Sub-23 de volta às vitórias

O líder da Liga Revelação derrotou, esta tarde, o Leixões SC, em Serzedelo (3-2). Os vizelenses beneficiaram ainda do empate do Famalicão (segundo classificado) e têm agora sete pontos de avanço na liderança. Pelo FC Vizela marcaram Rui Carreira e Abdul, por duas vezes.

A 10ª jornada da Liga Revelação levou o Leixões SC até ao terreno do imbatível FC Vizela, líder isolado da Liga Revelação. Após dois empates consecutivos (na receção ao SCU Torreense e na deslocação a Braga) os vizelenses voltam às vitórias e encontram-se agora a 1 ponto de garantir, matematicamente, o acesso à fase de apuramento de campeão. A passagem pode ser carimbada já na próxima semana, no encontro frente ao Académico de Viseu.

A pressão alta exercida pela turma de Iván Álvarez desde os primeiros minutos deixou bem claro que o objetivo vizelense era unicamente a conquista dos três pontos. Tiago Ventura, com um remate acrobático após um livre à entrada da área, obrigou o guarda-redes adversário a uma boa intervenção (3’). O aviso estava dado e é, novamente de bola parada (pontapé de canto), que os vizelenses voltam a aproveitar-se das debilidades defensivas do Leixões SC. Desta feira, Rui Carreira não perdoou e colocou o FC Vizela na frente do marcador. O defesa central atacou o primeiro poste e de cabeça fez o primeiro da tarde (8’).

A equipa demonstrava confiança e procurava ampliar a vantagem. Rodrigo Ramos consegue recuperar o esférico à entrada da área, mas remata um pouco acima do desejado (17’). Os visitantes apresentavam dificuldades na hora de criar reais chances de perigo e só aos 30′ o Leixões teve a primeira grande oportunidade, mas o atacante atirou ao lado da baliza de Nikola Bursac. A resposta veio no minuto seguinte. Ventura, em velocidade no corredor direito, cruzou e após uma excelente simulação de Diogo Barbosa, surge Abdul, que com um remate indefensável dilatou a vantagem a favor dos caseiros (32’).

Apesar da desvantagem no marcador, o Leixões SC nunca se deixou abalar e quis responder o mais rápido possível. E conseguiu fazê-lo após uma infelicidade de Meireles Injai, que permitiu a Enzo ficar cara a cara com o guardião vizelense. Nikola Bursac consegue ainda levar a melhor num primeiro momento, porém o esférico fica a mercê de Moshood que apenas teve de encostar (36’). O golo veio motivar a formação de Matosinhos, que conseguiu chegar ao golo do empate ao cair do pano da primeira parte, na sequência de uma bola parada bombeada para a área vizelense. Fernando aproveitou um ressalto e restabeleceu a igualdade ao marcador.

No regresso dos balneários, João Sérgio e Prosper Obah saltam do banco. É o ponta-de-lança nigeriano que tem nos pés a primeira grande oportunidade da segunda parte, porém tem a felicidade negada por Fábio Matos que com uma grande defesa manteve a igualdade (57’). Tray tentou ser feliz com um remate cruzado forte, mas Nikola Bursac atento sacudiu o esférico para canto (60’). O FC Vizela crescia no encontro e chegava com facilidade e perigo ao último terço do terreno. À semelhança do segundo golo vizelense, o lance tem início no corredor direito nos pés de Tiago Ventura que soltou Prosper Obah, o atacante com um cruzamento rasteiro encontra na perfeição Abdul, que atira para o fundo da baliza e soma o segundo tento para a conta pessoal (67’). Os minutos que se seguiram foram marcados pelo equilíbrio e por um jogo muito físico com muitos duelos, essencialmente a meio-campo. Moshood, com um remate de média distância, atira por cima (75’). O lance estava controlado e não assustou Bursac, mas o Leixões SC fazia questão de se não dar por vencido e procurava disputar o resultado até ao apito final. Luis Marrugo, à entrada da área, ficou muito perto de se juntar à lista de marcadores, mas o remate passou pouco ao lado do poste esquerdo (79’). Nos últimos instantes, o Leixões procurou com tudo chegar ao empate. Gabriel, um ex-vizelense, atirou à malha lateral (87’) e mesmo no fim, numa bola parada, a bola andou na pequena área, mas ninguém empurrou para golo.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-2 Leixões SC

Local: Campo das Oliveiras (Serzedelo – Guimarães)

Árbitro: Guilherme Amado (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Pedro Martins e Rodrigo Correia

FC Vizela: Nikola Bursac; Ítalo Henrique, Meireles Injai, Rui Carreira e Sylvestre Costa; Tiago Brito (João Sérgio, 46’), Abdul (Miguel Cruz, 85’) e Luis Marrugo (C); Tiago Ventura (Martim Boloto, 89’), Rodrigo Ramos (António Infante, 72’) e Diogo Barbosa (Prosper Obah, 46’).

Suplentes não utilizados: Eduardo Esteves, Thiago Pereira, Miguel Madeira, Guga e Vítor Hugo

Treinador: Iván Álvarez

Leixões SC: Fábio Matos; Hugo Faria (Gabriel, 77’), Charles, Ricardo Teixeira, Figa (Gonçalo Santos (85’), Fernando, Joaquim (Vítor Santos, 72’), Reymão, Moshood, Tray (Rafa Teixeira, 85’) e Enzo (Camará, 46’).

Suplentes não utilizados: Sérgio, Rigor, Geraldes, Sani, Vasco, Tiago Costa e Telinhos.

Treinador: Pedro Neto

Golos: Rui Carreira (8’), Abdul (32), Moshood (32’), Fernando (45’) e Abdul (67’).

Cartões Amarelos: Tiago Brito (29’), Figa (61’), Moshood (62’), Abdul (84’), Fernando (90+4’), Rui Carreira (90+5’) e Gonçalo Santos (90+6’).

Cartões vermelhos: Nada a assinalar