Traídos nos melhores momentos

Primeiro a lesão de Nuno Moreira, depois dois golos do SC Braga nas fases em que o FC Vizela estava melhor. A reação foi boa, o 1-2 relançou o jogo e a equipa só quebrou mesmo no último minuto.

O FC Vizela perdeu com o SC Braga (1-3), num jogo em que o resultado final não reflete exatamente as incidências de um jogo repartido e com momentos de domínio alternado. O FC Vizela não foi feliz nos momentos-chave do jogo e essa infelicidade começou bem cedo, com a lesão de Nuno Moreira, que aos 9′ obrigou Pablo Villar a alterar o plano estratégico para o jogo. Como dissemos, a equipa não foi feliz e fez de tudo para merecer mais sorte.

A entrada no jogo é boa e os primeiros lances de golo são da equipa da casa. Primeiro Tomás Silva (6′), num remate que Matheus defende com dificuldade. Aos 9′, uma excelente jogada coletiva que termina com Nuno Moreira, em posição privilegiada a lesionar-se no momento em que cruza e Anderson quase a bater Matheus. A substituição (entrou Jardel) alterou um pouco o paradigma do jogo e, na fase em que o FC Vizela procurava reajustar-se, o SC Braga faz o 0-1 por Banza, que apareceu na pequena área a desviar um cruzamento de Mendes. O resto do primeiro tempo foi bastante disputado, mas sem ocasiões clarividentes.

No regresso, a equipa da casa entrou com a mesma postura irreverente e passou os primeiros 10 minutos mais perto da área arsenalista do que o contrário. E foi precisamente ao cabo desse tempo (56′) que acontece nova infelicidade, desta vez também com o dedo da equipa de arbitragem, que não vê Serdar desviar para canto uma interceção de Bruma, em novo lance de golo do FC Vizela. Reposição arsenalista e bis de Banza, agora de cabeça. O resultado era enganador e o FC Vizela percebeu isso. Foi esse o único momento de quebra no jogo – com possibilidades até de o SC Braga fazer o 0-3 – mas paulatinamente os jogadores recuperaram confiança e partiram em busca de reentrar na discussão do resultado. Aos 72′, nova ocasião flagrante. Jardel isola-se e toca em Essende, mas Paulo Oliveira desvia no último momento. No canto que se seguiu, Essende lá consegue o golo que já tardava e merecia. Samu fez a assistência.

Com 1-2 e cerca de 20 minutos para jogar, o resto do desafio foi marcado pela tentativa desesperada de o FC Vizela fazer chegar a bola à área do SC Braga. Pelo meio, claro, os arsenalistas souberam procurar também ameaçar, mas preocuparam-se essencialmente em gerir o tempo e a bola. No desespero, já com Buntic na área adversária, Bruma aproveitou uma recuperação de bola para, com a baliza deserta, fechar o marcador.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-3 SC Braga

Local: Estádio do FC Vizela (3.785 espectadores)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Assistentes: Tiago Costa / André Almeida

4º Árbitro: João Afonso (AF Bragança)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: André Narciso (AF Setúbal) / Vasco Marques

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Tomás Silva (Hugo Oliveira, 81’), Rodrigo Escoval, Anderson e Lebedenko; Pedro Ortiz (Busnic, 66’) e Samu (C) (Alex Méndez, 81’); Nuno Moreira (Jardel, 13’), Diogo Nascimento e Matheus Pereira (Dylan, 66’); Essende.

Suplentes não utilizados: Ruberto, Iker Unzueta, Rafael Bustamante e Rashid.

Treinador: Pablo Villar

SC Braga (4x2x3x1): Matheus; Mendes, Serdar, Paulo Oliveira e Cristian Borja; Vítor Carvalho (André Horta, 57’) e Zalazar (Castro, 74’); Álvaro Djaló (Bruma, 45’), Pizzi (Rony Lopes, 74’) e Ricardo Horta (C) (Adrián Marín, 87’); Banza.

Suplentes não utilizados: Lukas Hornicek, José Fonte, Abel Ruiz e João Moutinho.

Treinador: Artur Jorge

Golos: 0-1 Banza (15’), 0-2 Banza (56’), 1-2 Essende (72’) e 1-3 Bruma (90’+6’).

Cartões Amarelos: Pedro Ortiz (45’+2’), Busnic (77’), Rodrigo Escoval (81’) e Cristian Borja (89’).

“Foi um jogo ingrato, porque desde a lesão do Nuno aos golos sofridos, tudo aconteceu nas fases em que estávamos melhor. Mas depois do que fizemos, a mensagem é clara: estamos juntos e vamos dar a volta a isto”

Samu (jogador do FC Vizela)

“O momento da lesão do Nuno é determinante no primeiro tempo. No segundo, de um lance de canto para nós nasce o 0-2. Reagimos, entrámos no jogo, mas não fomos felizes”

Pablo Villar (treinador do FC Vizela)
Uma perspetiva do golo apontado por Essende na partida frente ao SC Braga.