Sub-19 batem Boavista no regresso às vitórias

O FC Vizela reencontrou o caminho dos triunfos ao vencer o Boavista por 2-1, numa partida em que até esteve em desvantagem. Pedro Ramos encheu o campo e esteve nos dois golos dos vizelenses, primeiro a marcar, depois a assistir o colega José Sampaio para a reviravolta.

Há as chamadas “vitórias cirúrgicas” e esta bem pode ser rotulada dessa forma. O FC Vizela interrompeu uma série negativa de quatro jogos sem vencer (três derrotas seguidas e um empate em Paços de Ferreira na ronda anterior) e isso teve reflexos imediatos do ponto de vista da sua classificação. Ao bater o Boavista por duas bolas a uma, a equipa vizelense reaproximou-se dos lugares de permanência ao subir na tabela da Zona Norte até à oitava posição.

O Municipal de Santo Adrião recebeu o encontro numa manhã de chuva persistente, nada que tenha travado a entrega das duas equipas, em especial a do FC Vizela que, apesar de ter estado em desvantagem, realizou uma prestação globalmente positiva e justificou a obtenção dos três pontos.

Entraram bem os vizelenses com uma primeira iniciativa de Pedro Ramos a levar o perigo junto da baliza forasteira, contudo, o Boavista revelou maior eficácia na sua primeira aproximação à área contrária. Na sequência de um cruzamento, Franco Pinho adiantou os axadrezados no marcador, estavam cumpridos 14 minutos. A reação do FC Vizela não foi propriamente imediata, mas tornou-se mais efetiva com o decorrer da primeira parte. Miguel Constantinescu ensaiou o remate, Miguel Cruz e Renato Valente falharam a interceção à boca da baliza em momentos distintos. O aviso estava dado, a concretização desse “sinal mais” aconteceu mesmo a onze minutos do intervalo. Grande pontapé de Pedro Ramos a fazer o empate de belo efeito, sem dar grandes hipóteses de defesa ao guardião boavisteiro.

Faltou depois um bocadinho de felicidade ao FC Vizela para poder chegar ao descanso na frente. Que o diga Miguel Constantinescu! O atacante dos azuis, lançado em profundidade, viu bem o adiantamento de João Coelho, aplicou o chapéu, mas as medidas foram demasiado certeiras e o esférico acabaria devolvido pela barra. As insistências de Renato Valente e Ari deixavam bem patente o inconformismo do FC Vizela com a igualdade verificada.

O segundo tempo iniciou-se na mesma toada com a formação de Hugo Simões mais capaz que o Boavista e a chegar com perigo à área forasteira. A bola chegou a “pingar” praticamente a linha de golo aos 53 minutos, antes de novas tentativas de Pedro Ramos e Miguel Constantinescu. Até que, aos 68 minutos, na sequência de um livre lateral executado por Pedro Ramos, José Sampaio mergulhou no coração da área para um cabeceamento vitorioso. Estava operada a reviravolta há muito justificada e o resultado podia ter sido ampliado por Pedro Ramos, mas João Coelho protagonizou enorme defesa. O médio dos vizelenses foi a grande figura do encontro, jogou, fez jogar e foi decisivo.

O Boavista, tirando o golo marcado, sentiu dificuldade em criar momentos de embaraço a Pedro Dinis, mérito da abordagem defensiva dos vizelenses. Na compensação, Gonçalo Malheiro ficou perto de sentenciar o desafio, mas este acabaria com o 2-1 para o FC Vizela, um resultado muito importante e encorajador para o grupo de trabalho, numa altura em que faltam duas rondas para o fecho da 1ª fase. O próximo encontro será de elevado nível de dificuldade com a equipa vizelense a defrontar o líder FC Porto no Estádio Dr. Jorge Sampaio. A partida terá início às 11h00 de domingo, dia 21 de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-1 Boavista FC

Local: Campo Municipal de Santo Adrião (Santo Adrião – Vizela)

Árbitro: Luís Filipe (AF Lisboa)

Assistentes: Élio Simões e Hugo Faria

FC Vizela: Pedro Dinis; Reis, Diogo Borralho, José Sampaio (C) e Gonçalo Campos; Pedro Ramos (Guilherme Santos, 86’) e Miguel Cruz (Diogo Martins, 54’); Chadai, Renato Valente (Gonçalo Malheiro, 63’) e Ari; Miguel Constantinescu (Gustavo Nau, 86’).

Suplentes não utilizados: Lucas Fachadas, Miguel Resende e João Pinto.

Treinador: Hugo Simões

Boavista FC: João Coelho; Duarte Macedo (Rodrigo Duarte, 90’), Pedro Coimbra, Rodrigo Sousa e Tomás Silva; Guilherme Freitas, Marco Ribeiro (C) (Mutaro Baldé, 84’) e Afonso Araújo (Tomás Pereira, 69’); Gustavo Figueiredo, Franco Pinho (Afonso Coelho, 69’) e Tiago Morais (Diogo Soares, 69’).

Suplentes não utilizados: Tomás Maçães, Alexandre Marques e Tomás Marques.

Treinador: Ibrahima Faye

Golos: 0-1 Franco Pinho (14’), 1-1 Pedro Ramos (34’) e 2-1 José Sampaio (68’).

Cartão Amarelo: Guilherme Santos (90’+5’).