FC Vizela celebra 85 anos de história

Cerimónias começaram bem cedo neste primeiro dia do ano de 2024. Sócios receberam mensagens e cumpriu-se a tradição.

O Futebol Clube de Vizela completa hoje 85 anos de idade e está em festa. Para assinalar esta bonita data, Eduardo Guimarães, presidente do clube, assinou uma mensagem que todos os sócios receberam esta manhã. “Nos 85 anos que hoje celebra, o FC Vizela teve a felicidade de contar com os melhores do seu lado. Que o legado do passado seja inspiração para o futuro. Obrigado e parabéns também para si”, pode ler-se.

De resto, as celebrações vão prolongar-se com programação e atividades ao longo de todo o ano. Esta manhã cumpriu-se a tradição, com o hastear da bandeira, a visita ao cemitério e a missa na Igreja de Sao Miguel, em memória de todos aqueles que já partiram. Eduardo Guimarães teve a companhia de José Borges (presidente da Assembleia Geral), César Dias (Conselho Fiscal) e restantes pares da direção. Como é norma, Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, esteve sempre presente, acompanho pelos restantes membros do executivo camarário. Joaquim Ribeiro (presidente da SAD), Manuel Machado (ex-presidente do FC Vizela e líder da AF Braga) e Manuel Pereira (ex-presidente do FC Vizela) também estiveram.

Eduardo Guimarães começou por agradecer a presença da Câmara Municipal “sempre presente” e de Joaquim Ribeiro, que “demonstra a simbiose entre clube e SAD”. Depois, olhou para trás e refletiu. “O FC Vizela fez uma história lindíssima culminada com o sonho da I Liga. Olho para este estádio e cada ano está melhor, com o auxílio da Câmara e do investidor. O dia hoje começou com um tremendo nevoeiro, mas depois começou a limpar. Espero que esta analogia seja o que se está a passar com o FC Vizela. Há muitas dúvidas e críticas, mas penso que o tempo vai ficar bom e o FC Vizela vai ficar onde merece, a meio da tabela, dando uma alegria a todos nós”. José Borges destacou o papel do FC Vizela “na prática desportiva dos jovens do concelho e na elevação do nome da cidade” e mostrou-se determinado “a fazer um esforço para homenagear aqueles que criaram o FC Vizela”.

Victor Hugo Salgado também tomou da palavra. “O papel do FC Vizela na sociedade nos dias de hoje é muito importante. Muito importante no sentido de colocar o clube e o concelho no mapa. Fala-se sucessiva e reiteradamente de Vizela por causa do futebol. É importante pela economia local e pelo impacto significativo que a chegada à I Liga trouxe. E pelo desenvolvimento em todas as áreas, na formação, nas infraestruturas, na dinâmica e pelo profissionalismo que tem ganho ao longo dos anos. E aqui uma palavra ao presidente da SAD a que agradeço todo o contributo, dedicação e, sobretudo, investimento que tem sido feito. E quero dizer algo importante: muitas das vezes, nós vizelenses, temos dificuldade em perceber o que estamos a viver. Mas nós estamos a viver uma época dourada do FC Vizela e para os vizelenses. Não sei quanto durará, mas era importante perceber o que estamos a viver porque na realidade iríamos viver de forma distinta. Quando esta época acabar – e acredito que não será para breve – vamos ter saudosismo e vontade de recordar o que este período nos trouxe, algo de único, inesquecível. O que desejo para o ano que aí vem é que todos os adeptos saibam viver esta época, de forma livre, sentida e bairrista, como é típico dos vizelenses. Que reine o espírito de união”, destacou.

As cerimónias começaram no Estádio com o hastear da bandeira do FC Vizela, bem como a do concelho de Vizela e a de Portugal. Seguiu-se a missa na Igreja de São Miguel e a romagem aos cemitérios de São Miguel e São João. As cerimónias contaram com cerca de 30 pessoas e foram pontuadas pela Associação Família Peixoto.