“Vamos para ganhar”

Rubén de la Barrera lançou a deslocação ao Estádio Municipal de Arouca encarando o desafio como uma oportunidade para confirmar o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipa.

O treinador do FC Vizela esteve hoje em Conferência de Imprensa para lançar o jogo da 19ª jornada da Liga Portugal Betclic e mostrou-se confiante no regresso do FC Vizela aos triunfos.

EXPECTATIVAS PARA AROUCA: “É uma oportunidade que temos para fazer um bom jogo, atingir um bom rendimento e trazer os três pontos, que seriam necessários para muitas coisas, para confirmar o trabalho que estamos a fazer, crescimento de sensações e também na tabela. Cada jogo que temos pela frente é a melhor das oportunidades para fazer o que pretendemos e atingir o que queremos atingir. Vamos encarar o jogo como temos de encará-lo, sabendo que o Arouca tem uma boa dinâmica, tem bons jogadores e jogamos fora de casa. Mas estou confiante.”

ANÁLISE AO AROUCA: “Tem uma dinâmica muito própria, tem bons jogadores na frente como os números refletem. A exigência será máxima, será um jogo competitivo, em que teremos de estar compactos, com personalidade, procurando a baliza adversária, sempre atentos para que (os jogadores do Arouca) não tenham a possibilidade de fazer contra-ataques. Temos de ser melhores do que no último jogo na Taça se queremos atingir o que pretendemos, que são os três pontos.”

POSTURA MAIS RESULTADISTA?: “Resultadistas é o queremos fazer, conseguir bons resultados. Mas para isso é preciso estar claro que linha pretendemos e a partir daí é uma questão de aprofundá-la e melhorá-la. Nós estamos em Vizela há pouco tempo, não é a melhor situação porque chegamos com esta classificação e estas emoções inerentes. Tudo isso tem de ser transformado e a melhor forma é ganhar jogos, o objetivo é esse. O ponto positivo é que aqui todos têm clara a linha, o caminho e o processo. Todos os dias pretendemos melhorar o rendimento do dia anterior e assim seguimos sabendo que evidentemente que as emoções são fruto da situação da tabela. Mas acredito que temos de afastar-nos disso e encarar as coisas em perspetiva, sendo competitivos, atacando bem, defendendo bem e sabemos que os resultados serão consequências de tudo isso. O que não podemos é pensar em ganhar sem fazer tudo o que temos de fazer para ganhar, porque no futebol de alto rendimento isso não funciona.

JOGO MAIS IMPORTANTE? “Todos são importantíssimos, mas claro que este é o mais importante porque é o seguinte. Cada jogo é a melhor oportunidade que temos para confirmar sensações, para melhorar, crescer como equipa, ganhar níveis de confiança. Como não pode ser outra forma, o Arouca será muito importante devido a isto.

EQUIPA DISPONÍVEL: “Sim, iremos com a melhor equipa. Tentamos sempre que todos estejam disponíveis para treinar e competir. Depois é tomar as melhores decisões possíveis para a equipa.

TRABALHO DEFENSIVO: “Durante a semana insistimos muito nesse aspeto, tentando que a equipa não abra corredores precisamente para que o adversário os explore, que o adversário tenha de sentir-se na obrigação de fazer muito mais para provocar dano. Não tem que ver com sofrer ou não golos, o que pretendemos é que os adversários não tenham oportunidades de fazer golo, Isso obedece à consistência e solidez que temos de ter no jogo, na defesa e no ataque.”

CONFRONTOS DIRETOS: “O que temos de ter claro é que nesta segunda volta todos têm de jogar contra todos, os pontos são o que são. É a realidade. Temos é de ser altamente competitivos, unir-nos neste momento, precisamente onde mais precisamos de pontuar, porque um somatório de respostas individuais não será suficiente para atingir o nosso objetivo. Aqui pretende-se um crescimento individual, mas a resposta tem de ser coletiva. Temos de ser uma equipa com alma, com uma ideia clara, forte em termos de competitividade, estável emocionalmente. Todas estas pequenas grandes coisas são o que nos permitir ganhar jogos e com isso sair desta situação.”

MERCADO E ESSENDE: “O mês de janeiro é sempre um mês complicado, existe muito movimento, independentemente de eu avaliar se devia ou não ser assim. Mas é o que é em todos os campeonatos. Precisamos de uma estabilidade e tranquilidade para estabelecer o foco no que realmente importa, mas nem sempre é fácil em muitas ocasiões. O que sinto por parte do Essende é confiança, é felicidade, eu vejo-o feliz por jogar pelo FC Vizela. O rendimento está aí, os números estão aí e considero que cresce ao longo do jogo, não apenas no que diz respeito aos golos. Está cada vez um avançado mais completo e isso vai beneficiar completamente a equipa.”