Primeira parte em falso compromete planos

FC Vizela perde (0-2) com o FC Porto na sequência de uma primeira metade pouco conseguida. Ainda assim houve ocasiões para reentrar no jogo, mas faltou eficácia.

Ao contrário do que sucedeu em jogos anteriores contra equipas desta dimensão, o FC Vizela até começou o jogo com o FC Porto empenhado em estar por cima ou, pelo menos, discutir o jogo de igual para igual. A verdade é que os primeiros minutos foram sol de pouca dura e os dragões rapidamente tomaram conta do jogo e acercaram-se da baliza de Buntic. Francisco Conceição foi o primeiro a causar perigo, num excelente remate em arco que saiu ao lado do guarda-redes do Vizela. Poucos minutos depois, Evanilson sofre penálti e Taremi inaugura o marcador aos 22′. Aos 28′, Francisco Conceição dispara ao poste. Os sinais eram evidentes e nem a reação imediata do Vizela ( Nuno Moreira respondeu com um remate ao ferro na sequência de uma série de ressaltos após bola parada aos 32′) mudou o cariz do jogo. Foi sem surpresa, porém, que o FC Porto voltou a marcar, numa excelente jogada e disparo de Eustáquio. Antes, porém, Buntic evitou o 0-2 frente a um Evanilson isolado e Nuno Moreira (outra vez ele…) de cabeça também podia ter marcado.

No segundo tempo restava ao Vizela correr atrás do prejuízo e tentar marcar um golo que relançasse o jogo. Ao FC Porto convinha um ritmo mais baixo, até em função do cansaço acumulado na Champions League. Pablo Villar trocou Busnic por Pedro Ortiz ao intervalo. Apesar de perder músculo, a equipa ganhou saída de bola e ficou ainda mais solta. No minuto 62′, Samu recuperou a bola a David Carmo e, no 1×1 com Diogo Costa, rematou por cima. Foi uma ocasião flagrante que poderia ter mudado o jogo. Não aconteceu e o resto do tempo acabou por ser disputado em ritmo mais baixo, com mais Vizela do que FC Porto, mas sem grandes ocasiões para ninguém. Ficou 2-0, triunfo justo do FC Porto

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-2 FC Porto

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (Vizela)

Árbitro: Manuel Oliveira

Assistentes: Ângelo Correia e Daniel Vicente

4º árbitro: João Pedro Afonso

VAR: André Narciso AVAR: Vasco Marques 

FC Vizela: Bunitc; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson, Matheus Pereira; Busnic (Ortiz, 46’), Samu (Alex Méndez, 73’), Diogo Nascimento (Jardel, 73’); Lacava (Dylan, 81’), Nuno Moreira (Soro, 81’) e Essende

Suplentes não utilizados: Ruberto, Rodrigo Escoval, Hugo Oliveira, Bustamante,

Treinador: Pablo Villar

FC Porto: Diogo Costa; Jorgie, Pepe, David Carmo (Fábio Cardoso, 76’), João Mário; Francisco Conceição (André Franco, 76’), Eustáquio, Varela, Pepê; Taremi e Evanilson (Toni Martinez, 76’)

Suplentes não utilizados: Claúdio Ramos, Danny Namaso, Grujic e João Mendes

Treinador: Sérgio Conceição

Golo: Taremi (21’) e Eustáquio (44’)

Cartões Amarelos: David Carmo (57’), Pedro Ortiz (64’), Matheus Pereira (66’), Francisco Conceição (72’), Taremi (81’), Soro (82’), Gonçalo Borges (90’).

“”Fomos avisados pelo treinador, mas não conseguimos ser fortes no início. Depois melhorámos muito e tivemos ocasiões para entrar na disputa outra vez, mas não fomos eficazes. Cá estaremos para trabalhar e recuperar no próximo jogo”

Nuno Moreira (jogador do FC Vizela)

“Até entrámos bem, mas errámos duas vezes e ficámos a perder. Nestes jogos, um golo muda tudo, mas não fomos felizes”

Pablo Villar (treinador do FC Vizela)