“Acredito que vai correr bem”

Rubén de la Barrera lançou a deslocação ao Estádio José Gomes convencido de que o tempo de que dispôs para trabalhar ajudou a equipa a solidificar processos e a desenvolver a nova ideia de jogo.

Em Conferência de Imprensa, o treinador do FC Vizela falou hoje sobre a visita ao Estrela da Amadora (sábado, 15h30) e também sobre mercado, mas essencialmente para reforçar confiança nos jogadores do atual plantel, que o têm impressionado de forma muito positiva. “A essência” do que se pretende para o futuro já existe, mas agora só o tempo a vai aprimorar. “Controlar o jogo” é objetivo para o jogo de amanhã, contra “um adversário forte” e que seguramente não chegará com influência negativa pelo último resultado.

EVOLUÇÃO DA EQUIPA: “Tivemos tempo à nossa disposição e senti a equipa com muita predisposição para adquirir comportamentos que, acreditamos, nos vão dar segurança, tranquilidade e consequentemente recursos para superar o adversário em diferentes tipos de contextos. Dá-nos soluções e depois poderemos ter tranquilidade emocional para enfrentar os desafios.”

ESTRELA VEM DE DERROTA PESADA: “O último resultado terá pouca influência no jogo de amanhã, porque é um jogo totalmente frente. É uma equipa forte, em Portugal há muitas equipas que jogam com três centrais e isso obriga a fazer algumas coisas. O objetivo é ter o controlo do jogo e a partir daí responder positivamente nos momentos ofensivos e defensivos, porque nos tocará ter de fazer tudo. Temos de atacar bem e dentro do ataque preparar bem a defesa e vice-versa, defender bem e estar preparado para atacar e aproveitar desequilíbrios. As bolas paradas também são importantes. Vejo a equipa preparada, com segurança e, sobretudo, com sintomas de personalidade que já notei contra o Moreirense. Mas temos que corrigir aspetos como a verticalidade, a ameaça no meio-campo contrário, para sermos competitivos de verdade.”

IMPORTÂNCIA DE PONTUAR FORA: “A verdade é que sim. Mas o mais importante é colocar o foco no importante e o mais importante é o jogo seguinte. Por isso colocamos foco no Estrela. O resultado vem com consequência do jogo. Então temos de ter segurança no que cada um faz e acreditar numa ideia que, acreditamos, nos vai trazer benefícios. O resto está nos jogadores. Considero que aqui há muitos bons jogadores, preparados para assumir desafios. Estou convencido que vai correr bem. É um processo, precisamos de tempo para crescer e assentar certos comportamentos, mas tenho claríssimo que, mesmo com pouco tempo, a essência do que queremos está aqui e já a atingimos. É uma questão de irmos polindo as coisas treino a treino, dia a dia, tudo aquilo que permitirá ver um Vizela altamente competitivo, que é o que pretendemos a curto prazo.”

MERCADO: “O positivo é que há uma comunicação muito boa entre todos os departamentos do clube. Como treinador, a partir daí, falamos de mercado entre todos. Num primeiro momento gostamos de todos, depois já não gostamos de nenhum. Não. Não tem de ser assim. O mais importante são os jogadores que estão cá. O meu dever e responsabilidade é extrair o melhor dos que estão cá. Estou convencido que nesta equipa há jogadores muito bons, que com trabalho podem atingir o que podem ser. É uma questão de eles chegarem á sua melhor versão. É isso que nos fará ter mais pontos e subir na tabela. No futuro responderei ao que for de futuro, mas estou francamente agradado pelo nível individual de cada jogador. Tenho capitães fantásticos e referências, grande ambiente no balneário. Isso é o essencial. Um resultado positivo amanhã permitirá o clique emocional para passar ao próximo nível.”

SITUAÇÕES DE LACAVA E SORO: “O Matías está à disposição, é um jogador muito importante. Esperamos a recuperação de outros jogadores que estão lesionados. Vamos ver sobre o Soro, ver se contamos com ele para a Taça. A curto prazo pretendemos recuperar o máximo possível, pois todos serão importantes., Ninguém sabe quem marcará ou evitará o golo que possa ser decisivo para a equipa”