Equilíbrio desfeito no detalhe

FC Vizela e Vitória SC repartiram o jogo, mas os vitorianos foram mais eficazes no único momento em que o FC Vizela deslizou.

Um jogo ingrato ditou a quarta derrota consecutiva do FC Vizela, esta escrita de outra forma e com sabor de injustiça. O FC Vizela não foi melhor do que o Vitória SC, mas também não foi inferior. Aliás, os 90 minutos foram repartidos, com as duas equipas a alternarem momentos. Ganhou a equipa forasteira, essencialmente porque errou menos e foi mais eficaz.

O jogo começou com ascendente do Vitória SC e Jota Silva deu o primeiro sinal de perigo logo aos 10 minutos. Em boa posição, o atacante vitoriano rematou às malhas laterais. O FC Vizela cresceu ao quarto de hora e passou a assumir a bola e o ataque organizado. Bruno Costa e Domingos Quina, dois dos quatro reforços que se estrearam, estiveram em particular destaque, sempre com o bom apoio de Samu e Diogo Nascimento e com Petrov (outro reforço) a semear o pânico na frente. Faltava o último passe entrar melhor, mas a equipa trabalhava bem no último terço e ia ganhando metros. O adversário tentava de longe ou de bola parada. Buntic fez uma boa defesa, mas pouco ou nada mais do que isso. Ao intervalo, o resultado ajustava-se, mas o sinal mais era do FC Vizela.

A paragem fez bem ao Vitória SC, que engatou o seu melhor período no recomeço do jogo. Aliás, teve um penálti aos 52 minutos que Tiago Silva desperdiçou, mas soube aproveitar o lance para crescer e continuar melhor. Ainda assim, faltava também profundidade. Jota Silva voltou a assustar de longe (72′), mas o golo só surgiria num erro do FC Vizela, que entregou a bola ao adversário e, depois, não soube ser contundente para responder ao cruzamento de Ricardo Mangas, na esquerda. André Silva apareceu na pequena área e cabeceou sem dar qualquer hipótese a Buntic aos 78 minutos.

A reação do FC Vizela foi pronta, mas depois apareceram os fantasmas antigos no momento da finalização. Petrov (87′) rematou bem, mas Charles (um ex. FC Vizela) defendeu melhor. A seguir foi Amadou Ba-Sy (outro reforço) a não tirar bem às medidas da baliza. Com o jogo já em tempo extra e a equipa subida à procura do empate, Jota Silva quase fez o 0-2 em contra-ataque, mas Buntic não deixou. A derrota por um golo já era pesada que bastasse.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-1 Vitória SC

Local: Estádio do FC Vizela (5.155 espectadores)

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Assistentes: Carlos Campos e Hugo Santos

4º Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: João Gonçalves (AF Porto) / Ângelo Carneiro

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Tomás Silva, Jota, Rodrigo Escoval (Jardel, 90’+2’) e Lebedenko; Bruno Costa (Busnic, 82’) e Samu (C); Jason Lokilo, Diogo Nascimento (Amadou Ba-Sy, 82’) e Domingos Quina (Abdul, 67’); Petrov.

Suplentes não utilizados: Ruberto, Anderson, Alex Méndez, Dylan e Alberto Soro.

Treinador: Rubén de la Barrera

Vitória SC (3x5x2): Bruno Varela (Charles, 45’); Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar (Miguel Maga, 63’), Tomás Handel, Tiago Silva (Zé Carlos, 89’), Nuno Santos (João Mendes, 63’) e Ricardo Mangas; Jota Silva e André Silva (Nélson Oliveira, 90’+5’).

Suplentes não utilizados: Manu Silva, André André, Adrián Butzke e Afonso Freitas.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golo: André Silva (78’).

Cartões Amarelos: Tomás Handel (14’), Tomás Silva (45’+3’), Jota (47’), Tiago Silva (56’), Samu (71’) e Lebedenko (85’).

“Gostei do nosso futebol, tivemos um erro que não podemos ter e faltou o detalhe na frente, mas sinceramente gostei do nosso jogo e acredito que assim podemos mesmo voltar a dar alegrias aos adeptos”

Bruno Costa (Jogador do FC Vizela)

“Foi um jogo equilibrado. De um erro sofremos, depois tivemos dois lances e não conseguimos marcar. Quando toda a gente sabe o caminho, significa que é possível. Acredito muito que vamos conseguir e aqui ninguém vai quebrar”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)