Dia do Guarda-Redes foi um sucesso

Organizado pelo Departamento de Formação, o evento juntou cerca de quatro dezenas de crianças e jovens no complexo desportivo do FC Vizela, que ali passaram um dia diferente, recheado de aprendizagem e convívio. A experiência, que começara nas semanas anteriores com as visitas dos guarda-redes da equipa principal, Buntic, Ruberto e Bursac, foi um sucesso e promete continuar.

Naquela que foi a terceira edição do evento, o Dia do Guarda-Redes reuniu um número de atletas superior ao de 2022 e foi um verdadeiro sucesso, atendendo ao feedback positivo das cerca de quatro dezenas de crianças e jovens que viveram um dia de partilha diferente. Buntic, Ruberto e Bursac já tinham dado o mote para a iniciativa com visitas e interações no palco de treinos do Departamento de Formação nas semanas anteriores.

Na passada sexta-feira, feriado de 01 de Dezembro, guarda-redes do FC Vizela e não só, bem como jogadores que quiseram experimentar a função por um dia, receberam orientação, dicas práticas e constataram a importância do treino específico da posição. O objetivo de partilha de conhecimentos e demonstração das suas habilidades terminou com um torneio, certificados de participação para todos os inscritos e alguns atletas ainda puderam levar para casa uma bela recordação, uma camisola oficial autografada dos seus ídolos do FC Vizela. Por estarem em Chaves, os três guarda-redes da equipa principal foram representados pelos Sub-23 Thiago Pereira, Eduardo Esteves e Pedro Lopes.

O treinador de guarda-redes da equipa de Sub-23 e coordenador do Departamento de Treino de Guarda-Redes, José Maria Monteiro, mentor da ideia e responsável pela organização, partilhou a sua satisfação pela forma como decorreu esta iniciativa: “Dando seguimento ao projeto de formação do clube, que visa incentivar a prática desportiva saudável junto dos meninos dentro de uma área muito específica, este trabalho tem-nos engrandecido. Este ano até tivemos de limitar inscrições e não tivemos meninos só de Vizela. No ano passado, disse que a segunda edição só fazia sentido com a existência de uma terceira e este ano digo o mesmo. Estamos muito satisfeitos com a realização deste evento e com o trabalho desenvolvido”, começou por referir.

“O objetivo é fomentar o gosto de ser guarda-redes. Esta iniciativa dá para constatar isso. No primeiro ano praticamente não tivemos inscritos com idades abaixo dos 8 anos. Este ano tivemos cerca de uma dúzia de meninos abaixo dessa idade e, inclusive, meninos de 4 anos, o que significa que começa a haver gosto pela posição cada vez mais cedo. Tivemos também atletas que são jogadores e quiseram experimentar a função”, continuou José Maria Monteiro.

A componente social do evento e a toda a envolvência proporcionada pelos diretores foram fatores que sustentam o sucesso do Dia do Guarda-Redes: “O clube disponibilizou almoço nas instalações e promoveu o convívio entre todos. Além de agradecer aos nossos clubes parceiros, como CCD de Santa Eulália, São Paio, Santo Adrião e AD Lustosa, que disponibilizou um dos seus treinadores de guarda-redes, não posso deixar de agradecer muito à equipa de diretores do clube que nos ajudou. Contava ter dois ou três, mas tive uma dezena que tirou o seu dia de família para nos ajudar e até criaram todas as condições para o almoço e convívio dos miúdos. É algo que só nos engrandece enquanto clube formador”, finalizou com muita satisfação.