Sub-19 complicam contas

Não está fácil a vida para o FC Vizela no Campeonato Nacional de Juniores. A formação vizelense voltou a sair derrotada de Santo Adrião, desta feita diante do Lusitânia de Lourosa FC (1-2), que havia infligido o primeiro desaire aos azuis na prova. Ari ainda empatou o jogo, mas foi insuficiente para contrariar os desequilíbrios defensivos.

Apenas um triunfo nas últimas oito jornadas ajuda a explicar o mau momento vivido pelo FC Vizela na presente edição do Campeonato Nacional de Juniores (Zona Norte) e depressa a zona indesejada da tabela classificativa ficou demasiado próxima da equipa.

A receção ao Lusitânia de Lourosa FC revestia-se de muita importância, na medida em que iriam disputar os três pontos dois conjuntos separados por apenas um. A verdade é que as dificuldades sentidas pelo FC Vizela foram diversas, quer do ponto de vista defensivo, explícito nos lances dos dois golos sofridos, quer do ponto de vista ofensivo, ilustrado no desperdício de algumas situações passíveis de golo.

O arranque do encontro não foi propriamente auspicioso. O Lusitânia de Lourosa FC adiantou-se no jogo logo aos 7’. Gonçalo Bastos levantou uma bola no lado esquerdo do seu ataque e Tomás Gonçalves apareceu sozinho no segundo poste a empurrar o esférico para a baliza.

Pedro Ramos procurou responder com um remate a sair muito perto do travessão, do lado oposto, Gonçalo Bastos tentou surpreender Pedro Dinis de longe, mas seria Ari a relançar o FC Vizela no jogo. O atacante angolano recebeu um passe de Miguel Resende e não se fez rogado em plena área (21’). O FC Vizela dispôs então de duas situações para dar a volta, a primeira delas flagrante: Miguel Resende teve uma perdida incrível à boca da baliza, após bom trabalho de Pedro Ramos (30’); depois foi um defensor lusitanista a tirar a possibilidade de marcar a Gonçalo Malheiro (34’).

Já diz o antigo ditado, “quem não marca, sofre”, pois bem, o Lusitânia de Lourosa FC passou novamente para a frente a dez minutos do intervalo. João Vítor teve tempo e espaço entre os centrais para dominar e bater o desamparado Pedro Dinis, que nada pôde fazer para travar o seu remate no coração da área. Os azuis podiam ter ido para o descanso com a partida empatada, mas Chadai atirou por cima.

No reatamento, o FC Vizela tentou discutir o resultado, porém, enfrentou um adversário muito organizado e com fileiras cerradas. Uma linha de seis defensores, apoiada por três médios, limitou bastante o potencial reativo dos azuis. Ainda assim, na primeira ocasião do segundo tempo, Diogo Martins viu a bola embater no poste (54’). Miguel Constantinescu, dos mais interventivos neste período, também lutou para derrubar a muralha lusitanista, que já só investia no contra-ataque pela certa. Foi desta maneira que Ivo Gabriel, em transição rápida com Laity Roussel, ficou muito perto de sentenciar a partida (67’).

Os vizelenses insistiram: Duarte Gonçalves chegou atrasado ao toque final; Romeu Santos, com um corte providencial, tirou o golo a Miguel Constantinescu; e Gonçalo Malheiro acertou na barra. Os instantes finais do encontro acabaram por ser adversos para o FC Vizela. Pedro Ramos teve de sair lesionado aos 87’, numa altura em que os vizelenses já não podiam fazer mais alterações; José Sampaio viu vermelho direto, deixando a equipa com nove unidades; e, pelo meio, Ari desperdiçou o 2-2.

Segunda derrota consecutiva dentro de portas, a quarta nas últimas cinco rondas, para um FC Vizela que começou por andar nos lugares cimeiros, mas, por agora, debate-se com dificuldades para se afastar da zona perigosa da classificação, atrasando-se relativamente aos rivais diretos na luta pela manutenção.

O conjunto orientado por João Pacheco terá na próxima jornada, a 15ª do campeonato, uma oportunidade interessante para não se deixar alcançar pelo Rio Ave FC (foi vencer a Guimarães). A equipa vizelense viaja ao arquipélago da Madeira para defrontar o “lanterna-vermelha” CS Marítimo, no próximo sábado, dia 02 de Dezembro, às 15h00.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-2 Lusitânia Lourosa FC

Local: Campo Municipal de Santo Adrião (Santo Adrião – Vizela)

Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

Assistentes: David Barbosa e Artur Veiga

FC Vizela: Pedro Dinis; Chadai, Diogo Borralho, José Sampaio (C) e João Silva (Duarte Gonçalves, 71’); Pedro Ramos e Diogo Martins; Miguel Constantinescu, Gonçalo Malheiro (Martim Magalhães, 82’) e Ary; Miguel Resende (João Pinto, 68’).

Suplentes não utilizados: Lucas Fachadas, Diogo Reis, João Vítor, Renato Valente, Xavier Cavaco e Guilherme Santos.

Treinador: João Pacheco

Lusitânia Lourosa FC: João Fontão; Henrique Santos, David Aroso, Tomás Moreira (Gustavo Lopes, 79’), Gonçalo Bastos (António Silva, 79’), Francisco Vieira (C), Rui Oliveira, Tomás Gonçalves (Laity Roussel, 60’), Rodrigo Braga (Leandro Silva, 23’), Romeu Santos e João Vítor (Ivo Gabriel, 60’).

Suplentes não utilizados: Leandro Moreira, Gonçalo Almeida, Leonardo Azevedo, Gustavo Marinho e Miguel Bastos.

Treinador: João Alves

Golos: 0-1 Tomás Gonçalves (7’), 1-1 Ari (21’) e 1-2 João Vítor (35’).

Cartões Amarelos: Tomás Gonçalves (32’), Gonçalo Bastos (80’), Gustavo Lopes (81’) e Rui Oliveira (90’+4’).

Cartão Vermelho: José Sampaio (90’+8’).