“Equilíbrio e controlo emocional”

Rubén de la Barrera quer “mostrar desde o início” que o FC Vizela vai jogar contra o Vitória SC “para ganha”, mas avisa que essa vontade obedece a outros requisitos. Treinador satisfeito por ter agora mais opções.

O treinador do FC Vizela lançou o jogo de amanhã (15h30) com o Vitória SC esta tarde, em Conferência de Imprensa. Rubén de la Barrera acredita que estão reunidas as condições para disputar os três pontos e conseguir o tal clique que a equipa necessita para acreditar mais em si. Conhecedor do contexto que envolve este dérbi e consciente de que o FC Vizela precisa muito de pontos, o técnico acredita que as emoções se farão notar, mas pede equilíbrio para as gerir e contundência em todo o campo. O plantel viu entrar quatro jogadores novos nos últimos dias e as opções são agora, acredita, garantia de mais força para a segunda volta.

EXPECTATIVAS PARA O JOGO: “A equipa precisa deste tipo de jogos para se conectar e para mostrar consistência naqueles aspetos onde não o tem vindo a ser. Temos feito coisas boas, mas nas zonas e ações decisivas, não temos sido fortes. E precisamos de ser, para traduzir o bom que fazemos. O padrão passa pela Isso passa pela concentração, atenção e contundência. É indispensável para somar pontos.”

CONTEXTO DO DÉRBI: “A rivalidade e a nossa necessidade levam à vontade de cada um dar o máximo. Mas este jogo precisa de equilíbrio e controlo emocional pelo que significa o jogo e pela situação. Mas o que temos de transmitir desde o primeiro momento é que queremos ganhar. O rival é forte individual e coletivamente, mas o mais importante é o que nós fazemos. O grau de contundência nas áreas e entre as duas áreas é a chave.”

PLANTEL MAIOR E ADEPTOS: “Até aqui não temos tido todos os jogadores, esta semana aconteceram movimentos e felizmente todos os novos estão aptos para ajudar. Amanhã contamos com a energia e ajuda dos nossos adeptos, que serão fundamentais. Estou convencido de que estarão com a equipa. Temos de ser competitivos com o objetivo claro de ganhar.”

UMA VITÓRIA PARA DAR O CLIQUE: “Este tipo de jogos mexe com emoções e dinâmicas. Eu, pessoalmente, tenho ganas do jogo de amanhã para acabar com este estado. Com um bom rendimento amanhã e com os três pontos, poderia acontecer o clique que a equipa precisa para acabar de se convencer que somos boa equipa, temos bons jogadores e trabalhamos bem. Mas como seres humanos que são os jogadores, precisam de uma vitória para confirmar isso.”

REFORÇOS E BRUNO COSTA: “Por um lado é bom termos a possibilidade de recorrer a todos os jogadores, porque estão em estado ótimo. É certo que têm pouco tempo com a equipa, mas o importante é que estão na disposição de ajudar. No caso do Bruno, não vamos descobrir aqui o tipo de jogador que ele é. Muita qualidade, compromisso, ambição… isso acrescenta energia extra para toda a gente… O perfil que ele tem, até pela sua trajetória até ao dia de hoje, ajuda. Vem, como todos, com vontade de ajudar. Desportivamente não tenho nenhuma dúvida que vai ajudar e que o pode fazer desde o primeiro momento. Vamos ver como é o ultimo treino de hoje para amanhã tomar as melhores decisões possíveis. Mas o que tenho claro é que quanto maior a qualidade do plantel, mais sólida e competitivas se tornam as nossas ideias. “

DINÂMICA PARA AMANHÃ: “Temos de ser competitivos, ambiciosos e estar conectados em todos os momentos, porque todos os momentos são importantes, estamos num momento em que se acontece algo negativo, como sofrer um golo, isso pesa em termos mentais. Mas o alto rendimento é isso: superar estes momentos, ser forte nestas alturas e estarmos estáveis. Acredito 100% nos jogadores que já estavam e nos que chegaram.”

POSSÍVEIS ESTREIAS: “Veremos o que acontece. Não posso garantir nada. Em relação aos outros, têm possibilidade de integrar a lista de convocados. Veremos o que sinto hoje, ver se podem ajudar de início o depois. Isto é uma equipa, todos têm de estar preparados para ajudar. Normalmente os que saem nas últimas fotos da vitória são os que terminam de fechar os resultados, isso significa que todos são importantes. Aqui é assim.”