“Sporting? É jogar para ganhar”

Rubén de la Barrera fez esta tarde a antevisão do jogo com o Sporting CP e apontou à necessidade de somar a questão emocional e competitiva à forma como a equipa jogou contra o Boavista.

SEMANA APÓS DERROTA PESADA:  “Um resultado muito pesado, mas como sempre falámos do processo e do porquê de as coisas acontecerem. Vimos novamente o jogo, analisámos os jogadores e tirámos conclusões, não apenas no sentido de sermos superiores no jogo, mas também de traduzir essa diferença nos golos marcados, em eficácia, porque quando isso não acontece,  as possibilidades para ao adversário vão sempre existir. Temos de ser contundentes nas duas áreas e continuar a melhorar no processo que há entre elas. “

CONCLUSÕES DA ANÁLISE AO ÚLTIMO JOGO: “É futebol, é a realidade. Remeto para o que disse a quente no final do jogo. Geramos uma expectativa de golos acima de três, o que é uma autêntica barbaridade, principalmente numa I Liga. Recuperámos a bola a partir do 5º passe do Boavista, eles recuperaram a partir do 30º. São questões que, por muito que tentemos passar para palavras, não é fácil. Ainda assim a realidade é que, apesar das estatísticas, o resultado foi o que foi. Mudar isso passa por aspetos que são chave tanto a nível emocional como competitivo. O nosso nível tem de estar muito perto do que mostrámos em termos de jogo.”

COMO PONTUAR COM O SPORTING: “O que temos de fazer é o mesmo de sempre, jogar para competir e para ganhar, essa é a realidade. Na situação em que nos encontramos temos de ter claro o que fazer, jogar o melhor possível e desequilibrar a balança do jogo a nosso favor, mas sabemos que será fundamental controlar os pequenos detalhes, principalmente contra equipas fortes como o Sporting.”


ELOGIOS DE RÚBEN AMORIM E DINÂMICA A APRESENTAR:
“Eles terão momentos onde pretenderão ser muito fortes na pressão alta, envolvendo sete jogadores. Nós temos de perceber exatamente isso, quais as vias e os caminhos para poder superar essa pressão. Isso obrigará a jogar às vezes com mais passes e noutros momentos jogar um futebol mais direto. Sabemos que não é o mesmo ser pressionado por um jogador e por outro nem por uma equipa e por outra, por isso temos de ser inteligentes.”

SPORTING FÁCIL DE ANALISAR, DIFÍCIL DE CONTRARIAR? “É uma equipa que gosto muitíssimo porque tem capacidade de reagir rapidamente em função do que acontece no jogo, se uma equipa sai a três ou a quatro, se tem quatro avançados ou três. Eles têm tempo de trabalho juntos, isso sente-se. É a quarta época completa do Rúben Amorim, que é um treinador que admiro muito. Sabemos da sua antecipação a nível de respostas, temos de ter em conta isso para podermos provocar dúvidas neles. Não é fácil, mas é o que temos de fazer para tentar superar o adversário é criar dificuldades, porque o jogo planeia-se sempre dentro das mesmas premissas que são pensar como podemos competir e ganhar. Depois que o jogo e o rendimento coloquem as equipas onde merecem. Mas sim, temos claro que é um jogo onde temos de ter muito claro o que temos de fazer e ser então contendentes na definição e também essa eficácia nas ações mais determinantes. Qualquer detalhe marca a diferença.”

REAÇÃO AO SORTEIO DA TAÇA DE PORTUGAL: “Nesta altura todas as equipas têm a possibilidade de disputar a prova e atingir o máximo. Muito respeito pelo adversário, outra equipa grande. Nós estamos cá há pouco tempo e temos de aproveitar a situação para preparar a equipa da melhor maneira. E que melhor maneira do que defrontar equipas grandes não só a nível nacional como também europeu.