Um minuto destruiu aspirações vizelenses

FC Vizela com derrota pesada contra o Sporting (2-5), apesar de ter estado em vantagem quase toda a primeira parte. Golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda marcaram as diferenças.

A vitória do Sporting é justa – não há que o esconder – mas por números exagerados e a dar uma ideia de um jogo fácil que, na verdade, nem sempre o foi. Especialmente na primeira parte, período em que o FC Vizela andou quase sempre à frente do marcador. Apesar de uma entrada forte dos leões, os vizelenses foram conseguindo fechar bem os espaços e colocar-se a salvo de lances de claro perigo. E aos 13′, na sequência de uma bola recuperada após livre, até se adiantaram no marcador. O cruzamento de Hugo Oliveira é muito bom, o cabeceamento de Soro também. E assim nascia uma vantagem que podia ter sido preciosa. Resposta pronta do Sporting, com aquele que será um dos falhanços do ano. Gyokeres, quase em cima da linha de golo, atira à trave. O sueco parecia em dia não, mas era mesmo puro engano. O FC Vizela nunca se remeteu completamente à sua defesa e procurou sempre a baliza de Adán. Aos 27′, Samu quase a encontrou. A jogada coletiva é muito boa e o médio aparece a rematar dentro da grande área, mas a bola rasou o poste. O mesmo Samu lesionar-se-ia pouco depois, tendo sido obrigado a sair ao intervalo. Antes, porém, o Sporting intensificou a pressão na busca pelo empate. Paulinho, já depois dos 45′, marcou mas em fora-de-jogo. Mas aos 45’+7′, já depois dos cinco que o árbitro dera de compensação, apareceu Gyokeres, à segunda, a empatar. Bola ao meio-campo e tudo para os balneários. Este foi o principal momento do jogo. E o segundo foi a abrir a segunda parte, estavam decorridos 36 segundos. Trincão tenta assistir Gyokeres, mas engana Buntic e faz golo. No espaço temporal de jogo de menos de um minuto, o FC Vizela passou de uma vantagem de 1-0 para uma desvantagem de 1-2.

A tentativa de reação esbarrou num Sporting cada vez mais forte e dominador, com vontade de fazer o terceiro golo para se colocar a salvo de qualquer susto. E conseguiu, através de um cabeceamento de Paulinho aos 57′, após um livre lateral. Dois minutos depois, Gyokeres voltou a faturar, mas em fora-de-jogo, algo a que Essende conseguiu fugir aos 62′. Lançado por Matheus, ganhou no 1×1 com Coates e, à saída de Adán, fez o FC Vizela voltar para a luta. Sol de pouca dura, no entanto, porque 10 minutos depois foi Coates, novamente numa bola parada, a devolver a vantagem de dois golos ao Sporting, que derrubou a reação vizelense e desaguou nuns últimos 15 minutos praticamente sem grandes motivos de interesse e que ainda renderam o quinto, talvez exagerado, golo aos leões.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-5 Sporting CP

Local: Estádio do FC Vizela (4.386 espectadores)

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal)

Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas

4º Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Costa (AF Porto) / Nuno Manso

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Hugo Oliveira, Rodrigo Escoval, Anderson e Lebedenko (Jota, 86′); Busnic e Samu (C) (Bustamante, 46′); Soro (Alex Méndez, 70′), Diogo Nascimento (Nuno Moreira, 90′) e Matheus Pereira; Essende.

Suplentes não utilizados: Ruberto, Bursac, Abdul, Messias e Tomás Silva.

Treinador: Rubén de la Barrera

Sporting CP (3x4x3): Adán; Eduardo Quaresma, Coates (Rafael Pontelo, 90′) e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Hjulmand (Daniel Bragança, 60′), Pedro Gonçalves (Dário Essugo, 90′) e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Paulinho (Marcus Edwards, 79′).

Suplentes não utilizados: Franco Israel, Diogo Pinto, Neto e Afonso Moreira.

Treinador: Rúben Amorim

Golos: 1-0 Soro (13′), 1-1 Gyokeres (45’+7′), 1-2 Trincão (46′), 1-3 Paulinho (57′), 2-3 Essende (63′), 2-4 Coates (72′) e 2-5 Gyokeres (86′).

Cartões Amarelos: Hjulmand (15′), Buntic (37′), Anderson (65′) e Bustamante (88′).

“Começámos bem, mas sofremos em momentos importantes. Nunca deixámos de acreditar e de dar tudo. Sabemos que os adeptos estão connosco e vão ajudar-nos nesta fase complicada”

Soro (Jogador do FC Vizela)

“Sofremos nos momentos em que estávamos no jogo. Tivemos erros que nos penalizaram. Temos toda uma segunda volta e estou confiante”

Rubén de la Barrera (Treinador do FC Vizela)
Perspetiva do golo apontado por Soro, que inaugurou o marcador para o FC Vizela (13′).
Perspetiva do golo apontado por Essende, que reduziu o marcador para 2-3 (63′).