Números e figuras de 2023

Recorde de espectadores no estádio do FC Vizela, um melhor marcador francês, Buntic como mais utilizado e Samu em todas.

Num ano que teve três treinadores (começou Tulipa, seguiu-se Pablo Villar e, atualmente, é Rubén de la Barrera ao comando), o FC Vizela disputou 39 desafios, tendo conseguido 11 vitórias, 10 empates e 18 derrotas. No que diz respeito a golos, a equipa marcou 39 e sofreu 50. A lista de marcadores é muito diversa, com Essende à cabeça (8), seguido de Osmajic (6) e Samu (4). Marcaram ainda Matheus Pereira (2), Nuno Moreira (2), Bruno Wilson, Dylan Saint-Louis, Soro, Anderson, Alex Méndez, Igor Julião, Kiki Afonso, Guzzo, Etim, Rashid, Tomás Silva, Lacava, Kiko Bondoso e três auto-golos

No que diz respeito ao jogadores mais utilizados, Buntic e Samu lideram em número de jogos (38 cada um), mas o guarda-redes teve, naturalmente, direito a mais minutos em campo: 3450 contra 3234 de Samu. Anderson fechou o pódio em jogos e minutos: 35 desafios, 3008 minutos.

Samu está em praticamente todos os tops. O médio é o melhor assistente do ano que agora termina (5 passes para golo, contra três de Nuno Moreira, Lacava, Alex Méndez e Kiko Bondoso, que entretanto foi transferido para o Maccabi Telavive. O capitão foi o terceiro melhor marcador do ano, com quatro tentos, menos dois do que Osmajic e menos quatro do que Essende, que marcou oito vezes e foi o melhor nesse capítulo. Aliás, o francês é, apesar de estar em Vizela há menos de meia época, o melhor marcardor de 2023.

Fechamos com os adeptos. Em 2023, o Estádio do FC Vizela registou um novo recorde: 69 734 espectadores num total de 21 jogos em casa, à média de 3321 por jogo. Parabéns a todos.