Quando tudo acontece…

Noite de pesadelo para o FC Vizela nesta deslocação à Serra da Freita, onde sofreu pesada derrota por cinco bolas a zero diante do FC Arouca. Um resultado muito difícil de digerir, mas que, em parte significativa, é explicado pelos dois tentos sofridos durante o quarto de hora inicial e que praticamente hipotecaram outro cenário.

Encarado como um desafio de enorme importância para o conjunto de Rubén de la Barrera, esta visita a Arouca será certamente recordada pelos piores motivos. A diferença total de eficácia entre FC Vizela e FC Arouca na etapa inicial, os dois golos sofridos demasiado cedo no jogo, a lesão de Essende e o momento do 3-0 a abrir o segundo tempo são aspetos importantes que contribuem para a explicação de um resultado tão desnivelado.

Os vizelenses chegavam a Arouca fustigados pelas duas goleadas consecutivas e ainda sem poderem contar com vários jogadores, com destaque para as ausências de Samu, que recupera de lesão, ou Matías Lacava, integrado nos compromissos da seleção do seu país. No entanto, encaravam este duelo como uma grande oportunidade de redenção. Tudo adiado, portanto.

Os instantes iniciais trouxeram várias situações de golo. Se Nuno Moreira dispôs de soberana hipótese para poder abrir o ativo logo aos 4 minutos, atirando por cima em plena área, já Rafa Mujica revelou maior eficácia ao aproveitar um corte defeituoso de Anderson. Estavam cumpridos apenas 10 minutos. Porém, pior ficaria a situação do FC Vizela na dobragem do primeiro quarto de hora. O VAR encontrou uma falta de Rodrigo Escoval sobre Cristo González, uma decisão que não pareceu muito esclarecedora, e o próprio converteu o castigo máximo, fazendo o marcador avançar para o 2-0.

Não era isto que seguramente se esperava, mas o FC Vizela até dispôs de boas situações para reduzir e até empatar, sobretudo pelo goleador Essende. A primeira num remate rasteiro que saiu rasante ao poste direito e a segunda num cabeceamento a beijar o poste esquerdo da baliza de Arruabarrena. Só que, quando tudo acontece, neste caso sublinhe-se, tudo de negativo, até sem o contributo de Essende os vizelenses ficaram ainda antes do intervalo. Momento de estreia para Ba-Sy, reforço de Inverno, mas estas incidências iam deixando marca.

A etapa complementar arrancou praticamente com novo infortúnio. Um autogolo de Matheus Pereira aos 49 minutos, quando tentava evitar que o esférico de Jason chegasse a Rafa Mujica, deixou as contas dos azuis (que jogaram de branco) ainda mais… negras! Os vizelenses ainda deram um ligeiro ar de reação através dos remates de Ba-Sy e Matheus Pereira (55’), mas cedo se começou a perceber que a equipa estava de rastos no capítulo da confiança e o jogo ficou demasiado confortável para o FC Arouca. Jason e Rafa Mujica combinavam entre si de olhos fechados, pelo meio, Dylan, na execução de um livre direto em posição frontal ainda enviou a bola com estrondo à barra, aos 80 minutos. Mas faltavam dez minutos, mais uns pozinhos extra para terminar a noite negra de Arouca e o pesadelo ganhou dimensão com os golos de Rafa Mujica e Cristo González, o primeiro quase sem ângulo a surpreender Buntic com um cabeceamento por cima deste, o segundo numa iniciativa individual do espanhol dos da casa.

Resultado muito desnivelado numa noite do FC Vizela para esquecer, num momento em que a dureza de uma escalada na tabela classificativa cresce em dificuldade. O próximo jogo da Liga Portugal Betclic é uma receção ao Vitória SC e marcará o reencontro dos vizelenses com o seu antigo treinador Álvaro Pacheco. A partida está marcada para as 15h30 de domingo, dia 4 de Fevereiro.

FICHA TÉCNICA

FC Arouca 5-0 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Arouca (1.151 espectadores)

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora)

Assistentes: Rui Teixeira / Pedro Mota

4º Árbitro: Dinis Gorjão (AF Setúbal)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Oliveira (AF Porto) / Hugo Santos

FC Arouca (4x2x3x1): Arruabarrena; Tiago Esgaio (Bogdan Milovanov, 83’), Rafael Fernandes (Matías Rocha, 70’), Javi Montero e Weverson; David Simão (C) (Pedro Moreira, 78’) e Eboué Kouassi (Uri Busquets, 70’); Jason, Morlaye Sylla (Yusuf Lawal, 70’) e Cristo González; Rafa Mujica.

Suplentes não utilizados: João Valido, Alfonso Trezza, Miguel Puche e Benji Michel.

Treinador: Daniel Sousa

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Hugo Oliveira, Anderson (C), Rodrigo Escoval e Matheus Pereira; Jota, Alex Méndez (Abdul, 67’) e Diogo Nascimento; Alberto Soro, Essende (Ba-Sy, 43’) e Nuno Moreira (Dylan, 67’).

Suplentes não utilizados: Ruberto, Bursac, Bustamante, Lebedenko, Busnic e Messias.

Treinador: Rubén de la Barrera

Golos: 1-0 Rafa Mujica (11’), 2-0 Cristo González (17’, g. p.), 3-0 Matheus Pereira (50’, p. b.), 4-0 Rafa Mujica (86’) e 5-0 Cristo González (90’+2’).

Cartões Amarelos: Matheus Pereira (13’), Rodrigo Escoval (16’) e Javi Montero (79’).

“É difícil encontrar palavras, até porque sei a qualidade do grupo e a forma como trabalhamos. Temos de dar as mãos para nos reerguer e pedir desculpa aos adeptos. Falta muito campeonato e vamos dar a volta”

Jota (Jogador do FC Vizela)

“A explicação está na primeira parte, tivemos quatro lances de golo e saímos a perder 2-0. No momento emocional que estamos isso complica tudo. Temos de melhorar nas duas áreas e encarar esta situação”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)