mas ameaçou o empate mesmo até ao fim. Golo de Petrov relançou a eliminatória, mas a Taça de Portugal termina por aqui.

O FC Vizela foi eliminado da Taça de Portugal, ao cair nos quartos de final da prova, numa eliminatória sempre muito equilibrada contra o Benfica, que acabou por cair para os encarnados, essencialmente porque foram mais fortes na primeira parte. O FC Vizela equilibrou na segunda e quando reduziu foi para cima do adversário, terminando a pedir o empate. Ficou perto…

O Benfica entrou muito forte e teve logo uma excelente oportunidade para se adiantar (3′), mas Rafa, no frente a frente com Ruberto, atirou ao lado. A pressão do Benfica estava muito intensa e as ocasiões sucediam-se. Aos 13′ outra a três tempos. Primeiro João Mário de cabeça, depois Arthur Cabral a falhar a emenda e, na ressaca, Kokçu a bater de longe para Ruberto voar e adiar o primeiro do Benfica, que nessa fase se adivinhava. O primeiro sinal do FC Vizela foi dado por Domingos Quina, nessa fase o mais interventivo em campo. O remate é muito colocado, mas passou a rasar o poste. O FC Vizela começou a crescer no jogo, mas foi apanhado em contragolpe pelo rival aos 33′. Rafa conduziu o contra-ataque e desenhou a jogada, Arthur Cabral não desperdiçou. Apesar de o tento encarnado ter surgido numa fase em que o jogo começava a equilibrar, não se pode dizer que não tenha sido justo.

O FC Vizela entrou após o intervalo com a mesma força com que terminara a primeira. Os primeiros sinais surgiram pelas alas, com Jason Lokilo e Tomás Silva à direita a combinarem bem em várias situações que não tiveram, depois, finalização a condizer. Matheus Pereira, à esquerda, trabalhou mais na velocidade e numa série de jogadas rápidas que também só pecaram na definição. Foi, nessa fase, com relativa surpresa que o Benfica fez o 0-2 (65′), até porque a bola chega a João Mário após Arthur Cabral falhar o cabeceamento. Na pequena área, sobre a esquerda, o português fez o 0-2. Mas o FC Vizela não desistiu e três minutos depois reduziu. A jogada coletiva à direita é muito boa. O cruzamento para Petrov não sai tão bem, mas Diogo Nascimento ganha a segunda bola, ensaia o remate e Petrov aparece mesmo para desviar. Seguiram-se 20 minutos de crença, atitude competitiva e qualidade, com a equipa da casa a conseguir muitas vezes encostar o Benfica, que nesse período só ameaçou por Morato (aparece solto ao segundo poste) e Di María (Ruberto defendeu muito bem). A grande oportunidade foi, no entanto, de Jason Lokilo, que se isolou sobre a direita e bateu em arco, mas ao lado. E terminou aos 90’+5′, numa bola parada em que Matheus Pereira chega atrasado por poucos centímetros para desviar de Trubin, que resolveu a soco. O FC Vizela tentou de tudo, mas ficou pelo caminho.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-2 SL Benfica

Local: Estádio do FC Vizela (3.798 espectadores)

Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém)

Assistentes: Paulo Brás e Nélson Pereira

4º Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Oliveira (AF Porto) / João Bessa Silva

FC Vizela (4x2x3x1): Ruberto; Tomás Silva, Jota, Anderson e Matheus Pereira; Bruno Costa (Amadou Ba-Sy, 82’) e Samu (C); Jason Lokilo, Domingos Quina (Lebedenko, 70’) e Alberto Soro (Diogo Nascimento, 60’); Petrov (Jardel, 69’).

Suplentes não utilizados: Buntic, Alex Méndez, Busnic, Rashid e Rodrigo Escoval.

Treinador: Rubén de la Barrera

SL Benfica (4x2x3x1): Trubin; Aursnes (Alexander Bah, 84’), António Silva, Otamendi (C) e Álvaro Carreras (Morato, 69’); Kokçu (Florentino, 84’) e João Neves; Di María, João Mário e Rafa Silva; Arthur Cabral (Marcos Leonardo, 69’).

Suplentes não utilizados: Samuel Soares, David Neres, Tengstedt, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.

Treinador: Roger Schmidt

Golos: 0-1 Arthur Cabral (33’), 0-2 João Mário (65’) e 1-2 Petrov (68’).

Cartões Amarelos: Samu (36’), Di María (45’), Álvaro Carreras (56’), Bruno Costa (57’), Matheus Pereira (61’), Jardel (90’+2’) e Otamendi (90’+3’).

“Foi um jogo duro, mas reagimos bem à desvantagem, demos uma boa resposta e penso que merecíamos o prolongamento”

Petrov (Jogador do FC Vizela)

“Ainda temos de melhorar algumas coisas, mas nota-se que estamos a crescer. Chegaram vários jogadores novos, é apenas o meu segundo jogo, mas o que tenho visto dá-me confiança”

Domingos Quina (Jogador do FC Vizela)

“Fizemos um jogo com nível e estou muito orgulhoso. Sabemos a necessidade de ganhar e estamos a evoluir nesse sentido, integrando também os novos jogadores, que trouxeram outras dinâmicas”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)
Uma perspetiva diferente do golo apontado por Petrov, aos 68′.